Sipaguinha: veja as taxas, se ela é boa e se vale a pena!

Sipag

Conheça a maquininha Sipaguinha, veja suas principais informações: preços, taxas e bandeiras aceitas, e saiba se vale a pena ter uma!

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 21/05/2024
Link para solicitarSipaguinha
Preço da  SipaguininhaNão informado
Taxas da máquina SipaguinhaAs taxas da Sipaguinha variam de acordo com o tipo de negócio de cada empresário
Bandeiras de cartão aceitasCabal, Mastercard, Visa Elo, Hipercard e Vale
VantagensAcessibilidade para deficientes visuais, antecipação de recebíveis, acesso ao portal do lojista
DesvantagensNão informa se aceita pagamentos via Pix ou por bancos digitais
ConectividadeChip 3G e Wi-Fi
Duração da bateriaNão informa
Garantia3 anos
Cobra aluguel?Não.
ComprovanteImpresso
Dimensão (C X L X A)11,8 cm X 6,5 cm X 1,2 cm
Peso113g
VisorColorido
TecnologiaNFC
TecladoFísico
Tabela-resumo da Sipaguinha

A máquina de cartão Sipaguinha é uma opção da marca de soluções de pagamentos Sipag, voltada para atingir e elevar a taxa de faturamento de pequenos e médios estabelecimentos espalhados pelo país.

A Sipag foi criada em 2014, após a união entre o Banco Cooperativo do Brasil (Sicoob) e a filial brasileira da First Data Corporation, com foco em pagamentos e e-commerce.

Essa empresa oferece soluções de pagamento diversas para o setor online e presencial. É o caso do uso da maquininha Sipaguinha, uma opção sem aluguel e totalmente inclusiva para deficientes visuais.

Para interessados em conhecer a maquininha, vale a pena conferir as vantagens, taxas e demais detalhes em nosso conteúdo especial, para entender se essa máquina de cartão é boa!

O que é Sipaguinha?

A Sipaguinha é um dos modelos de máquinas de cartão da Sipag disponíveis no mercado. Ela tem como público-alvo autônomos e donos de pequenos e médios estabelecimentos.

A ideia é atender lojas que não possuem um alto volume de vendas, mas que ainda necessitam de um recurso de modernidade e tecnologia para atrair mais clientes e acelerar o negócio.

Também apresenta vantagens como instalação gratuita, sem taxa de adesão e sem cobrança de aluguel.

Vendedores que comprarem a Sipaguinha tem garantia de 3 anos e, no sinal de qualquer defeito, é necessário levar até uma unidade da cooperativa para avaliar o que pode ser feito.

Vale mencionar também que a máquina funciona via Wi-Fi, aceita pagamento por aproximação e possui chip 3G sem custo adicional dos dados.

Como funciona a máquina Sipaguinha?

A Sipaguinha funciona de maneira simples, para usá-la durante os pagamentos, o cliente do comércio deve seguir alguns passos, uma vez que existem dois modos. O primeiro é pela inserção do cartão dentro da maquininha. Nesse caso, as etapas são:

  1. colocar o cartão na máquina;
  2. escolher a forma de pagamento (voucher, crédito ou débito);
  3. digitar o valor, apertar “confirmar” ou a tecla verde;
  4. logo em seguida, o cliente digita a senha e confirma o pagamento no botão verde.

Outra forma de pagamento, para alguns cartões liberados, é pela aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão dentro da maquininha.

  1. o comerciante digita o valor da compra;
  2. escolhe a forma de pagamento (débito ou crédito);
  3. o cliente aproxima o cartão da tela da maquininha ou na parte superior dela;
  4. espera a confirmação e o sinal de pagamento realizado.

Dessa forma, é possível realizar o uso do equipamento de maneira simples e prática, como outros terminais.

Leia também: Máquina de passar cartão: veja as melhores opções!

Quais são as taxas da maquininha Sipaguinha?

As taxas da Sipaguinha são divididas entre o valor para o débito, crédito e parcelado, como outras máquinas convencionais.

Porém, as tarifas variam de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou seja, cada tipo de negócio terá um valor personalizado. Isso ocorre pois a Sipag pertence a uma cooperativa, que busca beneficiar seus cooperados com a menores taxas dentro do possível.

