Bandeira Mastercard: descubra como funciona, benefícios de cada categoria e se vale a pena!

Artigos

Conheça os principais benefícios de cada uma das categorias da bandeira Mastercard: Standard, Gold, Platinum e Black. Veja também como participar do programa Mastercard Surpreenda, alguns bons cartões da bandeira e se ela vale a pena!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 21/05/2024

Entre as bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas do Brasil e do mundo, está a bandeira Mastercard. Com diferenciais exclusivos, aceitação na maioria dos estabelecimentos e um programa de pontos vantajoso, a Mastercard está entre as preferidas dos clientes.

Ela é uma empresa tradicional, atuante no mercado desde 1947. Ao todo, são mais de 35 milhões de estabelecimentos que aceitam Mastercard. E apenas o fato de estar presente em vários países, já pode ajudar a demonstrar como esta é uma das bandeiras de cartão que valem a pena para pessoas que desejam um produto financeiro que tenha relevância no mercado.

No entanto, as características que tornam a bandeira Mastercard uma escolha inteligente para o seu cartão são ainda mais significativas. Por isso, é interessante conhecê-las, para poder optar pelo serviço quando tiver a oportunidade em sua instituição financeira.

Neste conteúdo, você encontrará as principais informações sobre a bandeira da Mastercard e os seus diferenciais. Confira e veja se atende aos seus interesses!

Como funciona a bandeira Mastercard?

A bandeira Mastercard possui um funcionamento padrão, em relação à característica das bandeiras, de modo geral. Ela realiza a intermediação entre o estabelecimento credenciado e a administradora do cartão, visando garantir que as transações sejam seguras e vantajosas para ambos.

Ainda sobre essa relação entre as partes, um dos motivos que levam a Mastercard a ser uma bandeira com tamanha relevância no mercado, é a proximidade que ela mantém tanto com os clientes, quanto com os estabelecimentos.

Para os lojistas, a abrangência do serviço faz com que valha a pena a aceitação. Já para os clientes, os benefícios oferecidos, como o programa de pontos Mastercard Surpreenda, por exemplo, torna a adesão mais interessante.

Aproveite para conferir: Bandeira Visa: veja como funciona, benefícios de cada categoria e muito mais!

Quais tipos de cartões com bandeira Mastercard existem?

É possível contratar cartões de diversos segmentos com a bandeira Mastercard. Porém, apesar de a empresa disponibilizar produtos de débito e pré-pago, os cartões de crédito são o seu diferencial.

Contudo, na proposta de um produto financeiro que opere no crédito, a Mastercard desenvolveu um sistema de variações, que acabam por determinar a operacionalidade do cartão.

Cada uma dessas variações garante características especiais ao produto, que podem ser mais ou menos significativas, divididas em quatro modelos, como veremos abaixo:

Standard

A versão Standard é o modelo de entrada da bandeira Mastercard. Isso significa que ela possui menos funcionalidades e, também, vantagens relacionadas ao seu uso.

Entretanto, por ser mais simples, ela também gera um custo menor de associação, que se reflete em uma anuidade mais baixa. Inclusive, ela pode até ser gratuita, diante de algumas condições especiais.

Em comparação às outras versões de bandeira Mastercard, a Standard é a que oferece menos vantagens.

Porém, ainda assim, ela tem alguns dos benefícios garantidos pela bandeira, como a possibilidade de participar do programa de pontos, por exemplo.

Gold

A segunda versão de bandeira Mastercard é a Gold. Ela apresenta mais funcionalidades do que o modelo Standard, mas ainda pode ser considerada uma alternativa simples de serviço.

A versão Gold possui pequenos detalhes que a diferenciam da Standard, como alguns seguros especiais.

Por isso, ela ainda é considerada um modelo de entrada, voltada para clientes que possuem um perfil de consumo mais moderado.

Os modelos Gold possuem cobranças associadas ao seu uso. No entanto, tal qual o Standard, esse custo pode ser zerado diante de alguns critérios específicos.

