Link de pagamento SumUp: veja como gerar o link e como usá-lo!

SumUp

Saiba como gerar o link de pagamento SumUp, como usá-lo e como receber por meio dele. Confira também as taxas e se vale a pena usá-lo!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 21/05/2024

Os links de pagamento podem ser um método eficaz para agilizar e simplificar os recebimentos. Logo, é necessário conhecer as alternativas disponíveis no mercado, como o link de pagamento SumUp.

Afinal, essa solução funciona somente com um celular para realizar a transação e não requer contato físico, o que viabiliza as vendas digitais.

Conheça o link de pagamento SumUp e veja os principais detalhes sobre a ferramenta. Veja o que é e como funciona, quais os custos, prós e contras!

Link de pagamento SumUp: o que é?

O link de pagamento SumUp é um serviço de solução financeira da empresa, que oferece maquininhas, cartão pré-pago, conta digital grátis com rendimento e sistema de antecipação, dentre outros.

Com ele, comerciantes e empreendedores em geral podem receber pagamentos por produtos vendidos ou serviços prestados, de forma totalmente online.

Entre suas principais vantagens está o fato de que, para isso, não é preciso ter uma maquininha de cartão ou um site mais complexo de vendas, por exemplo. O link, que é criado de maneira ágil e simples, necessita somente que quem vá pagar esteja com um celular com acesso à internet.

E o melhor de tudo é que, por não necessitar de contato físico, essa alternativa se torna excelente para vendas a distância, como pelo WhatsApp e pelas redes sociais.

SumUp Link x SumUp Fixo

Existem duas modalidades de link de pagamento SumUp. Ambos são bem similares porque permitem que o cliente faça o pagamento através de um link pré-configurado.

A diferença é que, no Link de Pagamento Fixo, você pode criar e configurar um link para ser usado quantas vezes quiser. Com isso, será possível vender unidades de um mesmo produto com o mesmo valor e forma de pagamento para várias pessoas diferentes.

Como gerar link de pagamento SumUp e como usá-lo?

  1. Baixe o aplicativo da SumUp na Google Play ou AppleStore.
  2. Cadastre-se a sua conta. É nessa etapa que você irá cadastrar o seu CPF ou CNPJ e irá associar uma conta bancária para receber seus pagamentos.
  3. Aguarde o link ser liberado no app. Isso geralmente acontece em até 2 dias úteis.
  4. Selecione a opção “Link de Pagamento”.
  5. Selecione “Criar Link de Pagamento”.
  6. Digite o valor da venda.
  7. Escolha a forma de pagamento.
  8. Será gerado um link que você pode copiar e colar onde quiser, enviar direto pelo WhatsApp ou compartilhar por alguma outra rede social.
  9. Envie para o cliente e aguarde a confirmação.

O vendedor recebe uma confirmação quando o pagamento é efetuado e o valor da sua venda na conta bancária em até 14 dias úteis.

Quais os meios de pagamento aceitos pela SumUp?

Ao gerar um link de pagamento SumUp, quem irá efetuar a transação poderá pagar com:

Qual a taxa do link de pagamento SumUp?

As taxas cobradas para utilizar o link de pagamento SumUp variam de acordo com o meio de pagamento escolhido. Assim, você escolhe se irá absorver esse custo ou irá repassar no valor da venda.

As tarifas cobradas são as seguintes:

Pix (Receba o valor das vendas na hora) 0%
Boleto (Receba o valor das vendas em 1 dia útil após a compensação) R$ 3,40
Crédito (Receba o valor das vendas em 14 dias)
Cartão Caixa Tem1,2%
À vista (demais bandeiras)4,2%
2x8,4%
3x9,7%
4x11,1%
5x12,4%
6x13,7%
7x15,0%
8x16,3%
9x17,6%
10x18,7%
11x19,9%
12x21,0%

A geração do link de pagamento é gratuita. Logo, a empresa cobra apenas a taxa correspondente à forma de pagamento quando a venda for efetivada, assim como ocorre com as maquininha de cartão. 

