Como gerar QR Code PIX para receber pagamentos na maquininha de cartão? Aprenda!

PIX

Descubra como gerar um QR Code PIX para receber pagamentos online através da sua máquina de cartão Cielo, PagSeguro, Stone, Rede, SuperGet, SumUp e Mercado Pago. Veja também como funciona o pagamento, se é seguro e as principais vantagens de receber por meio de PIX.

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 21/05/2024

A possibilidade de gerar QR Code PIX é uma das recentes novidades implementadas nas máquinas de cartão que estão conquistando o mercado.

Essa nova forma de pagamento desenvolvida pelo Banco Central inicialmente permitiu que pessoas físicas transfiram dinheiro entre si sem nenhuma taxa. No entanto, com a facilidade do recurso, sua funcionalidade foi ampliada para pessoas jurídicas também. 

Com isso, empreendedores e profissionais passaram a receber suas vendas diretamente por esse método, inclusive utilizando suas maquininhas, por meio de uma prática simples, moderna e segura.

No entanto, alguns vendedores podem não conhecer essa alternativa, ou não saber como ativá-la no seu aparelho.

Pensando nisso, desenvolvemos um guia especial para te ajudar a gerar QR Code PIX no seu equipamento de cartão de crédito, para aproveitar as vantagens e praticidades que essa opção oferece.

Como gerar um QR Code do PIX na maquininha de cartão?

Para gerar QR Code PIX na sua maquininha de cartão de crédito, é necessário se atentar
ao passo a passo que a operadora responsável disponibiliza. Isso, porque cada marca possui suas próprias etapas de leitura e confirmação da operação.

No entanto, existem algumas exigências padrão que devem ser cumpridas por qualquer vendedor, independentemente do seu aparelho.

Por exemplo, é fundamental que a sua maquininha esteja habilitada para recebimentos nessa categoria, além de cadastrar uma chave válida para as vendas.

Ademais, o cliente deverá realizar a leitura via smartphone, se certificando de que exista conexão com a internet e que o aplicativo do banco ou carteira digital a ser utilizado esteja ativo.

Após confirmar esses requisitos, o vendedor poderá conferir as etapas de ativação que cada operadora apresenta.

Veja o passo a passo para gerar QR Code PIX nos principais aparelhos:

Cielo

A Cielo é uma das marcas mais tradicionais do mercado, mas também atualizou seus aparelhos para permitir os recebimentos por meio das maquininhas.

Para isso, o vendedor deverá seguir algumas etapas simples:

  1. Selecione o ícone “Pague com QR Code”;
  2. Escolha a opção de pagamento, sendo crédito, débito ou voucher;
  3. Digite o valor da venda e aperte o botão verde para gerar o QR Code;
  4. Peça que seu cliente faça a leitura com o smartphone.

No entanto, a empresa disponibiliza um catálogo variado, com aparelhos mais ou menos aprimorados.

Dessa forma, a ordem das etapas pode variar conforme o modelo utilizado pelo empreendedor. Nesse caso, é recomendável verificar as etapas mais detalhadas informadas pela empresa.

Moderninha PagSeguro

Atualmente, o PagSeguro é um dos líderes deste segmento, com uma variedade considerável de aparelhos disponíveis.

No entanto, o procedimento para gerar QR Code PIX é semelhante em todos os modelos que aceitam esse recurso. Basta seguir o passo a passo:

  1. Digite o valor da venda;
  2. Selecione Pix como forma de pagamento;
  3. Apresente o QR Code gerado para que o cliente escaneie.

Caso o equipamento já esteja atualizado, será possível selecionar a opção diretamente no menu.

Enquanto isso, algumas maquininhas do PagSeguro também disponibilizam a alternativa de gerar o QR Code para leitura, sem, necessariamente, estar ligado ao PIX. 

Com isso, o cliente poderá selecionar a carteira digital ou aplicativo de sua preferência, e realizar o envio do saldo por transferência, se existir a possibilidade.

Stone

A maquininha Stone também permite gerar QR Code PIX para os pagamentos, mas essa função só está habilitada para os modelos S920, Q92, V240M, D210N e A8 (Android) no momento.

