Maquininha Caixa: veja as taxas e se a Azulzinha é boa!

Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras do Brasil, e oferece a maquininha de cartão Azulzinha, ferramenta ideal para auxiliar lojistas a alavancar as vendas.

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 22/05/2024
ModelosMaquininha Caixa Azulzinha PRO
Azulzinha Pro
Maquininha Caixa Azulzinha TEF
Azulzinha TEF
Link para solicitarSolicite sua propostaSolicite sua proposta
Taxas e custosOcorre cobrança de aluguel e as taxas são negociadas caso a casoOcorre cobrança de aluguel e as taxas são negociadas caso a caso
Vantagens– Maquininha sem fio
– Pagamento NFC (aproximação)
– Conexão com Wi-Fi e 3G
– Bateria com longa duração
– Aceita mais de 40 bandeiras de cartões
– Pagamento NFC (aproximação)
– Conexão tipo USB e Serial
– Transferência eletrônica de fundos (TEF)
– Realiza grande volume de transações
– Aceita mais de 40 bandeiras de cartões
DesvantagensÉ preciso fazer uma proposta para saber as taxas e valoresÉ preciso fazer uma proposta para saber as taxas e valores
Informações da Maquininha Caixa

A maquininha Caixa é uma opção interessante para empreendedores que buscam uma alternativa de pagamento para o seu negócio, especialmente para atender a várias bandeiras.

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições financeiras do Brasil, e oferece a maquininha de cartão Azulzinha, ferramenta ideal para auxiliar lojistas a alavancar as vendas.

Com funcionalidades exclusivas e praticidade na contratação, é um equipamento que pode interessar os empreendedores.

Além disso, também acompanha a confiança e credibilidade de um dos maiores bancos brasileiros.

Por outro lado, diversas informações não estão disponíveis para o público, como valores e taxas. Isso pode tornar a avaliação do produto mais difícil, principalmente sem encontrar os pontos que destacam a opção dos concorrentes

Nesse caso, é importante conhecer mais sobre a maquininha Caixa e conferir suas principais características. Veja esses e outros detalhes no conteúdo especial que preparamos sobre o assunto!

Maquininha Caixa: saiba mais sobre esse aparelho!

A maquininha Caixa é um serviço que a Caixa Econômica Federal oferece com objetivo de proporcionar mais comodidade para ao empreendedor e ampliar as suas formas de venda.

O equipamento foi criado pela Fiserv Inc, uma das maiores empresas do mundo no segmento de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros, em parceria com a Caixa Cartões Holding S.A.

Ambas as instituições pretendem fortalecer a estratégias nos negócios de empresas no segmento do varejo com dois modelos de maquininha. Veja mais detalhes sobre cada um deles:

Azulzinha Pro

A Azulzinha Pro é uma maquininha de cartão que possui espaço para bobina, e, por isso, permite a impressão de recibo, sendo ideal para qualquer volume de vendas.

Além disso, as principais vantagens da Azulzinha Pro são:

  • Pagamento com tecnologia NFC (aproximação);
  • Conexão Wi-fi e 3G;
  • Aceita mais de 40 bandeiras;
  • Possui tela com teclado físico;
  • É sem fio;
  • Possui chip 3G integrado;
  • Possui bateria com longa duração.

Com características que facilitam as transações dos comerciantes, a maquininha Caixa pode ser uma solução para acrescentar novas formas de pagamento em um estabelecimento.

Azulzinha TEF

Enquanto isso, a Azulzinha TEF é uma ferramenta mais robusta, sendo ideal para empreendimentos com maior volume em vendas com cartão.

A Maquininha Caixa Azulzinha TEF oferece mais facilidades para negócios como lojas de departamentos, postos de combustíveis e supermercados, por exemplo. Ainda, traz pontos como:

  • Aceita mais de 40 bandeiras e vouchers;
  • Possui conciliação automática das vendas;
  • Possibilita rapidez no atendimento ao cliente;
  • Oferece fácil instalação;
  • Tem conexão USB e Serial;
  • Possui transferência eletrônica de fundos (TEF).