Quanto custa ter uma Sipaguinha?

A Sipaguinha não disponibiliza o custo de aquisição em seus canais, de modo que essa informação não está disponível.

Nesse caso, é recomendável que o vendedor solicite contato com a Sipag, para conferir os preços de compra do equipamento, pois eles são personalizados e variam de negócio para negócio.

Quais bandeiras são aceitas pela Sipaguinha?

A máquina Sipaguinha aceita as principais bandeiras de cartão do Brasil:

Ainda, a maquininha aceita crédito e débito com as bandeiras Mastercard, Visa e Elo, apenas crédito para a bandeira Hipercard e vale para a bandeira Cabal.

Vantagens e desvantagens da maquininha Sipaguinha

A maquininha Sipaguinha apresenta diversas vantagens ou desvantagens que devem ser avaliados para auxiliar o interessado a fazer a melhor escolha. Confira abaixo alguns deles.

Vantagens

Primeiramente, vale a pena conhecer os destaques da maquininha Sipaguinha que fazem dela uma das melhores opções da marca. Confira:

Acessibilidade

A Sipaguinha é uma máquina de cartão com acessibilidade para cegos, garantindo ampla acessibilidade para todo tipo de cliente, com um sistema intuitivo e fácil de usar.

As teclas Cinco, Cancela, Corrige e Entra contém sinalização tátil, ou seja, são teclas com relevo, auxiliando o cliente com dificuldades na visão a realizar os pagamentos de forma precisa e eficiente.

Dessa forma, permite que pessoas com deficiência visual possam realizar transações de forma independente, sem depender de terceiros para efetuar pagamentos.

Para o comerciante, ao oferecer uma maquininha com acessibilidade, ele demonstra um compromisso com a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços financeiros.

Com esse princípio, resultará em um aumento nas vendas e no fortalecimento da reputação do negócio, demonstrando um compromisso com a inclusão e a diversidade.

Aluguel

A máquina de cartão Sipaguinha não possui cobrança de aluguel para o seu uso. Essa vantagem ajuda o comerciante na redução de custos a longo prazo, eliminando um dos principais encargos financeiros associados ao uso da máquina de cartão. 

Com isso, atinge o público principal da marca, pequenos empreendedores e negócios com orçamentos reduzidos. Assim, podem economizar uma quantia significativa ao longo do tempo.

Outro ponto é que ao eliminar a taxa de aluguel, o usuário tem a oportunidade de aumentar sua lucratividade, já que as tarifas podem representar uma parcela considerável dos custos operacionais, reduzindo a margem de lucro em cada transação. 

O comerciante também consegue uma maior flexibilidade, por não estar vinculado a nenhum contrato de aluguel. 

Caso decida encerrar o uso ou trocar de máquina, não haverá obrigações contratuais a serem cumpridas.

Assim, o empreendedor possui um menor comprometimento a longo prazo, pois caso ele se interesse por outros modelos da Sipag, poderá trocar sem as restrições de um contrato.

Ainda, se o comércio crescer, o gestor pode se adaptar a outro modelo ou adicionar dispositivos extras de forma mais ágil e sem custos extras de aluguel.

Antecipação de recebíveis

A Sipaguinha também apresenta a vantagem da antecipação dos recebíveis de pagamentos dos clientes.  

Essa possibilidade ajuda a otimizar o fluxo de caixa do comércio, fornecendo acesso imediato aos recursos financeiros necessários para cobrir despesas ou investir no empreendimento.

Com isso, o usuário consegue utilizar os valores das vendas para diversos fins, como a compra de estoque, pagamento de fornecedores, investimentos em marketing ou até mesmo para lidar com emergências.

Para o comerciante que deseja expandir os seus movimentos financeiros, a antecipação garante também o acesso a crédito extra, ao demonstrar um fluxo de caixa saudável e uma capacidade de pagamento consistente.

Assim, aumenta as chances de conseguir empréstimos ou linhas de crédito para expandir as vendas, investir em novos projetos ou lidar com necessidades de capital de giro mais significativas.

