PagPhone: saiba o que é e como funciona esse aparelho da PagSeguro!

PagSeguro

Quer descobrir se o PagPhone é uma boa opção de máquina de cartão para utilizar no seu negócio? Então, veja quais as funcionalidades disponíveis, bandeiras aceitas, taxas cobradas nas operações, vantagens, nota no Reclame Aqui e como comprar o produto.

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 22/05/2024
  • PagSeguro Moderninha Smart

    PagSeguro Moderninha Smart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    0,89% Débito

    0,89% Crédito

    9,90% Parcelado

  • Mercado Pago Point Smart

    Mercado Pago Point Smart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,99% Débito

    3,03% Crédito

    3,60% Parcelado

  • SafraPay Smart

    SafraPay Smart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,69% Débito

    4,18% Crédito

    4,30% Parcelado

  • InfiniteSmart

    InfiniteSmart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,38% Débito

    3,16% Crédito

    5,40% Parcelado

O PagPhone foi um produto do PagSeguro que funcionava como uma solução 2 em 1 para os clientes que buscam praticidade. 

Afinal, esse aparelho era uma maquininha de cartão de crédito e se transformava em um smartphone caso seja necessário. Porém, o PagPhone foi descontinuado pela empresa alguns anos atrás.

Com todas as funções e configurações de um smartphone de entrada, ele ainda reunia as funções de uma máquina de cartão bastante completa. 

Enquanto muitos possam pensar que esse tipo de tecnologia devia ter um custo inacessível, o PagSeguro surpreendeu o mercado com um valor abaixo do que é cobrado até mesmo por aparelhos de celular comuns. 

Quer entender como o aparelho funcionava, quais são de fato as suas vantagens e, claro, se ele vale a pena? Preparamos esse conteúdo justamente para responder a essas dúvidas.

Acompanhe conosco!

O que é o PagPhone?

O PagPhone foi um produto do PagSeguro, uma das maiores empresas do mercado quanto à oferta de soluções de pagamento e maquininhas de cartão de crédito.

No catálogo da empresa há máquinas para públicos diferenciados, com funções mais básicas e preço muito acessível, bem como outros produtos intermediários e mais avançados. 

Nesse contexto, o PagPhone era um produto topo de linha do PagSeguro, com a maior tecnologia empregada em sua construção e funcionamento e, consequentemente, o maior preço. 

À primeira vista, esse produto era um smartphone como os encontrados no mercado e comercializados por diversas marcas. 

Ele possuía um visor Full HD e touchscreen de 5,5”, câmeras frontal de 5MP e traseira dual de 13MP + 2MP, além de leitor de digital na parte de trás. 

O celular vinha com sistema Android 10 e tinha conectividade Wi-Fi, Bluetooth, GPRS e 4G, sendo possível com ele acessar a internet, fazer o download de aplicativos e todas as demais funcionalidades de um smartphone comum. 

No entanto, ao virar o celular, na parte de trás, o consumidor se depara com um visor e teclado touchscreen que eram um terminal para pagamentos por cartão. 

Logo abaixo desse teclado, era possível encontrar a entrada onde deveria ser inserido cartões de chip para realizar pagamentos. 

Além disso, o consumidor podia observar o símbolo de pagamentos por aproximação, que são possíveis graças à tecnologia NFC. 

O PagPhone já vinha com os aplicativos PagVendas e PagBank instalados, que facilitam o acesso à conta digital e transformam o aparelho em um ponto de venda (PDV). 

Veja também a lista das melhores máquinas de cartão para autônomos!

Como funciona o PagPhone?

O PagPhone funcionava de duas formas concomitantemente, como aparelho de celular e máquina de cartão. 

Como celular, seu funcionamento era como qualquer aparelho com sistema Android, com o qual a maior parte do público já está acostumado. 

Já como maquininha de cartão, ele também funcionava de maneira usual, bastava digitar, na parte traseira em que há o teclado e visor da máquina, o valor da venda e o modo de pagamento, inserir o cartão ou aproximar e concluir a venda. 

A conectividade do PagPhone poderia ser Bluetooth, Wi-Fi, GPRS ou 4G, mas ele não vinha acompanhado de chip com pacote de dados, como acontece em outros produtos do PagSeguro.

Apesar disso, o aparelho funcionava muito bem como PDV, quando integrado ao aplicativo PagVendas (Android / iOS) que já era nativo dele. 

Com esse aplicativo, era possível, no mesmo aparelho, não só realizar vendas, como acompanhar as movimentações de sua loja por meio de:

  • Controle de estoque e fiado; 
  • Gestão de produtos e clientes;
  • Relatórios e gráficos de vendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Loja online; 
  • Integração com as redes sociais e muito mais. 

Quais as funcionalidades?

Como já mencionamos, o PagPhone era um produto 2 em 1, ele era tanto um celular quanto uma maquineta de cartão. 