Assim, caso o vendedor possua um dos aparelhos configurados, poderá realizar as etapas para receber suas vendas por transferência. Confira os passos:

  1. No menu da máquina de cartão, selecione a opção Pagamento;
  2. Informe o valor do pagamento e, em seguida, clique em Pagar;
  3. Selecione a opção QR Code;
  4. Escolha Pix nas opções de pagamento.

Por fim, basta aguardar a finalização da operação por parte do cliente. 

No entanto, é importante reforçar que é necessário cadastrar uma chave PIX autorizada antes de iniciar os recebimentos. Na Stone, já é possível fazer esse procedimento diretamente pela maquininha S920, ou no aplicativo, de forma convencional.

Rede

O passo a passo para gerar QR Code PIX nas maquininhas Rede difere em alguns quesitos, uma vez que o processo só pode ser realizado nos modelos convencionais, sem abranger a categoria Pop até o momento.

Além disso, vendedores que recebem por outro bancos ainda não possuem essa alternativa habilitada. 

O Banco Itaú, administrador da marca, está trabalhando para desenvolver essa opção em todas as contas. Contudo, apenas empreendedores correntistas podem selecionar o PIX como recebimento.

Depois de confirmar se você pode gerar QR Code PIX na sua maquininha, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Atualize o sistema do aparelho para ativar a opção;
  2. Digite o valor da compra;
  3. Selecione a alternativa “Gerar QR Code”;
  4. Escolha a forma de pagamento PIX;
  5. Aguarde a leitura.

O procedimento é semelhante em todas as máquinas autorizadas.

Maquininhas Santander: GetNet e SuperGet

Para usuários GetNet e SuperGet, também é possível gerar QR Code PIX para receber o valor das compras por transferência.

Embora sejam modelos diferentes, ambos são administrados pelo Banco Santander, de modo que o procedimento é o mesmo. Veja as etapas:

  1. Inicie a máquina de cartão;
  2. Digite o valor da venda e aperte “Continuar”
  3. Selecione a forma de pagamento PIX no menu;
  4. Quando aparecer o QR Code do Pix, peça para o cliente realizar a leitura na tela;
  5. Aguarde a confirmação.

O comprovante poderá ser impresso ou enviado por SMS, dependendo do modelo utilizado pelo empreendedor.

SumUp

Enquanto isso, a opção de PIX está disponível nas máquinas SumUp Super, SumUp On e SumUp Total, que atualizaram seu sistema para incluir a alternativa.

Nesse caso, vendedores que desejarem atuar com essa opção podem seguir as etapas de ativação:

  1. Digite o valor da venda e pressione a tecla confirmar;
  2. Na tela seguinte, escolha Pix como forma de pagamento;
  3. Agora, peça para seu cliente escanear o QR Code.

O tutorial é simples e rápido em todas as maquininhas. No entanto, a SumUp reforça que a funcionalidade é uma novidade e está em fase de testes.

Por esse motivo, não está disponível para todos os clientes vendedores. Dessa forma, caso o empreendedor não localize a opção em seu menu, deverá esperar a atualização.

Na página de ajuda da empresa, também é possível entrar em contato com o suporte e verificar se existe previsão para a habilitação na sua conta.

Mercado Pago

Por fim, o Mercado Pago também é uma das empresas líderes no segmento de terminais de pagamento, e atualizou seu sistema para gerar QR Code PIX nas vendas.

Contudo, essa função está autorizada somente para as maquininhas Point no momento, incluindo os modelos Point Pro e Point Smart.

Para vendedores que operam com um desses aparelhos, é possível seguir o passo a passo:

  1. Digite o valor da compra e aperte a tecla verde;
  2. Selecione a opção 3 “Código QR Pix” tocando na tela ou navegando pelas setas da maquininha;
  3. Aperte a tecla verde novamente para seguir;
  4. Peça para o seu cliente escanear o código QR com qualquer aplicativo de banco ou carteira digital.

No entanto, um ponto de atenção é que os vendedores também devem utilizar a conta digital Mercado Pago para esses recebimentos.

Dessa forma, é necessário realizar um cadastro e cadastrar uma chave PIX na conta selecionada, podendo ser a mesma registrada para as demais vendas convencionais.

Além disso, a empresa exige que a chave não seja aleatória, devendo incluir o CNPJ, telefone ou e-mail.

