O que são bandeiras de cartão de crédito? Veja as 6 principais marcas de cartão no Brasil!

Significado

Veja qual a diferença entre bandeira de cartão e operadora. Conheça as principais bandeiras de cartão no Brasil: Visa, Mastercad, Elo, Hipercard e American Express. Por fim, entenda o que considerar na hora de definir qual a melhor bandeira para você!

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 21/05/2024
Principais bandeiras de cartão tradicionalPrincipais bandeiras de vale-refeição e alimentação
VisaSodexo
MastercardAlelo
EloTicket
American ExpressVR
Hipercard
Diners Club
Principais bandeiras de cartão

As bandeiras de cartão são elementos fundamentais para permitir que esse meio de pagamento funcione, mas muitas pessoas podem não conhecer a sua importância.

Os cartões são um dos produtos financeiros mais utilizados pelos consumidores na atualidade, e o seu uso cresce a cada ano. Segundo um levantamento feito pela Serasa, 70% dos titulares de cartão possuem mais de três plásticos ativos. Ao todo, foram gastos R$478,5 bilhões nessa modalidade apenas em 2021.

No entanto, nenhum desses pagamentos teriam sido possíveis sem alguns componentes intermediários, como as bandeiras de cartão, que possibilitam a conexão entre vendedores, maquininhas, administradoras e bancos.

Além disso, cada empresa apresenta seus próprios benefícios, que podem oferecer uma experiência mais completa para o cliente.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre como essas operadoras funcionam e qual a importância do seu serviço para o funcionamento dos cartões de crédito.

O que são as bandeiras de cartão? Entenda qual a função das marcas de cartão de crédito!

As bandeiras de cartão ou marcas de cartão de crédito e débito são empresas que mediam as transações desse meio de pagamento entre o titular, o vendedor responsável e a operadora de crédito emissora do serviço.

De forma simples, essas empresas respondem a operações de crédito ou débito avaliando se todos os requisitos podem ser cumpridos para finalizar a compra, além de verificar:

  • regulamento dos cartões;
  • número de parcelas selecionadas;
  • repasse do saldo para o responsável.

Além disso, as bandeiras de cartão também intermediam outras formas de checkout, como vendas online ou por QR Code.

Em resumo, todo serviço de crédito é emitido em parceria com uma bandeira, mesmo cartões virtuais, e todo pagamento relacionado a esse recurso também é mediado por essas empresas.

Como funcionam as bandeiras de cartão: saiba qual a diferença entre uma bandeira e a operadora de cartões!

Embora o pagamento com recursos de crédito seja simples para o usuário, existe uma série de operações que ocorrem antes da compra ser finalizada, e envolve bandeiras de cartão e operadoras.

Por conta disso, é comum que algumas pessoas confundam ambas as atividades. No entanto, embora estejam relacionadas, elas não representam a mesma instituição.

Em um primeiro momento, as operadoras de cartão são responsáveis por determinar as características do crédito, como taxas, anuidade e outras funções. Nesse caso, são os bancos e instituições financeiras que liberaram o crédito.

Enquanto isso, as bandeiras de cartão têm a função de realizar a leitura e aceitação do cartão por meio das maquininhas ou terminais de pagamento utilizados.

Dessa forma, ambas operam juntas, mas possuem funções distintas no processo de pagamento com cartão de crédito.

Quando a transação é solicitada, a adquirente, empresa que opera a maquininha de cartão, aciona a bandeira e oferece as informações de venda.

Em seguida, a bandeira checa se existe limite no saldo do cliente, que é oferecido e gerenciado pela operadora do cartão. Quando a instituição retorna esse dado, a bandeira autoriza a transação e a adquirente finaliza.

Assim, ambas estão relacionadas, mas operam de maneira diferente, com papéis distintos na compra.

Leia também: Máquina de passar cartão: veja as melhores opções!

