Máquina de cartão azul: conheça os 9 melhores modelos!

Melhores Maquininhas

Conheça quais empresas possuem máquina de cartão azul e qual das maquininhas azulzinhas é a melhor. Saiba também se a cor do aparelho afeta suas vendas!

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 21/05/2024
  • Mercado Pago Point Mini NFC 1

    Mercado Pago Point Mini NFC 1 Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,99% Débito

    3,03% Crédito

    3,60% Parcelado

  • Mercado Pago Point Mini Chip

    Mercado Pago Point Mini Chip Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,99% Débito

    3,03% Crédito

    3,60% Parcelado

  • Mercado Pago Point Pro 2

    Mercado Pago Point Pro 2 Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,99% Débito

    3,03% Crédito

    3,60% Parcelado

  • Mercado Pago Point Smart

    Mercado Pago Point Smart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,99% Débito

    3,03% Crédito

    3,60% Parcelado

  • SafraPay Mini

    SafraPay Mini Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,69% Débito

    4,18% Crédito

    4,30% Parcelado

  • SafraPay Slim

    SafraPay Slim Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,69% Débito

    4,18% Crédito

    4,30% Parcelado

  • SafraPay Smart

    SafraPay Smart Solicitar

    Tarifas a partir de:

    1,69% Débito

    4,18% Crédito

    4,30% Parcelado

Voltar ao topo

A máquina de cartão azul é um dos modelos mais populares do mercado, e os empreendedores podem ficar curiosos sobre as vantagens desse aparelho.

Além da cor popular, são terminais que se tornaram famosos pelas funcionalidades e acessibilidade, especialmente para empreendedores que estão começando.

No entanto, é importante reforçar que existem diversas alternativas de maquininha azul, de operadoras diferentes e com propostas variadas para cada perfil.

Nesse caso, para encontrar a opção ideal para você, o primeiro passo é conhecer as opções e comparar seus critérios.

Confira essas e outras informações no conteúdo que separamos sobre o assunto, e saiba como adquirir uma máquina de cartão azul eficiente e vantajosa para o seu negócio!

A cor da máquina de cartão afeta as vendas? 

A cor da maquininha está geralmente associada a uma marca, e não é um fator que influencia diretamente as vendas de um negócio.

Muitas operadoras se utilizam de tonalidades características para consolidar seus terminais no mercado, auxiliando na captação de clientes e reforço dos serviços. Dessa forma, conseguem gerar identificação entre os vendedores e também para os clientes desses estabelecimentos.

Contudo, a cor não interfere nas suas funcionalidades ou requisitos. Os critérios que podem apresentar mudanças significativas são a marca e o modelo selecionados pelo empreendedor, dependendo dos recursos que cada aparelho fornece.

Assim, uma máquina de cartão azul não afetará as vendas, necessariamente, mas a empresa e os recursos presentes no aparelho selecionado pelo comerciante afetarão o faturamento do negócio.

Leia também: Máquina de cartão vermelha: qual o preço e a taxa da Getnet?

Máquina de cartão azul: quais modelos dessa cor existem?

Atualmente, existem diversos modelos de máquina de cartão Azul, e as principais empresas associadas a essa cor são o Mercado Pago, a Cielo, a SafraPay e a Caixa Econômica Federal.

Nesse caso, elas utilizam essa paleta de cores para consolidar suas operações e ter uma linha de terminais de crédito chamativa para oferecer aos comerciantes.

Além disso, cada empresa possui seus próprios lançamentos, com recursos variados para diferentes perfis e volumes de vendas.

Confira a seguir as principais características de cada máquina de cartão azul conforme a operadora:

Máquina de cartão azul do Mercado Pago

O Mercado Pago é uma das empresas mais populares do segmento e pode ser uma alternativa interessante para quem busca uma máquina de cartão azul com diversos benefícios. Confira alguns dos modelos disponibilizados:

1. Point Mini NFC 1

A máquina de cartão azul Point Mini NFC 1 é portátil, recomendada para baixos volumes de vendas e ideal para microempreendedores que atuam externamente. 

Fácil de transportar, esse terminal opera por meio de conexão Bluetooth, dependendo de um celular para funcionar.

2. Point Pro 2

A máquina de cartão azul Point Pro 2 é uma evolução do modelo anterior, e traz diferenciais como a opção de impressão de comprovante, além de uma bateria com 24 horas de duração. 