Confira se a maquininha do Mercado Pago é uma boa opção para você!

Como funciona o pagamento depois de gerar o QR Code PIX?

Embora as formas de gerar QR Code PIX sejam diferentes em cada maquininha, o funcionamento da operação é semelhante.

Nos aparelhos, a transferência ocorre por meio da leitura do código gerado pelo aplicativo selecionado no smartphone do cliente.

Ambos devem ter chaves ativas cadastradas para que seja possível realizar a integração entre as contas.

Além disso, o processo de registro da venda também é normal, permitindo que o empreendedor insira o valor normalmente no visor e selecione a opção desejada.

É possível que o menu das atualizações mude conforme a maquininha, mas a maioria dos aparelhos indica a opção “PIX” ou “QR Code para PIX”.

Ainda, o código para a compra é único, e é automaticamente cancelado caso o cliente não realize a leitura dentro do tempo estimado.

Entretanto, não existem taxas para gerar QR Code PIX na máquina de cartão, sendo possível emitir quantas vezes forem necessárias.

Cada operadora apresenta suas próprias tarifas de transação conforme sua política comercial, mas, de modo geral, os valores são reduzidos, em comparação às transações de crédito e débito com cartão.

Isso ocorre porque o valor é descontado diretamente do saldo do cliente, sem riscos de inadimplência ou cessão de crédito.

Após finalizar a venda, o valor estará disponível dentro do período de recebimento escolhido pelo vendedor.

É seguro receber por PIX na maquininha?

Sim, é seguro gerar QR Code PIX para receber as vendas na máquina de cartão, uma vez que o sistema foi criado pelo Banco Central, que também administra os protocolos de segurança e monitora as transações realizadas pelas operadoras.

Além disso, o procedimento também passa por várias camadas de segurança, com criptografia avançada e autenticações que confirmam a identidade de quem está transferindo o dinheiro.

Uma vez que a operação deve ser feita em conjunto com o smartphone do cliente, no seu aplicativo, as garantias são ainda maiores, pois todas as etapas ocorrem simultaneamente durante a venda, com menores chances de fraudes ou roubo de dados.

Dessa forma, é possível confirmar a segurança da operação para ambas as partes.

Ainda, de maneira prática, o recebimento do saldo e saque do valor ocorrem de maneira convencional, junto dos valores de outras vendas no crédito e débito, sem procedimentos à parte.

Assim, o empreendedor pode ter a tranquilidade de que o PIX estará disponível para ele junto das demais compras, inclusive na mesma conta, o que facilita a retirada no futuro.

Quais são as principais vantagens de gerar um QR Code PIX e receber por meio dele?

Por fim, existem diversas vantagens que acompanham a possibilidade de gerar QR Code PIX, como praticidade, rapidez e segurança.

Essa operação é instantânea, e o saldo é enviado automaticamente para a conta do vendedor, que também utiliza uma chave PIX certificada.

Ademais, existe a comodidade, para as duas partes, de não precisar usar cartões físicos ou senhas para finalizar a operação.

Uma vez que o cliente autoriza a transferência em seu aplicativo, o valor já é encaminhado para o empreendedor, sem mediações ou conferências que acabam tornando o recebimento mais lento.

Ainda, as taxas praticadas dentro dessa modalidade também são relativamente menores, por conta dos menores riscos de inadimplência e desconto automático do saldo de quem está enviando o total.

Enquanto isso, vale lembrar que as maquininhas e operadoras também disponibilizam a possibilidade de gerar códigos QR estáticos, e anexá-los nos balcões, para que o cliente pague com mais praticidade.

Essa solução é moderna e simples, sendo uma novidade interessante para os empreendedores. Por ser compatível com diversos aplicativos e carteiras digitais, também se apresenta como uma opção vantajosa para os clientes.

Logo, vale a pena considerar gerar QR Code PIX, e aprender o passo a passo na sua maquininha, se preparando para atender aos consumidores que optarem por essa inovação no momento do pagamento.

Para finalizar, que tal aprender mais sobre alguns termos relacionados a maquininhas de cartão? Veja alguns conteúdos que já publicamos relacionados a esse tema:

Conteúdos Relacionados