6 principais bandeiras de cartão disponíveis no Brasil

Apesar de existirem diversas empresas atuantes no mercado, algumas bandeiras de cartão se destacam no Brasil. Confira as principais e suas características:

1. Mastercard

A bandeira Mastercard é a mais aceita no mundo, com abrangência em mais de 210 países e mais de 700 milhões de cartões emitidos.

Foi criada em 1947, nos Estados Unidos, e começou sua expansão em 1968, por meio de uma parceria no México.

Atualmente, se destaca pelo seu pacote de benefícios para o cliente, como o programa de recompensas Mastercard Surpreenda, que oferece 1 ponto a cada compra no débito, crédito ou pré-pago.

Além disso, também disponibiliza quatro categorias para diferentes públicos:

  • Standard;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Black.

Inicialmente, a maioria dos cartões de crédito convencionais possuem parceria Mastercard Standard, por ser acessível e ter um bom custo-benefício.

No entanto, conforme as ofertas de cada instituição financeira, é possível melhorar o serviço com outras categorias mais elevadas.

Na modalidade Platinum, os titulares recebem vantagens para viajar, com assistente pessoal e seguros médicos internacionais.

Por fim, a modalidade Black é mais exclusiva, sendo oferecida pela administradora do cartão somente para clientes mais qualificados.

Contudo, inúmeros países aceitam todas as categorias, tornando a Mastercard a bandeira mais popular do mercado.

2. Visa

Enquanto isso, a Visa também se consolidou entre as principais bandeiras de cartão de crédito, fundada em 1958. 

É aceita em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, presente em mais de 200 países, com mais de 1 bilhão de cartões emitidos.

Seu programa de recompensas Vai de Visa também destaca a operadora, especialmente por seus benefícios de viagens.

Assim como a Mastercard, também conta com quatro categorias disponíveis para os titulares:

  • Classic;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Infinite.

Todas contam com vantagens como atendimento 24 horas, Visa Checkout e substituição emergencial do cartão.

Contudo, as modalidades superiores apresentam seguros mais aprimorados, e a Platinum e a Infinite oferecem serviços como assistente pessoal e salas VIPs em aeroportos de todo o mundo.

Apesar de não serem categorias acessíveis para todos os públicos, existe a possibilidade de melhorar o cartão de crédito até alcançar uma posição mais interessante para o consumidor.

Além disso, por conta da sua parceria com inúmeros estabelecimentos, possui descontos e ofertas especiais em diversos setores.

3. Elo

A bandeira Elo é mais recente no mercado, fundada em 2011, mas já está presente em mais de 185 países e aproximadamente 35 milhões de estabelecimentos.

Seus benefícios se concentram em vantagens para viajar e no Programa Elo Flex, que permite ao titular escolher as vantagens do cartão de crédito conforme suas preferências e objetivos.

Possui quatro variantes com funcionalidades distintas, que aumentam o número de benefícios liberados:

  • Elo Básico Internacional: a bandeira mais básica, conta com promoções em parceiros e descontos de compras;
  • Elo Mais: adiciona 5 benefícios Elo Flex, mais de 18 opções para personalizar o cartão, de bônus para celular até seguros para suas compras, além de promoções;
  • Elo Grafite: conta com 5 benefícios Elo Flex, mais de 22 opções para personalizar o cartão, incluindo serviços para pets e parcerias com streamings;
  • Elo Nanquim: permite até 8 benefícios Elo Flex, mais de 24 opções para personalizar o produto e descontos especiais.

Apesar das limitações, apresenta pacotes interessantes de vantagens personalizáveis, o que a tornou mais popular no mercado.

4. Hipercard

A Hipercard é uma administradora de cartões de crédito brasileira com bandeira própria, fundada em 1969 em Recife. Atualmente, seu controle pertence ao Itaú Unibanco.

Nesse caso, a marca oferecia ambos os serviços em suas transações, realizando a conexão por parte da bandeira e da operadora.

