Como empreender do zero: confira dicas e um passo a passo!

Negócios

Saiba o que precisa para iniciar sua empresa, confira um passo a passo sobre como empreender do zero, descubra se o Brasil é um bom mercado para empreendedores e veja ideias de negócios para empreender em 2023!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 22/05/2024

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio no Brasil, e podem procurar como empreender do zero. E essa é uma dúvida comum, especialmente para iniciantes no segmento empresarial, que podem ter dificuldades em conhecer todas as etapas e burocracias relacionadas a abrir um empreendimento.

Nesse caso, para não enfrentar maiores obstáculos com os órgãos de regulação e poder exercer suas atividades da melhor maneira possível, é fundamental saber quais os primeiros passos para ter um negócio formal e devidamente registrado.

Pensando nisso, separamos um conteúdo especial para te ensinar como empreender do zero. Confira o que é preciso para abrir uma empresa e algumas dicas para investir em uma nova carreira.

Como empreender do zero: o que eu preciso para começar?

Para quem busca saber como empreender do zero, existem alguns fatores essenciais para avaliar e considerar antes de seguir com as etapas burocráticas.

Antes de mais nada, é fundamental ter um planejamento adequado. Ele irá firmar uma base concreta para a sua empresa, além de ajudar na preparação para administrar um novo negócio, mesmo sem experiência corporativa.

Outra recomendação para aqueles que já começaram ou estão começando a empreender é estar certo de que deseja seguir por esse caminho.

Embora o sonho do próprio negócio seja algo que milhares de pessoas compartilham, nem todas se adaptam à rotina necessária para desenvolver um empreendimento.

Ter convicção sobre sua escolha é o primeiro passo para aprender como empreender do zero, o que também se aplica para o nicho escolhido.

Definir bem com o que vai trabalhar é fundamental para evitar desmotivações ou desistências no meio do caminho, que podem gerar prejuízos pessoais e baixa satisfação.

Sendo assim, busque avaliar nichos com os quais você se identifica, para que o investimento não seja um fardo e você possa aproveitar a experiência.

Qual o seu objetivo?

Ainda, é essencial ter objetivos bem definidos antes de começar. Ou seja, o que você busca com um novo empreendimento.

Muitas pessoas optam por esse segmento para complementar sua renda, ou para iniciar uma nova carreira. 

Ter uma visão clara sobre suas metas como empreendedor é um dos primeiros passos para se certificar de que seguirá corretamente todas as etapas, e terá motivação suficiente para prosseguir com seu negócio até que ele se tornem bem-sucedido.

Seus objetivos serão uma das bases para o planejamento futuro, como prazos e uso de capital para investimento. Por isso, busque tê-los bem definidos antes de qualquer outra etapa.

De modo geral, avaliar seu perfil e o que você busca como empreendedor é um passo essencial para começar a investir, pois permite ter um entendimento maior sobre o mercado pretendido e as estratégias para alcançá-lo.

Isso é necessário para ter maior certeza sobre os próximos passos, mantendo a dedicação para fazer com que a empresa cresça no futuro, mesmo diante de obstáculos e dificuldades.

Artigo recomendado: Como começar um negócio com 100 reais? Veja 15 ideias para se inspirar!

Dicas e passo a passo de como empreender do zero

Depois de conferir o que é preciso para aprender como empreender do zero, é hora de conferir o passo a passo para iniciar uma empresa mesmo sem experiência. 

Confira as principais etapas abaixo:

1. Tenha uma oportunidade de negócio

Embora muitas pessoas se interessem em como empreender do zero, nem sempre é possível dar início a uma empresa com a ideia originalmente avaliada.

Isso, porque é necessário ter uma oportunidade de negócio, para que o empreendimento possa ter mais chances de ser bem-sucedido.

Esse conceito determina que uma oportunidade surge da demanda do público e da falta de concorrência nesse nicho.

Caso um empreendedor se interesse por uma ideia de negócio, mas ela já esteja superfaturada, por exemplo, as probabilidades de não obter o faturamento necessário aumentam.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar um negócio que pode ser melhor sucedido no mercado, e partir deste ponto.

Por exemplo, um bairro localizado em uma região mais quente e que não possui sorveteria pode ser uma oportunidade interessante. Isso, porque não existem outras empresas que atendam à demanda, e o público-alvo pode estar buscando essa solução.

Por outro lado, se torna mais difícil construir um restaurante em uma zona comercial que já possui mais quatro estabelecimentos alimentícios na mesma quadra. A menos que seja um segmento de nicho mais aprofundado, as chances de sucesso são menores, por conta da concorrência.

Avaliar esse cenário e entender quais são as suas oportunidades de negócio é o primeiro passo de como empreender do zero.

2. Faça um plano de negócios

Antes de qualquer investimento, pode ser interessante montar um plano de negócios completo, especialmente para quem deseja aprender como empreender do zero.

Isso é necessário para avaliar todos os aspectos da nova empresa, inclusive detalhes que irão pautar o seu funcionamento.