Embora não seja o equipamento mais leve para transportar, essa alternativa é versátil, sendo adequada tanto para vendas internas quanto externas.

3. Point Smart

Com 72 horas de bateria e tela touchscreen, a Point Smart possui sistema Android integrado, aceita pagamentos por aproximação e proporciona vendas mais estáveis.

Indicada para empreendedores com altos volumes de vendas, ela pode auxiliar os comerciantes no dia a dia das transações do estabelecimento.

Máquina de cartão azul da Cielo

A Cielo também é uma das operadoras mais tradicionais no mercado de terminais, e traz uma linha de máquina de cartão azul e branca. Isso tornou a empresa conhecida no cenário, e seus equipamentos são populares entre os comerciantes. Saiba mais:

4. Cielo LIO

A Cielo LIO é um modelo de máquina de cartão azul que se destaca pela tecnologia, apresentando tela touchscreen e câmera, que permite leitura do código de barras.

Também possui bateria de 7 horas, mas conta com conexão 4G, de modo que suas transações são mais rápidas e estáveis. Por outro lado, pode não ser a mais recomendada para transporte externo.

Máquina de cartão azul da SafraPay

Enquanto isso, a SafraPay também possui máquina de cartão azul, com um tom diferenciado para consolidar sua marca. Além disso, traz um catálogo variado de terminais, para atender diferentes perfis de empreendedores. Confira detalhes:

5. SafraPay Mini

A opção mais básica da SafraPay é a maquininha Mini, que oferece benefícios como praticidade e valores mais baratos. Assim, é ideal para empreendedores que desejam uma solução acessível.

No entanto, se conecta com Bluetooth, exigindo um smartphone para funcionar, e foi feita para negócios com baixo volume de vendas.

6. SafraPay Slim

Enquanto isso, a SafraPay Slim é uma máquina de cartão azul que também prioriza o custo-benefício, com tecnologia de aproximação e QR Code.

Por outro lado, não imprime comprovante, mas possui conexão 3G e não depende de um celular para funcionar. Nesse caso, é uma solução para quem está começando e deseja um terminal simples de usar e carregar externamente.

7. SafraPay Pro

Oferecendo conexão Wi-Fi, 3G e um chip próprio configurado conforme a região do empreendedor, a SafraPay Pro é a opção mais moderna para os usuários.

Ela traz tela touchscreen e impressão de comprovantes, indicada para volumes médios e altos de vendas. Além disso, também possui conexão mais rápida, embora seja mais pesada para transportar.

Maquininha Azulzinha da Caixa

A Azulzinha da Caixa Econômica Federal é um modelo que ainda está crescendo no cenário, mas pode oferecer benefícios atrativos para o vendedor. Ela se destaca pelas taxas baixas e alternativas para pequenos e grandes negócios. Veja abaixo:

8. Azulzinha Pro

A Azulzinha Pro é a máquina de cartão azul voltada para pequenos e médios negócios, especialmente pensada na mobilidade. Por isso, traz conexão com 3G e pagamentos por aproximação.

Sua bateria é de longa duração, além de ter um visual mais moderno, pensado na praticidade do comerciante, além das tarifas menores. No entanto, trabalha no modelo de aluguel, ao contrário das outras marcas.

9. Azulzinha TEF

Enquanto isso, a Azulzinha TEF visa atender negócios com grande volume de transações, proporcionando conexão estável com USB e Serial.

Além disso, é um modelo de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), conectada a um sistema de gestão que facilita o controle das negociações. Nesse caso, recomenda-se usar esse aparelho em balcões, para aproveitar seus benefícios.

Qual a máquina de cartão azul com a menor taxa?

A máquina de cartão azul com a menor taxa, atualmente, é do Mercado Pago. No entanto, as demais operadoras também se destacam com valores acessíveis.

Isso, porque as marcas procuram disponibilizar aparelhos com custo-benefício atrativo para os empreendedores. Dessa forma, as empresas optam por cobranças competitivas.

Em adição, é importante que o usuário confirme as outras informações antes de escolher o modelo ideal unicamente baseado nas tarifas.