Por isso, com ele era possível fazer uma frente de loja, com integração com o aplicativo PagVendas e oferecer muito mais comodidade aos seus clientes, além de ter uma gestão mais eficaz do seu negócio, o que poderia ser bem interessante para quem está começando no empreendedorismo

Ele possuía uma bateria de longa duração e, por ter conectividade própria, assim como os celulares convencionais, esse produto era uma solução interessante para quem busca por mobilidade. 

Por meio do PagPhone, era possível aceitar pagamentos por cartão de chip, inserindo o plástico no aparelho, ou aproximando do terminal. 

Devido a essa tecnologia de pagamentos por aproximação, também era possível fazer transações com outros celulares e relógios inteligentes conectados a carteiras digitais. 

No aplicativo PagVendas, era possível gerar código QR para que os clientes apontassem seu celular e pagassem por esse meio. 

Também poderiam ser aceitos pagamentos via PIX e todos os valores caíam diretamente na conta do PagBank (Android / iOS).

Embora não tivesse a opção de imprimir comprovantes fiscais, o aparelho enviava os comprovantes por e-mail ou SMS se assim o cliente desejasse. 

Como é também um aparelho celular, era possível conectar as redes sociais ao PDV do PagSeguro e, dessa forma, realizar vendas facilmente pela internet e administrar tudo em um mesmo aparelho.

Ficha técnica completa do PagPhone

Armazenamento64GB expansível com SD
BiometriaLeitor de impressão digital
BluetoothSim
CâmeraTraseira: Dual com 13 Mpixels + 2 Mpixels;
Frontal: 5 Mpixels.
CarregadorCarregador e Cabo USB
Conectividade4G/3G/2G (*), Wi-Fi 802.11 ac, Bluetooth 5.0, NFC
Dimensão (C x L x A)152 x 72.2 x 10.9 mm
GPSSim
Memória RAM4GB
PelículaPelícula de acessibilidade
Peso250g
Sistema operacionalAndroid 10
TecladoTouchscreen
VisorFull HD e Touchscreen
VoltagemBivolt
Wi-FiSim
Ficha técnica PagPhone

Qual é o preço do PagPhone?

Por ser um produto que envolvia mais tecnologia em sua construção, o PagPhone era um pouco mais caro do que é habitualmente cobrado por maquininhas de cartão. 

Ainda assim, seu preço total era muito menor do que a maior parte dos smartphones do mercado, até mesmo os modelos de entrada das diversas marcas mais famosas. 

Porém, como foi dito anteriormente, o PagPhone foi descontinuado, sendo assim, não é possível adquirir novos exemplares dessa maquininha.

Quais são as taxas do PagPhone?

Os aparelhos PagPhone que já foram comprados e ainda estão em circulação praticam as mesmas taxas dos demais produtos do PagSeguro, que estão entre as menores taxas do mercado.

Essas taxas são aquelas cobradas sobre as transações realizadas na maquininha, tanto no crédito, quanto no débito e em outros meios de pagamento. 

Além dessas taxas, o PagSeguro não cobra nenhuma outra tarifa, sendo todos os seus produtos livres de aluguel ou mensalidade. 

Dessa maneira, o cliente só tem despesas com as máquinas, incluindo o PagPhone, se realizar vendas e essas despesas são automaticamente descontadas sobre os valores recebidos. 

No entanto, no caso deste produto, ele não vinha acompanhado de um chip de celular com pacote de dados gratuito, como acontece em outras maquininhas da empresa que também possuem conectividade própria. 

Então, essa seria mais uma despesa do cliente, que tem a necessidade de ir até uma operadora de celular de sua preferência para contratar um plano de internet.

Em relação às taxas sobre as transações realizadas na maquineta, novos clientes do PagSeguro podem usufruir de um período promocional de um ano. 

Nesse período, a taxa das operações no débito, para qualquer cartão, é de 1,99% com o recebimento do dinheiro na hora. 

As outras taxas irão depender do plano que o cliente escolher para receber o dinheiro, que pode ser na hora, em 14 dias ou em 30 dias. 

Quanto menor o período do recebimento, maior serão as taxas cobradas nas operações de crédito. 

Dessa forma, as taxas do PagPhone seriam:

Taxas do Pagphone

Tipo de operaçãoTaxa
Débito2,39% e o dinheiro cai na hora;
Crédito à vista3,19% – saldo em 30 dias;
3,99% – saldo em 14 dias;
4,99% – saldo na hora;
Crédito parcelado3,79% – saldo em 30 dias;
4,59% – saldo em 14 dias;
5,59% mais 2,99% ao mês por parcela – saldo na hora.
Taxas do PagPhone

Descubra quais são as melhores maquininhas de cartão que o dinheiro cai na hora!

Quais as vantagens?

O PagPhone era um produto bem completo, com uma proposta interessante de integrar as funções de um terminal de cartão com as de um smartphone. 

Ele desempenhava bem ambas as funções e um grande diferencial era obtido pelo aplicativo PagVendas do PagSeguro que poderia ser usado no próprio aparelho. 

Com essa funcionalidade, o aparelho se tornou um PDV, oferecendo uma frente de loja muito completa, que facilitava a gestão do negócio e ainda mantinha o benefício da mobilidade. 