É importante ter um guia sólido para realizar cada etapa de crescimento, além de conhecer melhor as limitações do negócio acerca de finanças e administração, por exemplo.

Além disso, um plano de negócios eficiente também auxilia na tomada de decisão do gestor quanto a assuntos pertinentes para a continuidade da operação.

Detalhes sobre os produtos e o fluxo de trabalho fazem parte desse planejamento, de modo a solidificar, ainda mais, as estruturas da empresa.

Por esse motivo, ele deve ser elaborado antes de qualquer outra etapa, para que seja possível ter uma visão panorâmica do cenário.

Isso é relevante para qualquer projeto de empreendimento, mas principalmente para quem busca como empreender do zero, pois a construção da empresa dependerá de um bom plano inicial.

Assim, buscar maneiras e ferramentas de construir esse documento antes de seguir com a ideia é uma das principais recomendações para ter mais chances de sucesso.

Leia também: Qual a melhor maquininha de cartão em 2022? Confira nosso ranking!

3. Levante o capital necessário

Para pessoas que buscam como empreender do zero, nem sempre existe algum suporte financeiro prévio que possa auxiliar no desenvolvimento do plano de negócios.

Algumas companhias que abrem filiais ou empresários que investem em novas ideias possuem patrimônio para dar mais segurança e credibilidade para seu planejamento.

No entanto, empreendedores iniciantes ou sem experiência não terão alternativas como financiamentos ou crédito empresarial nesse primeiro momento.

Por conta disso, é recomendável levantar o capital necessário antes de começar com uma nova empresa.

Ter todos os recursos para iniciar sua produção não apenas garante que não existirá nenhuma lacuna de gestão financeira, como também traz mais segurança e estabilidade para a empresa.

É indicado que o capital de giro acumulado seja o equivalente a seis meses de previsões. Ou seja, o empreendedor deve reunir um capital suficiente para manter a empresa por um semestre, mesmo sem ter lucros.

Esse montante pode parecer elevado, mas é uma forma de garantir as operações e evitar problemas financeiros no primeiro ano de atividade.

Para descobrir qual o capital necessário para iniciar seu negócio, é essencial traçar um plano completo, que indica as projeções de gastos nos primeiros meses.

A partir disso, o restante do planejamento será mais simples, e contará com todos os recursos para ser financiado.

4. Busque capacitação

Gerenciar uma empresa e aprender como empreender do zero pode ser desafiador para pessoas que nunca atuarem com isso antes. 

Por esse motivo, um dos primeiros passos antes de começar é buscar a capacitação adequada para o seu nicho.

Inicialmente, a principal recomendação é buscar cursos de liderança e gestão, que ajudam a preparar o responsável para administrar corretamente um empreendimento.

Além disso, fazer alguns cursos financeiros de capacitação também pode ser interessante, especialmente para preparar o administrador para as adversidades contábeis relacionadas à empresa.

Ainda, recomenda-se uma especialização na área de operação. Por exemplo, pessoas que desejam montar um restaurante podem buscar cursos sobre o segmento alimentício.

Dessa forma, é possível se preparar de maneira mais concreta e confiante para iniciar um empreendimento.

5. Formalize sua empresa

Por fim, para aprender como empreender do zero, é essencial formalizar a sua empresa de forma correta.

Isso inclui registrar a pessoa jurídica e obter um CNPJ válido, além de enquadrar o empreendimento na sua devida natureza jurídica.

Muitos profissionais optam por se formalizar como microempreendedores individuais (MEI), sendo uma categoria mais simples e com menos burocracia para administrar.

No entanto, pessoas que desejam ter uma empresa maior devem realizar todos os trâmites adequados quanto ao regime escolhido, para não ter problemas com a Receita Federal.

Além disso, somente com a formalização será possível dar continuidade aos planos de negócio, adquirindo todos os recursos e equipamentos que permitam a comercialização dos seus problemas, e, eventualmente, o crescimento da empresa.

Confira: O que é razão social MEI? Veja se é possível alterá-la!

O Brasil é um bom mercado para empreendedores?

Atualmente, o Brasil está entre os 10 países que mais oferecem oportunidades de empreendedorismo. 

A classificação foi feita pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em 2021.

O País está em sétimo lugar, e o número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3 anos também cresceu.

São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que possui algum negócio. O percentual representa uma alta de 1,2% em relação a 2020. 

O Brasil divide o ranking com países como Coreia do Sul, Grécia e Polônia.

Dessa forma, o Brasil compõe um mercado crescente para quem deseja aprender como empreender do zero.

Além disso, também apresenta cenários atrativos para quem busca novas oportunidades de vida, e não apenas para trabalhar e obter lucro.

De acordo com o Governo Federal, mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no primeiro quadrimestre de 2022. O total de empresas ativas supera 19 milhões.

Isso indica um mercado aquecido e com movimentação positiva, que atrai novos empreendedores em busca de começar a atuar nesses segmentos.