Platinum

A próxima versão de cartão com bandeira Mastercard, é a Platinum. Essa já apresenta muito mais funcionalidades do que as opções anteriores.

Entretanto, o Mastercard Platinum é especialmente indicado para clientes que desejam vantagens relacionadas a viagens.

Isso, porque o seu uso garante acesso a salas VIP e acúmulo de milhas, dois benefícios especiais para quem viaja muito.

A versão Platinum do cartão Mastercard também conta com as funcionalidades já previstas nos cartões Standard e Gold.

Black

Por fim, a última versão e mais completa de cartões com bandeira Mastercard, é a Black. Ela é emitida para clientes com perfil de consumo mais alto e com maiores rendimentos.

Tanto que para ter acesso a um Mastercard Black é preciso comprovar uma renda maior do que as das versões anteriormente citadas.

Os cartões Black contam com todas as vantagens oferecidas nos cartões Standard, Gold e Platinum.

Porém, todos esses benefícios também geram um custo maior de associação, com a cobrança de uma anuidade mais significativa.

Leia também: Como começar um negócio com 100 reais? Veja 15 ideias para se inspirar!

Benefícios da bandeira Mastercard e desvantagens

Ainda considerando as variações da bandeira Mastercard, que tornam os cartões de crédito associados especiais para determinados perfis de consumo, nós podemos agregar vantagens e desvantagens a cada um deles.

Esses detalhes acabam interferindo diretamente na experiência de uso do produto financeiro. Por isso, é interessante conhecer os pontos fortes e fracos de cada tipo de cartão Mastercard, para verificar qual deles melhor se adequa aos seus interesses como cliente.

Confira!

Vantagens Mastercard Standard

Mesmo sendo a versão mais simples dos cartões com bandeira Mastercard, o Standard ainda oferece alguns benefícios bastante significativos.

São eles:

  • 10% de desconto na compra de passagens e aquisição de serviços da Decolar;
  • Gratuidade no uso do app BTFIT, que conta com programas de treinos, assessoria de personal trainer online, aulas ao vivo e treinamentos onde e quando quiser;
  • Mastercard Global Service;
  • Mastercard Surpreenda;
  • Ofertas especiais e pontuais desenvolvidas pela bandeira Mastercard.

Contudo, é importante destacar que, entre os seus pontos fracos, está a impossibilidade de poder acessar serviços especiais, como as salas VIP de aeroportos, por exemplo.

Além disso, também não há descontos significativos e nem garantia de cashback, a não ser em ofertas especiais desenvolvidas pela bandeira.

Mastercard Gold

A versão Gold, além de todos os benefícios que já são relacionados ao modelo Standard, ainda possuem outras vantagens que são muito interessantes. 

Já em relação às desvantagens, a própria simplicidade do cartão pode ser vista como o seu maior ponto fraco.

Afinal, a versão Gold oferece praticamente os mesmos diferenciais que a versão Standard, porém pode ser mais difícil de ser acessada, indo desde a comprovação de renda, até o perfil de consumo.

Inclusive, elas estão mais direcionadas à segurança do usuário e podem ser descritas da seguinte forma:

Seguro Proteção de Preço

Garante a devolução de valores, caso o cliente tenha adquirido um item com um preço maior do que o encontrado dentro de um prazo pré-determinado.

Seguro Compra Protegida

Assegura proteção contra danos e extravio, roubo ou furto, da loja até o remetente.

Garantia Estendida Original

Basicamente, é uma extensão da garantia proposta pelo fabricante original.

Benefícios Mastercard Platinum

Como dito, os maiores pontos fortes do Mastercard Platinum estão relacionados aos serviços de viagens.

Entre eles, podemos citar:

  • Assistência Global de Emergências;
  • Mastercard Travel Rewards;
  • Priceless Cities;
  • Mastercard Airport Concierge;
  • Seguro médico em viagens;
  • MasterSeguro de Automóveis;
  • Isenção de rolha;
  • Surpreenda Restaurantes.