No entanto, sua emissão foi descontinuada em 2019, mantendo a utilização de clientes antigos e substituindo, gradualmente, as bandeiras pela Mastercard, que assumiu a operação.

Dessa forma, continuou permitindo compras dentro e fora do país, além de unir seus benefícios à outra bandeira.

5. American Express

Enquanto isso, a bandeira do cartão de crédito American Express, conhecida como Amex, é uma operadora internacional, mas que se popularizou também no Brasil, especialmente entre clientes de alta renda.

Seu programa de pontos e recompensas oferece vantagens exclusivas, além de trocar a pontuação por saldos, produtos e descontos variados.

A American Express possui três categorias, que variam conforme o perfil e a oferta das administradoras, sendo:

  • Green Card;
  • Gold Card;
  • Platinum Card.

No dia a dia, ambas possuem limite de crédito flexível, ofertas exclusivas em parceiros e seguros para o dia a dia.

Entretanto, clientes Gold e Platinum podem contar com seguros mais aprimorados, serviços de aluguel e atendimento personalizado em hotéis luxuosos.

6. Diners Club

Por fim, uma das bandeiras de cartão mais populares no Brasil é a Diners Club, também internacional. 

Surgindo em 1950 como uma companhia de crédito nos Estados Unidos, a marca ganhou o mercado com benefícios voltados para viagens e parcerias em estabelecimentos parceiros.

Contudo, foi assumida pelo Itaú Unibanco em 2018, que descontinuou seus serviços, substituindo os cartões pela bandeira Visa, unindo seus pacotes de serviços para clientes antigos.

Principais bandeiras de vale-refeição e alimentção

Além das marcas de bandeira de cartão de crédito tradicionais também existem as bandeiras de vouchers, mais conhecidas como vale-refeição e vale-alimentação. Ainda, esse tipo de bandeira normalmente é um benefício concedido ao funcionário pelo seu empregador.

Confira a seguir uma lista com as principais bandeiras de vale-refeição e alimentação:

  1. Sodexo;
  2. Alelo;
  3. Ticket;
  4. VR;
  5. Vale Card.

Outras bandeiras de cartão disponíveis no mercado

Além dessas principais empresas listadas, existem muitas outras bandeiras de cartão disponíveis no mercado e cada uma delas possui um diferencial. Por isso, confira a seguir uma lista com o restante das bandeiras de cartão de crédito disponíveis no Brasil.

  1. Banescard;
  2. Hiper;
  3. Cabal;
  4. Verocheque;
  5. JCB;
  6. Aura;
  7. Goodcard;
  8. Discover;
  9. Credz;
  10. Greencard;
  11. Mais!;
  12. Soro Cred;
  13. Policard;
  14. Rede Compras;
  15. Maxxvan;
  16. Cred System;
  17. Up;
  18. Avancard;
  19. Banpará;
  20. Big Card;
  21. Biq;
  22. Bnbclube Card;
  23. Brasil Card;
  24. ConvCard;
  25. Convênios;
  26. Cooper;
  27. Credialimentação;
  28. Credifarma;
  29. Credpar;
  30. Diamante;
  31. Credsis;
  32. Face Card;
  33. Fort Brasil;
  34. Fortcard;
  35. Goiás Card;
  36. Gold Platinum;
  37. Card Ideal;
  38. Le Card;
  39. Libercard;
  40. Flet;
  41. Maxxcard;
  42. Nuticard;
  43. Onecard;
  44. Personal Card;
  45. Planvale;
  46. Ponto Certo;
  47. Rom Card;
  48. Senff;
  49. Sin Card;
  50. Soma;
  51. Sind Plus Card;
  52. Lopes;
  53. System Farma;
  54. Trio;
  55. Uscred;
  56. Vale Mais;
  57. Vale Shop;
  58. Vegas;
  59. VS Card.