Principais funcionalidades das maquininhas azulzinhas

Após conferir as características de cada modelo de maquininha Caixa, confira a seguir as suas principais funcionalidades:

Tecnologia NFC

A tecnologia Near Field Communication (NFC) possibilita a troca das informações entre dispositivos sem a demanda de cabos ou fios wireless. Para isso, basta somente a aproximação física do cartão na maquininha Caixa.

Essa forma de pagamento é até dez vezes mais rápida do que as mais tradicionais, e, além, da aproximação, também permite a transferência por meio de carteiras digitais como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

Vendas online

Para modernizar as transações dos negócios, a Azulzinha da Caixa oferece a funcionalidade de vendas online.

A instituição possibilita soluções digitais seguras e ágeis, sem especificamente precisar de um e-commerce. Isso significa que clientes poderão utilizar um link de pagamento para finalizar uma compra.

Contudo, caso um estabelecimento comercial tenha um site ou aplicativo, a Caixa também disponibiliza opções para comércios online com funções de alto desempenho, como maior volume na aprovação das vendas, tendo segurança em pagamentos recorrentes.

Aplicativo

O aplicativo da Caixa vinculado a Azulzinha oferece um canal online com soluções para obter informações do estabelecimento comercial visando melhorar a gestão.

Assim, em qualquer lugar e diretamente do celular, o empreendedor conseguirá controlar o seu negócio, realizando atividades como:

  • Visualizar as transações pagas;
  • Antecipar os recebíveis;
  • Consultar as taxas e tarifas;
  • Solicitar manutenção, habilitação de bandeiras e pedido de maquininhas.

Além do aplicativo, também é possível realizar essa gestão em um computador por meio do Portal da Azulzinha que a organização oferece.


Leia também: Qual a melhor maquininha de cartão em 2024? Confira nosso ranking!


Portal da Azulzinha

Disponível 24 horas, o portal da Azulzinha permite que o empreendedor aproveite uma série de funções, como:

Antecipar as suas vendas

Ao realizar uma venda no cartão de crédito, o estabelecimento recebe o valor de cada parcela conforme as suas datas de vencimento. 

No entanto, com a antecipação, a empresa poderá adiantar quando receberá esse faturamento no crédito, e ainda usufruir de vantagens como aumentar o fluxo de caixa e programar o recebimento da venda.

Controle os seus pagamentos e recebimentos

Ter o controle dos pagamentos e recebimentos de um negócio é fundamental para o crescimento do negócio, seja de pequeno ou grande porte.

Essa rotina permite o acompanhamento das receitas que um comércio tem a receber, provenientes de vencimentos futuros ou pagamentos parcelados.

Nesse sentido, o Portal da Azulzinha disponibiliza informações para que o gestor possa realizar um bom planejamento do seu fluxo de caixa.

Automatiza relatórios personalizados

Ainda, os relatórios personalizados são ferramentas fundamentais para que uma gestão seja mais eficiente. Isso porque esse tipo de ferramenta fornece dados precisos e métricas sobre o andamento de um negócio.

Pensando nisso, o Portal da Azulzinha desenvolveu uma funcionalidade que automatiza relatórios personalizados. Essa é uma vantagem para quem deseja realizar o controle do seu estabelecimento forma facilitada e inteligente.

Quais são as taxas da maquininha azulzinha da Caixa?

A princípio, a Caixa não disponibiliza as taxas da Azulzinha em seus canais. Desse modo, é necessário que o interessado verifique os valores das tarifas da maquininha diretamente com o banco.

Além disso, é possível solicitar no site da instituição que uma consultoria da empresa entre em contato, para saber sobre as tarifas estabelecidas conforme o perfil do negócio. As taxas podem variar conforme:

  • Faturamento mensal da empresa;
  • Ticket médio;
  • Segmento de atividade.

Logo, os valores estabelecidos podem depender da utilização do empreendedor, tornando a maquininha Caixa uma ferramenta indicada para quem atua há mais tempo no mercado.

Antecipação de recebíveis

Mesmo a Caixa Econômica Federal não informando os valores específicos das taxas da Azulzinha, conforme a descrição no site, a antecipação de recebíveis é uma forma do empresário adiantar o pagamento das vendas parceladas.

Em síntese, o procedimento de antecipação de recebíveis é simples e traz diversos benefícios, como:

  • Não tem limitação de valores;
  • Oferece simulação de valore se taxas;
  • Pode ser realizado pela maquininha, aplicativo ou portal.