Entretanto, se formos considerar os pontos fracos desse serviço, é interessante citar que a maioria das vantagens do Platinum é voltada para clientes que realizam viagens com frequência. Por isso, ele pode não ser tão interessante para quem não possui esse perfil.

Benefícios Mastercard Black

Por fim, os titulares da versão Black são aqueles que podem contar com os maiores benefícios da bandeira Mastercard.

Entre elas, estão relacionadas as vantagens em:

  • Acesso a sala VIP Guarulhos;
  • Mastercard Concierge;
  • Compra Protegida;
  • Proteção contra roubo;
  • Mastercard Airport Experiences;
  • Inconveniências de viagens;
  • Proteção de bagagem.

Contudo, na maioria dos casos, para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário ter um alto perfil de consumo e comprovar a renda para obter o Black.

Nesse sentido, a acessibilidade condicionada pode ser vista como o seu principal ponto fraco.

Alguns bons cartões com a bandeira Mastercard

Por ser uma empresa tão atuante no mercado e que oferece um serviço tão diversificado, as principais instituições financeiras do país emitem cartões de crédito com bandeira Mastercard.

Inclusive, alguns deles possuem benefícios diretamente associados ao seu uso, que vão desde pontuações no Mastercard Supreenda, garantia de cashback e, também, acúmulo de milhas aéreas.

Veja só quais são os cartões com bandeira Mastercard que oferecem os melhores serviços e vantagens:

Inter Mastercard Black

O Inter Mastercard Black é o cartão de crédito emitido pela instituição Inter e que conta com a versão Black.

Os seus principais benefícios são a anuidade gratuita e o cashback que pode chegar a 1% nas compras.

Entretanto, ele possui critérios de solicitação bastante específicos e que são determinantes. Confira quais são:

  • Assinar o plano anual do Duo Gourmet;
  • Participar de uma comunidade de investimentos no Inter com R$ 2 milhões investidos;
  • Ter cada uma das últimas 4 faturas do seu cartão Inter acima de R$ 7 mil;
  • Ter um contrato de Crédito Consignado com o Banco Inter a partir de R$ 100 mil;
  • Ter uma carteira de investimentos no Banco Inter a partir de R$ 250 mil;
  • Ter um contrato de Financiamento Imobiliário com o Banco Inter.

Confira o artigo: Maquininha do Banco Inter vale a pena? Veja os modelos, taxas e preços!

LATAM Pass Itaú Mastercard Platinum

Outra opção de cartão com bandeira Mastercard que é muito interessante é o LATAM Pass Itaú.

Esse é emitido com bandeira Platinum e conta com vantagens relacionadas a viagens. Sua anuidade é gratuita, caso a fatura ultrapasse R$ 4 mil e ele ainda garante de 2 a 4 pontos Surpreenda por dólar gasto.

Porém, para solicitá-lo é necessário comprovar uma renda mínima de R$ 7  mil.

Cartão BTG Pactual

O banco BTG Pactual também oferece a oportunidade de solicitar um cartão de crédito com bandeira Mastercard. Atualmente, ele conta com anuidade grátis, mas exige uma renda mínima de R$ 4 mil mensais.

Em relação aos benefícios associados, o cartão BTG Pactual Opção Básica gera 1 ponto a cada dólar gasto, acumulado no programa Mastercard Surpreenda.

Cartão BMG Digital Mastercard

Por fim, a última opção de cartão com bandeira Mastercard que indicamos que você conheça é o BMG Digital. Esse, além de ter anuidade gratuita, não exige uma renda mínima de solicitação, o que o torna acessível para mais clientes.

Entretanto, ele não garante pontos Surpreenda na utilização. Seu benefício é o de cashback, outro recurso que vem sendo muito apreciado pelos brasileiros, como destaca o portal G1.

O cashback do BMG Digital é de 0,3% nas compras no débito e 0,8% nas compras no crédito. Além disso, ele também oferece benefícios especiais do banco BMG, que vale a pena conhecer.