Qual a melhor bandeira de cartão?

Muitos consumidores podem questionar qual a melhor alternativa entre as bandeiras de cartão disponíveis no mercado.

Em um primeiro momento, a opção mais vantajosa é aquela que possui maior aceitação e combina com o perfil do titular.

Uma vez que cada bandeira possui funcionalidades distintas, os benefícios podem ser mais ou menos atrativos para determinados públicos.

Nesse caso, para definir qual a melhor escolha, é importante que o consumidor defina seus objetivos ao obter um cartão de crédito, e, com isso, procure escolher a bandeira que combina com essa demanda.

Entretanto, de forma geral, as principais bandeiras de cartão do mercado possuem vantagens semelhantes, como programas de recompensas, acúmulo de pontos e descontos especiais em estabelecimentos parceiros.

Dessa forma, é possível escolher entre as opções mais famosas, como Mastercard e Visa, que oferecem uma cobertura maior e mais possibilidades de compras.

Enquanto isso, bandeiras como Elo e American Express, podem ser interessantes para perfis com finalidades mais específicas.

Seja como for, também vale a pena considerar critérios práticos antes de definir a melhor bandeira de cartão, como anuidade e serviços adicionais disponíveis.

Qual a diferença entre uma bandeira de vale refeição ou voucher e uma bandeira tradicional?

De forma geral, a diferença entre bandeira de vale-refeição e bandeira tradicional é a sua aceitação nas maquininhas.

Enquanto as bandeiras convencionais são automaticamente habilitadas para esses terminais, as operadoras que realizam transações com vouchers e saldos de alimentação precisam ser autorizadas de forma manual.

Isso, porque as maquininhas precisam realizar parcerias específicas com cada empresa, de acordo com as operadoras que forem interessantes para o seu negócio ou para a região de atuação.

Por esse motivo, existe a necessidade de realizar essa integração manualmente, somente com as bandeiras desejadas.

Enquanto isso, as bandeiras de cartão convencionais já podem ser lidas pela maioria dos terminais sem essa necessidade.

Outros serviços de pagamento, conhecidos como vale-refeição e vouchers, são costumeiramente oferecidos pelas empresas para os seus funcionários. Entretanto, seu saldo não pode ser utilizado de maneira tradicional, uma vez que são depositados para fins específicos.

Dessa forma, surgiu a necessidade de criar bandeiras de cartão voltadas para os vales-refeição, com habilitação que precisa ser certificada, a fim de seguir as diretrizes legais de pagamento que envolvem os vouchers.

Por outro lado, de maneira geral, o funcionamento dessas duas modalidades é semelhante. Ambas devem receber os dados da maquininha e entrar em contato com a administradora do cartão para verificar o saldo e outras autorizações.

Leia também: Qual máquina de cartão que aceita vale-refeição e alimentação?

Como saber a bandeira do meu cartão de crédito?

Descobrir a bandeira de um cartão de crédito é uma tarefa relativamente fácil, principalmente após ter lido este conteúdo e ter aprendido a diferença entre as bandeiras e as operadoras de cartão.

As operadoras geralmente dão nome aos cartões e são responsáveis pelo design, sendo facilmente identificado apenas no primeiro olhar.

Já a bandeira de um cartão é identificada por uma pequena logo da empresa que normalmente fica localizada no parte da frente e no canto inferior direito do plástico de um cartão. Logo, para saber a bandeira do seu cartão de crédito basta atentar-se a esse detalhe.

Vale a pena escolher uma marca de bandeira de cartão de crédito específica?

Mesmo depois de conhecer mais sobre bandeiras de cartão, muitos consumidores podem ter dúvidas se vale a pena se atentar para essa característica ao emitir seu recurso de crédito.

Isso, porque a maioria das instituições realiza a contratação automática, e os titulares não se atentam para qual operadora acompanha seu serviço.