Vantagens e desvantagens da SumUp

Vantagens

  • o link de pagamento da SumUp não tem taxa de adesão e mensalidade;
  • possibilidade de vender a distância sem maquininha;
  • na SumUp você só paga a taxa correspondente à forma de pagamento para usar o link, ou seja, você só paga quando vende;
  • aplicativo seguro e fácil de usar;
  • o cliente que irá realizar a compra não precisa ter conta na SumUp.

Desvantagens

  • há taxas progressivas conforme o número de parcelas escolhidas;
  • embora seja um processo relativamente fácil e rápido, o vendedor precisa abrir uma conta na SumUp para geração do link via aplicativo.

SumUp no Reclame Aqui

A empresa SumUp conta com várias soluções e ferramentas para meios de pagamentos e contas digitais. Assim, não existe uma correspondência para cada serviço no Reclame Aqui.

Contudo, para você ter uma ideia melhor sobre a reputação da companhia como um todo, separamos algumas informações do público diretamente do site do Reclame Aqui:

A reputação da SumUp, cadastrada no Reclame Aqui há 9 anos, com mais de 241 mil visualizações está classificada com a nota geral de 8.6 de 10, o que significa um desempenho ótimo. A empresa terminou o ano de 2021 com nota de 8.6. De lá para cá, ainda evoluiu e conta com nota de 8.7 levando em conta os últimos 12 meses e de 8.9 nos últimos 6 meses.

Dentre os principais motivos de reclamação dos consumidores estão temas como cobranças indevidas, estorno do valor pago, problemas na finalização da compra e propaganda enganosa.

Vale ressaltar, contudo, que a SumUp possui uma taxa de 100% das reclamações respondidas no portal, com um índice de solução de mais de 92%. Mais de 81% dos usuários afirmaram que voltariam a fazer negócio. Por fim, a nota dada diretamente pelo consumidor é de 8.3.

O link de pagamento SumUp vale a pena?

Receber pagamentos por meio da geração de um link é uma modalidade que vale a pena, sim. E, dentre as empresas do mercado, a SumUp costuma atender de maneira bastante satisfatória essa opção.

Embora sejam cobradas algumas taxas de acordo com a forma de pagamento, vale destacar que o comerciante ou prestador de serviços não precisará adquirir e transportar uma maquininha de pagamento.

Geralmente, os aparelhos mais completos tendem a contar com taxas de aluguel, outras tarifas, além de outros descontos para compras a prazo. E mais: que poderá realizar suas vendas a distância, nas redes sociais, por exemplo.

Quais são os canais de atendimento da SumUp?

Na parte superior direita do site da SumUp, há uma aba de Ajuda. Nela, você encontra as perguntas frequentes referentes aos principais serviços da empresa, incluindo os links de pagamento.

Lá, você pode obter mais informações sobre a plataforma, seu funcionamento, como usar, taxas, entre outros. Se você não encontrou sua resposta, é possível acessar um centro de suporte para ir em busca da solução de uma dúvida ou problema específico em tópicos mais detalhados.

Se as dúvidas persistirem, você pode entrar em contato via WhatsApp no número (11) 3080-7797. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 19h.

Já o atendimento por Telefone funciona 24h por dia, em todos os dias da semana pelos números: (11) 4003-6338 para capitais e regiões metropolitanas e (11) 4003-6338 para demais regiões.

Conclusão

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Perguntas Frequentes

  1. Em quantos dias cai o link de pagamento SumUp?

    Recebendo por link de pagamento SumUp, o valor da venda cai na sua conta instantaneamente (por Pix), em 1 dia útil após a compensação (no boleto) e em 14 dias (no cartão)

  2. Como funciona o link de pagamento na SumUp?

    Baixe o aplicativo da SumUp, cadastre-se, então guarde o link ser liberado no app. Depois, selecione a opção ‘Link de Pagamento e selecione ‘criar Link de Pagamento’. Digite o valor da venda e escolha a forma de pagamento. Será gerado um link compartilhável que você pode copiar e colar ou compartilhar.

  3. Onde fica o link de pagamento da SumUp?

    Logado no aplicativo, selecione a opção ‘Link de Pagamento’, que está logo na tela inicial do app no canto superior esquerdo, selecione ‘criar Link de Pagamento’. Depois, digite o valor da venda (você pode dar um título à transação), por fim, escolha a forma de pagamento (pix, boleto ou cartão)

Conteúdos Relacionados