Programa Mastercard Surpreenda

Um dos maiores diferenciais que um cartão com bandeira Mastercard oferece, é a oportunidade de participar do programa Mastercard Surpreenda.

Esse é o programa de pontos especial da empresa, que garante descontos e ofertas exclusivas para os associados.

Porém, a sua principal característica é o acúmulo de pontos. A cada compra realizada com o seu Mastercard, os clientes recebem 1 ponto.

Eles, posteriormente, podem se tornar:

  • Descontos em compras em estabelecimentos parceiros;
  • Promoções no formato “Pague 1, Leve 2”;
  • Vouchers para adquirir produtos com desconto.

Como participar do Programa Mastercard Surpreenda?

Para participar do programa de pontos Mastercard Surpreenda, é essencial ter um cartão de crédito com a bandeira.

Além disso, é necessário se cadastrar na plataforma especial do programa. O passo a passo é realizado da seguinte maneira:

  • Acesse o site do programa Mastercard Surpreenda;
  • No menu superior, clique em “Quero me cadastrar”;
  • Preencha o cadastro com todas as informações solicitadas;
  • Crie o seu login e senha;
  • Cadastre o seu cartão de crédito Mastercard e comece a participar do programa de pontos.

Cartão com bandeira Mastercard vale a pena?

Ter um cartão com bandeira Mastercard pode valer muito a pena, independentemente de qual seja a versão emitida.

Afinal, em todas elas há a abrangência garantida do serviço, com a aceitação em milhões de estabelecimentos no mundo todo.

Além disso, a bandeira Mastercard ainda garante a oportunidade de participar do programa de pontos Surpreenda, que gera benefícios diretos aos clientes, como os descontos e aquisições especiais.

Como solicitar um cartão de bandeira Mastercard?

Para solicitar um cartão com bandeira Mastercard, é necessário que você procure um banco ofereça essa oportunidade. Isso, porque não são todas as instituições financeiras com essa possibilidade.

Outras, no entanto, oferecem a opção de escolha entre bandeiras. Neste caso, normalmente a Mastercard está entre as listadas. Nesse caso, basta definir a preferência por ela.

Ainda, é importante destacarmos que cada versão de cartão e banco emissor podem garantir algumas características especiais ao produto financeiro.

Por isso, se espera por vantagens específicas de algum banco, como os oferecidos pelo Itaú, por exemplo, é importante solicitar o cartão Mastercard diretamente nessa instituição.

Bandeira Mastercard Telefone

Se você já é cliente de um cartão Mastercard ou está interessado em obtê-lo, conheça os canais de atendimento da empresa:

  • SAC: 0800 047 4465.

Nesse telefone, você pode tirar todas as dúvidas e conferir qual instituição mais próxima de você oferece um cartão com bandeira Mastercard.

Em caso de perda ou roubo do cartão, o meio de contato é outro. Veja:

  • Brasil: 0800 891 3294;
  • Internacional: 001 636 722 7111.

E aí, o que achou do nosso texto? Lembre-se de deixar seu comentário, ele é muito importante para que possamos entender a qualidade do conteúdo publicado. Para finalizar, que tal conhecer alguns dos outros artigos que já produzimos aqui no iMaquininhas? Veja a lista que preparamos para você!

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual é a bandeira do cartão Mastercard?

    Mastercard é uma das bandeiras de cartões de crédito, débito e pré-pago. Por isso, quando dizemos que um cartão é Mastercard, isso se refere à bandeira na qual ele foi emitido.

  2. Qual a diferença da bandeira Mastercard para Visa?

    Tanto a bandeira Mastercard quanto a bandeira Visa oferecem diversos benefícios para os associados. Entretanto, elas apresentam diferenças principalmente nos programas de pontos. Enquanto a Mastercard possui o Surpreenda, a Visa possui o Vai de Visa.

  3. Onde aceita a bandeira Mastercard?

    A bandeira Mastercard é a mais aceita em todo o mundo, com mais de 35 milhões de estabelecimentos credenciados.

Conteúdos Relacionados