Confira também: Maquininha que cai o dinheiro na hora: veja opções para receber na hora + maquininhas para receber rápido!

Acesso ao Portal do Lojista + App Sipag

O cadastro na Sipaguinha fornece acesso ao Portal do Lojista e ao App Sipag, disponível para Android e iOS.

As plataformas online são da cooperativa Sipag, que gerencia a máquina. Elas atuam nas necessidades dos comerciantes que utilizam as maquininhas de cartão em seus negócios.

Entre as diversas possibilidades que os portais proporcionam, podemos mencionar o gerenciamento das vendas, onde os lojistas conseguem visualizar e acompanhar as negociações realizadas por meio do aparelho.

Assim, conseguem verificar informações detalhadas sobre cada transação, como data, valor e forma de pagamento, com uma visão geral das atividades de vendas e ajudando no controle financeiro.

Outro recurso incluso no acesso das plataformas é a possibilidade de gerar relatórios e análises da maquininha Sipaguinha. 

Os comerciantes conseguem obter análises valiosas sobre o desempenho dos negócios, como o volume de vendas, formas de pagamento mais utilizadas, entre outros dados relevantes. 

Ainda, vale mencionar o suporte de qualidade da Sipag. Os empreendedores conseguem facilmente acessar configurações de conta e personalizar as opções de acordo com suas necessidades. 

Desvantagens

Por outro lado, os interessados em obter a maquininha Sipaguinha devem estar atentos a outros pontos negativos que podem impactar na hora do uso. Veja algumas desvantagens abaixo.

Volume de transação

A maquininha Sipaguinha é voltada para comércios com pequenos volumes de transações. Esse fator pode ser uma desvantagem, dependendo do tipo de comércio estruturado no local.

Isso porque esses modelos podem ter limites ou restrições quanto ao número de transações, ou ao volume total de vendas que podem ser processadas. Caso o negócio cresça ou obtenha períodos de vendas mais intensos, pode ser um problema para o lojista.

Nesse sentido, a maquininha deve acompanhar o crescimento do seu negócio e oferecer opções de atualização para lidar com volumes maiores de transações, se necessário.

Por conta disso, a maquininha Sipaguinha é recomendada essencialmente para estabelecimentos com fluxo de vendas de intensidade baixa a moderada.

Veja também: Melhor máquina de cartão para MEI: as opções mais relevantes do mercado!

QRcode e Pix

Não existem informações a respeito da possibilidade de pagamento via PIX ou QRCode pela máquina Sipaguinha.

Nesse sentido, ela afasta o modelo de pagamento mais popular do país, restringindo o pagamento de boa parcela dos clientes de uma loja. 

Ao não aceitar o pagamento automatizado do PIX, o usuário pode perder vendas para concorrentes que oferecem essa opção de pagamento. A imagem do comércio também é afetada, por conta da desatualização dos terminais da empresa.

Como pedir uma maquininha Sipaguinha?

Para pedir uma maquininha Sipaguinha, o interessado deve seguir alguns passos. Veja abaixo a divisão feita para auxiliar o usuário nesse processo.

1. Encontre uma cooperativa do Sicoob

O primeiro passo é encontrar uma cooperativa do Sicoob, a empresa responsável por gerenciar os serviços da Sipag e da maquininha Sipaguinha.

Para encontrar a unidade mais próxima, basta acessar a pesquisa Cooperativa feita pela agência e obter o endereço. 

2. Se associe com uma cooperativa

Ao encontrar uma cooperativa, a pessoa deve então se associar a ela, com fins de obter o cadastro e fornecer os dados necessários para a compra da Sipaguinha.

Isso porque a máquina é comercializada somente entre os cooperados da Sicoob.

É importante verificar se a cooperativa distribui o aparelho no local. Caso contrário, o interessado deverá se dirigir a outra unidade

3. Compre a Sipaguinha

Ao encontrar a unidade que vende a Sipaguinha, o usuário já pode efetuar a compra presencialmente.

Ela pode ser feita por cartão de crédito, com parcelamento de até 12x, seguindo o acordo feito entre o cliente e a cooperativa.

Afinal, a Sipaguinha é boa e vale a pena?