Além disso, é possível obter o recebimento antecipado em até dois dias úteis. No entanto, por meio de um prazo pré-estabelecido programado, o estabelecimento pode configurar os seus adiantamentos de maneira:

  • Diária;
  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal;
  • Eventual.

Por meio das características e funcionalidades da maquininha Caixa, é possível analisar o melhor modelo da ferramenta com o perfil do negócio.


Leia também: Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as melhores opções em 2024!


Quanto custa ter uma maquininha Caixa?

A Caixa Econômica esclarece em seus canais de comunicação que a única opção disponível para a aquisição das maquininhas azulzinhas é por meio de aluguel.  Dessa forma, a compra dos aparelhos não pode ser efetivada no momento.

Para quem deseja adquirir a maquininha Caixa, será necessário se dirigir a uma agência ou solicitar informações por meio do site oficial ou nos canais de atendimento.

Quais bandeiras são aceitas pela máquina de cartão da Caixa?

Uma das principais vantagens da maquininha Caixa é a variedade de bandeiras aceitas, uma vez que esse fator amplia o alcance de vendas.

O site da instituição indica mais de 40 bandeiras nacionais, internacionais, regionais e vouchers. Confira as principais:

O usuário pode consultar o site da Azulzinha para saber todas as opções que as maquininhas Caixa aceitam.

A maquininha da Caixa tem PIX?

O PIX é um dos meios de pagamento aceitos pela Maquininha Azulzinha Caixa. Isso porque essa forma de pagamento está se tornando cada vez mais popular.

Assim, mais pessoas estão preferindo os meios digitais para realizar as suas transações financeiras, especialmente a transferência instantânea. 

Nesse sentido, as contas digitais e ferramentas como a maquininha Caixa buscam facilitar o processo de recebimentos e pagamentos em estabelecimentos comerciais, permitindo o envio do valor por Pix.

O Pix foi desenvolvida pelo Banco Central, e permite realizar pagamentos a qualquer hora do dia para todos os bancos em até 10 segundos, por celular ou via QR Code em maquininhas de cartão.

Vantagens e desvantagens da máquina azulzinha

A Azulzinha também oferece vantagens e desvantagens em seu uso e é fundamental avaliar todas as características e detalhes antes de tomar uma decisão.

Assim, poderá definir se o dispositivo é compatível com as expectativas de um negócio. Confira:

Vantagens

A começar pelas vantagens, confira os pontos positivos que a maquininha Caixa pode proporcionar a uma empresa:

Solução ideal conforme o perfil de um negócio

Com soluções para comércios físicos ou online, a maquininha Caixa oferece serviços conforme o perfil da empresa.

Isso a torna uma ferramenta vantajosa para quem possui os dois formatos de negócio, uma vez que não é necessário adquirir produtos diferentes para uma mesma empresa.

Além disso, com esse benefício, o empresário pode agregar diversos serviços ao estabelecimento, como, por exemplo, disponibilizar links para pagamento, e obter recebimento por vendas online.

Plataforma com alto nível de segurança

A Caixa Econômica é uma instituição que utiliza diversos recursos para proteger as contas dos seus clientes, bem como as transações financeiras na maquininha.

Assim, com tecnologia protegida por criptografia, permite que, quando um cliente realiza um pagamento em uma maquininha, seus dados do cartão e pessoais fiquem seguros.  

Ambas as partes não terão acesso às trocas de informações fornecidas durante a operação.

Desvantagens

Por outro lado, apesar dos benefícios e vantagens que a Azulzinha da Caixa Econômica oferece, um dos seus principais pontos negativos é a falta de clareza nas informações.

Isso ocorre porque a instituição não informa dados relevantes do equipamento para o público geral, como taxas sobre vendas, de manutenção e valores específicos para adquirir o produto.

Assim, esse fator pode ser um empecilho para quem está iniciando um novo negócio e deseja implementar a maquininha de cartão como meio de pagamentos no seu negócio.

Como solicitar e contratar uma maquininha Caixa?

Para solicitar a maquininha caixa, é necessário preencher um formulário no site da Azulzinha clicando na opção “Solicitar proposta”.