Confira detalhes sobre as cobranças vigentes em cada maquininha e compare os números:

MarcaTaxas
Mercado PagoA partir de 1,68% no débito, 3,48% no crédito a vista e 17,9% no crédito parcelado em 12x, a depender do plano
CieloA partir de 1,99% no débito e 4,49% no crédito à vista e 4,49%+2,99% por parcela no crédito parcelado, a depender do plano
SafrapayA partir de 1,69% no débito, 4,18% no crédito à vista e a partir de 4,30% no crédito parcelado
CaixaProposta personalizada
Máquina de cartão azul com a menor taxa

Por fim, vale a pena confirmar os valores antes de adquirir uma máquina de cartão azul, para garantir que as cobranças estão atualizadas e são vantajosas para o seu perfil.

Qual maquininha azulzinha aceita mais bandeiras?

A máquina de cartão azul que aceita mais bandeiras é a SafraPay e a Cielo, uma vez que incluem diversas operadoras regionais. As demais empresas trabalham com as principais parcerias do mercado.

Esse é um requisito importante na avaliação do terminal de pagamento, por influenciar diretamente nas vendas e oportunidades de faturamento do empreendedor.

Compare a disponibilidade de cada marca e as parcerias de cartão:

MarcaBandeiras
Mercado PagoVisa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Hiper, Dinners e Cabal.Sodexo, Alelo e VR benefícios.
CieloMais de 80 bandeiras, dentre elas Visa, Mastercard, American Express, Elo, Hipercard, Hiper, Dinners, Sodexo e Alelo.
SafraPayMais de 45 bandeiras, incluindo Mastercard, Visa, Elo, Amex, Hipercard, Sorocred, Cabal, UP, Valemais, Eucard, Alelo, Sodexo, Ticket, VR, Ben, Policard, Nutricard.
CaixaMais de 40 bandeiras, incluindo Mastercard, Visa, Elo, Amex, Hipercard, Sorocred, Cabal, UP, Valemais, Eucard, Alelo, Sodexo, Ticket, VR, Ben, Policard, Onecard.
Máquina de cartão azul: bandeiras

Vale conferir a lista completa de operadoras em cada empresa, uma vez que disponibilizam nomes regionais e internacionais de parcerias.

Afinal, qual a melhor máquina de cartão azul?

As principais alternativas de máquina de cartão azul são do Mercado Pago e SafraPay, considerando disponibilidade, custo-benefício e possibilidade de atendimento.

Essas empresas estão consolidadas como líderes no segmento, e possuem um catálogo completo de aparelhos para os empreendedores. Ainda, também atendem vendedores iniciantes, autônomos e até mesmo negócios de maior porte, com variedade em suas soluções.

Dessa forma, perfis distintos podem encontrar uma maquininha azul que atenda às suas expectativas, aproveitando os benefícios das operadoras.

Marcas como a Cielo possuem uma aplicação mais específica para empresas tradicionais, enquanto a Caixa ainda está se consolidando no cenário. Por esse motivo, é possível que atendam às suas demandas, mas ao avaliar os aparelhos de destaque, o Mercado Pago e a SafraPay são indicações mais vantajosas.

No entanto, vale a pena comparar os aparelhos de interesse e verificar critérios como preço, recursos e funcionalidades.

Dessa forma, você conseguirá localizar a máquina de cartão azul que melhor combina com seu empreendimento, e obter uma experiência positiva com o terminal.

Por fim, confira mais alguns de nossos conteúdos sobre maquininhas:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual o valor da taxa da maquininha azul?

    Existem diversos modelos de máquina de cartão azul, cada uma com uma taxa. Nesse caso, é importante conferir os dados da marca de preferência. O Mercado Pago, por exemplo, possui tarifa partir de 1,68% no débito, 3,48% no crédito a vista e 17,9% no crédito parcelado em 12x, a depender do plano

  2. Qual maquininha é azul?

    Algumas opções de máquina de cartão azul incluem os aparelhos do Mercado Pago, SafraPay, Cielo e Caixa Econômica Federal.

  3. Qual é a máquina de cartão com a menor taxa?

    Atualmente a máquina de cartão azul com menor taxa são as maquininhas do Mercado Pago.

  4. Qual a melhor máquina de cartão para quem está começando?

    Para quem está começando, vale a pena considerar a máquina de cartão azul Mercado Pago e SafraPay, por terem opções mais simples, com custo-benefício atrativo e funcionalidades que beneficiam o negócio.

Conteúdos Relacionados