Extra: ideias de negócios para empreender no Brasil em 2024

Para quem quer aprender como empreender do zero e está em busca de ideias, é possível se inspirar em alguns nichos populares no Brasil.

Veja as principais recomendações e porque elas são interessantes para novos gestores:

Franquias

As franquias são um modelo de negócio que permite ao empreendedor utilizar uma marca e seus produtos para revenda, sem precisar criar uma ideia do zero.

Diversas empresas famosas, como o McDonald’s, funcionam por esse formato, e permitem que novos administradores criem lojas baseadas em sua credibilidade e know-how.

Essa ideia é atrativa porque permite que novos empreendedores iniciem sua jornada sem precisar de uma grande oportunidade. 

Embora seja uma alternativa que demanda maior investimento inicial, pode ser interessante para quem quer começar e ter recursos disponíveis, mas sem um plano formado.

Loja virtual e dropshipping

Enquanto isso, as lojas virtuais e o dropshipping também são formatos atrativos para quem quer aprender como empreender do zero na internet.

Com essa opção, não é necessário ter um empreendimento físico consolidado, o que economiza recursos. 

Além disso, grande parte do público já está na internet, o que faz com que o comércio eletrônico seja uma alternativa ainda mais interessante.

Ademais, possibilidades como dropshipping também podem ajudar quem está começando, pois demanda apenas as vendas, sem sequer precisar dos produtos físicos. As parceiras enviam os itens adquiridos de maneira independente, e os valores são divididos.

Para quem busca praticidade na hora de montar uma empresa na internet, essa opção pode valer a pena.

Venda de doces, bolos e salgados

Uma ideia que pode ajudar novos empreendedores é realizar a venda de doces, bolos e salgados.

O segmento alimentício é um dos mais movimentados no Brasil, e conquista milhões de clientes com os mais variados nichos.

Dessa forma, pode ser uma alternativa de negócio para quem possui experiência na confecção de receitas, ou conta com produtos diferentes para o público.

Assim, se você já atua nessa área, pode considerar a formalização, seguindo as etapas para construir uma empresa de verdade, já possuindo os produtos e as habilidades necessários.

Brechó: desapego de roupas e calçados

Ainda, uma alternativa para quem quer aprender como empreender do zero, mas não tem ideias, é optar pelo brechó.

Esse formato de desapego permite que o responsável venda produtos com preços mais acessíveis, o que ajuda a captar clientes.

Além disso, também é simples de começar, podendo ser feito com mercadorias próprias, como roupas e calçados, ou doações de outras pessoas.

A modalidade é popular entre pessoas que apoiam a moda sustentável, e os preços mais baixos fazem com que seja um nicho movimentado.

Como empreender do zero: conclusão

Aprender como empreender do zero é possível, ainda que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como começar e o que fazer para ter uma empresa bem-sucedida.

Embora existam diversas etapas necessárias, o Brasil é um país com diversos incentivos para novos gestores, especialmente por conta da redução de burocracia e alternativas financeiras.

Dessa forma, quem possui o sonho de ter o próprio negócio pode se planejar e iniciar uma carreira com chances consideráveis de sucesso.

No entanto, é preciso ter em mente que se trata de uma área competitiva, e é importante ter alguns fatores bem claros, como a motivação e os objetivos do negócio.

Além disso, não deixe de seguir o passo a passo para providenciar tudo que é preciso para sua nova empresa, desde o plano de negócio, até o capital e a formalização jurídica.

Existem diversas ideias disponíveis para quem quer um empreendimento, mas não encontrou uma oportunidade de negócio ainda.

Assim, é possível saber como empreender do zero, mesmo sem experiência, desde que exista comprometimento e a busca pela capacitação adequada.

Com isso, seu negócio terá mais chances de ser bem-sucedido, e você poderá alcançar suas metas conforme planejado.

E aí, o que achou do nosso texto? Lembre-se de deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos entender a qualidade do conteúdo publicado. Para finalizar, que tal conhecer alguns dos outros artigos que já produzimos aqui no iMaquininhas? Veja a lista que preparamos para você!

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Como empreender do zero e ter sucesso?

    Para saber como empreender do zero e ter sucesso é fundamental se planejar corretamente, encontrar uma oportunidade de negócio pouco explorada e ter capital suficiente para operar com tranquilidade. A busca pela capacitação também pode ajudar.

  2. Qual é o primeiro passo para empreender?

    O primeiro passo para começar a empreender é entender quais são os seus objetivos, e o que você procura com uma empresa. Além disso, é fundamental ter uma ideia criativa, e se identificar com o nicho buscado.

  3. O que vender para começar a empreender?

    Para quem quer aprender como empreender do zero e procura ideias, vale a pena considerar o segmento alimentício, que está sempre movimentado. As franquias e lojas virtuais também são interessantes, pela praticidade e possibilidade de vender sem precisar criar um produto.

Conteúdos Relacionados