Além disso, o solicitante será direcionado para uma página específica, e pode seguir o passo a passo para finalizar o processo, devendo:

  1. Realizar cadastramento de usuário;
  2. Efetuar o login com o CPF e senha cadastrados;
  3. Após o login, o solicitante será redirecionado ao formulário de solicitação;
  4. Nesse campo é necessário preencher o CNPJ da empresa, e alguns dados como nome dos sócios, contato, e-mail, faturamento e valor de crédito com o prazo desejado;
  5. No campo sobre o serviço buscado, selecione “maquininha de cartão”;
  6. Por fim, basta clicar em “gerar solicitação”, e aguardar a caixa indicar um consultor para entrar em contato.

É obrigatório fornecer o CNPJ, de modo que a Azulzinha da Caixa não está disponível para pessoas físicas. Além disso, também é possível realizar a adesão nas agências da Caixa.

Maquininha caixa no Reclame Aqui

Ao analisar se a maquininha Caixa é uma boa opção, vale a pena considerar sua nota em plataformas de avaliação, como o site Reclame Aqui.

Esse é um canal que possibilita a comunicação sobre reclamações e soluções entre consumidores, empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos.

Dessa maneira, o Reclame Aqui funciona como um espaço onde o consumidor pode expressar individualmente suas opiniões sobre uma determinada empresa. 

Por isso, se tornou referência de pesquisa sobre a satisfação dos clientes frente a serviços e produtos adquiridos.

Em um primeiro momento, vale reforçar que no Reclame Aqui não há um perfil próprio para a maquininha Caixa, somente para o banco.

Atualmente, a avaliação dos serviços da Caixa Econômica Federal tem avaliação na categoria “Não Recomendada”. A Fiserv, empresa responsável pela criação da Azulzinha, também possui a mesma condição.

No entanto, é importante destacar que a instituição não responde às reclamações registradas pela página. 

Por esse motivo, não é possível atribuir notas de avaliação, que prejudica a posição das companhias, uma vez que, o Reclame Aqui também utiliza como base de qualificação as soluções que uma empresa oferece.  

Suporte da Maquininha Caixa

A Caixa Econômica Federal disponibiliza atendimento e suporte por telefone. No entanto, somente clientes da maquininha Caixa podem prosseguir com a ligação.

Além disso, também é possível buscar por mais informações de maneira presencial em qualquer agência da instituição bancária.

Essa é uma opção interessante para quem deseja ter mais informações e soluções acerca do produto, ou para pessoas que ainda não são clientes e procuram saber sobre os valores de taxas e de aquisição da maquininha.

Afinal, vale a pena ter uma maquininha da Caixa?

Se você deseja ter mais alternativas de vendas no seu negócio, vale a pena considerar um equipamento de cartão de crédito, e a maquinha Caixa é uma opção. 

Suas vantagens incluem ampla aceitação de bandeiras e praticidade nas operações, com alta segurança e criptografia protegendo os dados.

No entanto, uma vez que não é possível obter informações relevantes sobre os valores e taxas que a Azulzinha oferece, é recomendável avaliar esses dados junto à instituição antes de definir se esse produto é uma boa opção para o seu negócio.

A Caixa é conhecida por suas taxas mais acessíveis em serviços de crédito. Assim, a maquininha de cartão que a instituição oferece pode oferecer mais chances de vendas para o seu negócio, bem como ampliar o seu faturamento.

Dessa forma, vale a pena conferir mais sobre o equipamento, e tirar todas as dúvidas antes de seguir com o aluguel da ferramenta.

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a taxa da maquininha da Caixa?

    Atualmente a Caixa Econômica não disponibiliza os valores das taxas da maquininha. Desse modo, para saber os valores é necessário comparecer em uma agência do banco ou ligar para o canal oficial da instituição.

  2. Como pedir a maquininha da Caixa Econômica?

    Para solicitar a maquininha Caixa é necessário preencher um formulário no site da Azulzinha, disponível na opção Solicitar Proposta.

  3. Como funciona a maquininha da Caixa?

    A maquininha Caixa Azulzinha Pro funciona sem fio, e recebe pagamentos em débito e crédito de diversas bandeiras de cartão e voucher, além de pagamentos por aproximação e QR Code.

Conteúdos Relacionados