Segundo as informações sobre o aparelho, é possível determinar que a Sipaguinha é um bom mecanismo de vendas para pequenos empreendedores de diversos segmentos.

Seu foco visa estabelecimentos comerciais com baixa transação de vendas, que não possuem um alto lançamento durante o dia a dia. 

Por isso, apresenta um público específico de autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e outros donos de pequenas lojas, que podem se beneficiar do uso.

Também é acessível para deficientes visuais, ampliando o leque de clientes de uma loja, sem afastar os interessados e elevando a imagem da empresa.

A antecipação de recebíveis é outro diferencial. Poder antecipar o recebimento dos pagamentos garante um fluxo de caixa mais prático e auxilia na organização das finanças de uma loja.

Ainda no quesito investimento, não possui taxa de adesão, nem de aluguel. O vendedor paga somente para obtê-la em seu serviço, sem se preocupar em devolver para a cooperativa ou firmar um contrato.

Na relação com o pagamento do cliente, ela se destaca por aceitar as principais bandeiras de cartões em circulação, além do modelo de pagamento por aproximação, agilizando ainda mais o dia a dia do comércio.

No entanto, o site da Sipaguinha não informa se ela aceita pagamentos via PIX ou bancos digitais, restringindo um certo tipo de público que pode frequentar qualquer tipo de loja.

Como a ideia é voltada para estabelecimentos com baixo número de transações, também pode não atender adequadamente as lojas que estão em transição ou passando por momentos de alta.

Sipaguinha no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site voltado para a avaliação de empresas por parte dos clientes que usaram ou usam o serviço. 

Dessa forma, o usuário pode criticar ou reclamar da marca, aplicar uma nota e informar se retornou para comprar novamente.

Existem diversos comentários na pesquisa do site sobre usuários que comentam de problemas com a maquininha Sipaguinha, questões com o chip e taxa de antecipação. Contudo, todas reclamações encontradas possuem respostas da empresa.

Enquanto isso, o perfil da Sipag, responsável por gerenciar os serviços, também apresenta resultados positivos, com uma nota de aproximadamente 7.3, considerada boa pelo sistema. .

Sipaguinha: telefone e contato

Para obter mais informações e sanar as dúvidas sobre a máquina de cartão Sipaguinha, a cooperativa disponibiliza alguns canais de contato:

Ouvidoria

O canal da Ouvidoria da Sipag funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. O número para contato é:

  • 0800 646 4001;
  • 0800 940 0458: para deficientes auditivos ou de fala.

Central de relacionamento

O site da Sipag não informa o horário de atendimento da Central de Relacionamento, mas disponibiliza os números para contato:

  • 3004 9474: capitais;
  • 0800 729 7474: outras regiões.

Redes Sociais

Para quem deseja conversar com os canais de relacionamento da Sipag pelas redes sociais, a empresa está presente em quatro dos principais canais digitais do momento:

Com isso, será mais simples sanar dúvidas e seguir com a contratação do aparelho apresentando maior confiança na escolha.

Por fim, confira alguns de nossos outros conteúdos sobre maquininhas de cartão:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a taxa da Sipaguinha?

    As taxas da maquininha Sipaguinha variam de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou seja, cada tipo de negócio terá um valor personalizado

  2. O que é Sipaguinha?

    A Sipaguinha é a máquina de cartão da Sipag voltada para o uso em pequenos e médios estabelecimentos comerciais sem grande volume de vendas.

  3. Qual o valor da Sipaguinha?

    O valor da Sipaguinha é personalizado de acordo com o tipo e o porte do estabelecimento de seus cooperados.

  4. Como funciona a Sipaguinha?

    Para usar a Sipaguinha, o lojista deve escolher a forma de pagamento, digitar o valor e o cliente, por sua vez, precisa inserir o cartão na máquina ou aproximar o cartão3. Ela não requer conexão com celular e aceita pagamentos via cartão de crédito, débito ou voucher.

  5. Como ativar a Sipaguinha?

    Para ativar a Sipaguinha, o comerciante deve digitar o número de CPF ou CNPJ cadastrado na compra e selecionar a opção “Enter” da máquina. Dessa forma, já está pronta para uso.

Conteúdos Relacionados