No entanto, realizar essa avaliação pode ser interessante para quem busca pacotes de benefícios específicos, voltados para determinado setor ou serviço, como fazer viagens internacionais.

Além disso, clientes de outras categorias também podem se interessar pela bandeira oferecida, especialmente executivas e de alto nível.

Geralmente, as instituições permitem que o titular escolha o recurso de sua preferência, com base nos seus interesses Black ou Infinite.

Contudo, para consumidores “comuns”, que buscam apenas um cartão de crédito para utilizar no dia a dia, a avaliação da bandeira é interessante somente se a instituição oferecer essa alternativa.

Se o banco permite escolher entre mais de uma operadora, vale a pena conferir quais os benefícios que se destacam em cada uma. Entretanto, para serviços mais simples, desde que a bandeira tenha ampla aceitação nacional, já pode atender as necessidades do titular.

Extra: qual a máquina de cartão que aceita todas as bandeiras?

Após aprender o que são as marcas de cartão de crédito e como elas funcionam, pode ser interessante conhecer qual a máquina de cartão que aceita todas as bandeiras ou o maior número possível delas, principalmente se você for um empresário.

Aceitar uma grande variedade de bandeiras de cartão, pode ser benéfico para um estabelecimento comercial, pois aumenta a variedade de clientes que poderão ser atendidos, principalmente se algum deles possuí um cartão de uma bandeira local ou menos conhecida.

Sendo assim, as maquininhas de cartão que aceitam mais bandeiras são os aparelhos da Cielo e da Rede, os quais passam desde cartões mais conhecidos, como Visa e Mastercard, até vouchers e vales não tão famosos.

Por último, que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ou dúvidas sobre o assunto, adoramos ouvir sua opinião e ajudar a solucionar suas dúvidas!

Antes de ir embora, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Confira alguns outros textos que já publicamos aqui no iMaquininhas:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quais são as bandeiras de cartão de crédito?

    Existem mais de 80 bandeiras de cartão de crédito no mercado, porém algumas das principais bandeiras são: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express, Diners Club, Sodexo, Hiper, Alelo, Ticket, VR e Banescard.

  2. Quantas bandeiras de cartão existe?

    Atualmente existem mais de 80 bandeiras de cartão e marcas de cartão de crédito disponíveis no mercado brasileiro.

  3. Quais bandeiras de cartão mais usadas?

    Visa, Mastercard e American Express são as bandeiras de cartão de crédito mais usadas no mundo, representando mais da metade das transações realizadas por meio de cartões.

  4. Qual a diferença entre as bandeiras de cartão?

    As diferenças entre as bandeiras de cartão estão nos estabelecimentos que elas são aceitas, nas taxas e nos programas de benefícios oferecidos por cada bandeira.

  5. Qual a diferença entre uma bandeira de cartão e a operadora do cartão?

    As bandeiras de cartão são responsáveis por autorizar transações financeiras de crédito e débito. Já as operadoras de cartão são responsáveis por controlar o limite e o saldo do cliente que possui um cartão emitido por elas.

  6. Qual a função da bandeira do cartão de crédito?

    A função da bandeira do cartão de crédito é autorizar os pagamentos. Desse modo, na hora de realizar uma venda, as bandeiras verificam com a operadora do cartão se o comprador possui saldo e se não possui nenhum outro impedimento para finalizar a compra. Caso, tudo estiver correto, a bandeira autoriza a transação.

  7. O que são marcas de cartão de crédito?

    Marcas de cartão de crédito é um termo ambíguo, pois pode se referir tanto às bandeiras de cartão, como Visa e Mastercard, quanto às operadoras de cartão, que normalmente são os bancos ou outras instituições financeiras. Ainda, as bandeiras de cartão são responsáveis por autorizar os pagamentos, já as operadoras de cartão são responsáveis por controlar o limite e o saldo do cliente que possui um cartão emitido por elas.

Conteúdos Relacionados