Em um tempo de crescimento constante de compras pela internet, poder ter um terminal completo de pagamento integrado às redes sociais em um só aparelho também era uma possibilidade bastante interessante. 

Além disso, ele possuía uma bateria com boa autonomia e um processador bom o bastante para suportar um bom montante de vendas e muito uso durante o dia. 

Outro aplicativo nativo do aparelho era o PagBank, que é onde o cliente recebe os valores de suas vendas. 

Isso também torna mais simples acessar a conta e realizar transferências, pagamentos e outras tarefas no mesmo lugar. 

Quais bandeiras o PagPhone aceita?

Ademais, o PagPhone aceitava uma grande variedade de bandeiras de cartão no crédito e no débito, além de oferecer a possibilidade de aceitar vouchers para alguns clientes que preenchiam os requisitos para isso. 

No débito e no crédito, as bandeiras aceitas eram:

Os vouchers aceitos eram:

  • Alelo;
  • Sodexo;
  • Ticket;
  • VR;
  • Ben Alimentação.

Como comprar?

O PagPhone foi descontinuado, logo a PagSeguro não fabrica mais unidades desse aparelho e não é possível adquirir um exemplar novo dessa maquininha.

Porém, vendedores que ainda tiverem um maquineta dessas em seus estabelecimentos poderão continuar a usá-las normalmente.

O PagPhone é bom e confiável? 

O PagPhone era um produto novo, com uma proposta interessante de integrar as funções de um celular e uma maquininha de cartão em um só aparelho. 

Por ser ainda recente no mercado, foi preciso mais tempo para se chegar a um veredicto sobre o sucesso dessa tentativa, que no fim foi tirada de circulação das lojas.

No entanto, o PagSeguro é uma empresa confiável, com boa reputação no mercado e uma das líderes de vendas de maquininhas de cartão. 

Nesse sentido, vale dizer que o PagSeguro é bem avaliado Reclame Aqui, plataforma que avalia o atendimento das mais diversas empresas, atualmente com nota superior a 8, que é considerada ótima.

De todo modo, temos que ressaltar que outras empresas já possuem produtos com propostas semelhantes a do PagPhone, o que torna interessante a realização de uma pesquisa antes de fechar a compra. 

Extra: confira outras maquininhas semelhantes ao PagPhone!

Apesar do PagPhone não estar mais em circulação no mercado, ainda é possível adquirir maquininhas semelhantes de outras empresas ou até mesmo da PagSeguro.

Porém, não idênticas, afinal maquinetas que também possam ser apenas um smartphone não caíram no gosto do público e as empresas não levaram essa ideia para a frente.

Sendo assim, confira a seguir alguns exemplares de maquininhas inteligentes que podem substituir o PagPhone:

1. Moderninha Smart 2

A Moderninha Smart 2 é uma das soluções mais completas oferecidas pelo PagSeguro. Esse aparelho possui sistema Android integrado, câmera fotográfica para a leitura de código de barras e consegue se conectar com wi-fi de alta velocidade.

Desse modo, essa maquininha é bem semelhante ao PagPhone, inclusive também já vem com os aplicativos PagVendas e PagBank instalados de fábrica para facilitar a gestão de vendas dos estabelecimentos comerciais que utilizam esse aparelho.

2. Point Smart

A Point Smart é mais um dos aparelhos dentro do segmento de maquininhas inteligentes e é um produto do Mercado Pago. Semelhantemente à Moderninha, a Point Smart também possui câmeras integradas e também possui bobina para impressão de comprovantes.

Porém, essa maquininha tem um ponto negativo, pois sai de fábrica com o sistema Android inativo, sendo possível acessar somente o aplicativo do Mercado Pago nela.

3. SafraPay Smart

A SafraPay Smart é a maquininha inteligente do Banco Safra e oferece boas soluções para seus clientes, como sistema Android e impressão de comprovantes, por exemplo.

Além disso, suas taxas também são atrativas, podendo serem negociadas de acordo com o perfil do empreendedor e do negócio.

4. InfiniteSmart

Por sua vez, a InfiniteSmart é o único modelo de maquininha da InifinitePay, mas carrega consigo soluções eficientes e inteligentes, além de possuir taxas atrativas.

Ainda, essa maquininha também possui sistema android, realiza impressão de comprovante e tem as principais funções de um aparelho desse tipo, como pagamentos por aproximação e QR Code.

Para finalizar, confira mais alguns dos nossos sobre maquininhas:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quem fabrica o PagPhone?

    O PagPhone foi uma maquininha de cartão e smartphone 2 em 1 fabricado pelo PagSeguro.

  2. Como funciona o PagPhone?

    O PagPhone funcionava como qualquer outra maquininha de cartão, mas também poderia ser utilizado como smartphone para acessar as redes sociais.

  3. Qual a marca do PagPhone?

    A marca do PagPhone é PagSeguro, a fabricante da maquininha.

  4. Qual o valor do PagPhone?

    O PagPhone foi descontinuado e tirado de circulação, sendo assim não é possível comprar novas unidades dessa maquininha.

Conteúdos Relacionados