Entenda como as tecnologias Tap to Pay e Tap on Phone podem transformar seu celular em uma maquininha

Melhores Maquininhas

Você conhece a tecnologia Tap to Pay e a Tap on Phone? Neste artigo, terá a oportunidade de entender o que são, como funcionam e quais as vantagens de usá-las como meio de pagamento no seu negócio. Confira!

Escrito por: Tathiane Mantovani - atualizado em: 22/05/2024

No mercado existem tecnologias que podem facilitar as vendas ao transformar o celular em uma maquininha. Estamos falando do Tap to Pay e do Tap on Phone. Ambos ajudam a impulsionar as transações comerciais de maneira simples e funcional. Veja algumas opções que usam essas tecnologias na tabela abaixo.

Tap On

Tap On Saiba Mais

Tarifas a partir de:

Não informado

Não informado

Não informado

InfiniteTap

InfiniteTap Saiba Mais

Tarifas a partir de:

1,38% Débito

3,16% Crédito

5,40% Parcelado

TapTon

TapTon Saiba Mais

Tarifas a partir de:

0,89% Débito

3,15% Crédito

6,59% Parcelado

Point Tap

Point Tap Saiba Mais

Tarifas a partir de:

1,39% Débito

3,29% Crédito

5,99% Parcelado

Cielo Tap

Cielo Tap Saiba Mais

Tarifas a partir de:

Não informado

Não informado

Não informado

Nubank NuTap

Nubank NuTap Saiba Mais

Tarifas a partir de:

1,79% Débito

3,59% Crédito

5,19% Parcelado

Agora você já conhece algumas marcas que oferecem serviços baseados nessas tecnologias que, por sua vez, usam o NFC para que os clientes possam pagar por aproximação no smartphone ou no iPhone.

Vale destacar que, de acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso do contactless cresceu 85,4% no primeiro trimestre de 2024. Isso movimentou aproximadamente R$ 191,3 bilhões no mercado brasileiro.

Com isso, é possível afirmar que os empreendedores que ainda não aceitam pagamento por aproximação precisam aproveitar essa oportunidade. E as tecnologias Tap to Pay e Tap on Phone estão disponíveis para ajudar nesse processo.

Continue a leitura e entenda como elas funcionam, quais as vantagens, para quem são indicadas e, principalmente, qual é a diferença entre esses sistemas tecnológicos. Vamos lá!

O que é Tap to Pay?

O Tap to Pay é uma tecnologia que transforma o iPhone em uma maquininha de cartão sem precisar de um software ou hardware mais robusto. Nesse caso, é necessário apenas instalar um aplicativo fornecido por parceiros da Apple.

Além disso, o empreendedor precisa que o iPhone seja compatível e tenha a tecnologia NFC instalada de fábrica. Esse recurso é recente no Brasil, porém, a Apple garante que as transações comerciais feitas por meio dele são seguras.

Especialmente, em relação à privacidade de dados, pois usa o Secure Element, que é um chip de criptografia certificado. Assim, é possível fazer vendas com maior usabilidade e segurança por meio do iPhone.


Saiba mais: Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as melhores opções!


Qual a diferença entre Tap to Pay e Tap on Phone?

Como mencionamos acima, o Tap to Pay é uma tecnologia usada em iPhones, ou seja, smartphones que têm o sistema operacional iOS. Já o Tap on Phone, é exclusivo para aparelhos de telefone com Android instalado.

Por outro lado, ambos transformam o celular em uma máquina de cartão por meio da instalação de aplicativos e com a ajuda da tecnologia NFC, que facilita o pagamento por aproximação.

Assim, pessoas físicas e jurídicas podem fazer cobranças diretamente pelo seu telefone móvel de maneira fácil, rápida e segura. E os clientes podem fazer seus pagamentos por meio de cartões com contactless habilitado, smartwatches ou celulares com a carteira digital ativa.

Como funciona a tecnologia Tap to Pay?

Para usar tanto a tecnologia Tap to Pay quanto Tap on Phone, é necessário ter um celular com sistema operacional compatível, ter o NFC instalado e habilitado, bem como possuir um bom acesso à Internet durante o período em que as transações serão realizadas.

Com todos esses requisitos atendidos, basta instalar o aplicativo fornecido pelos parceiros das marcas que oferecem a tecnologia. Depois disso, é só realizar as vendas e receber no celular por meio da aproximação do cartão de crédito ou débito ou, ainda, de outros dispositivos inteligentes.

Por fim, o vendedor recebe a confirmação por notificação e o cliente por SMS ou e-mail. Já o valor a receber, é transferido pela operadora contratada conforme o prazo estipulado, sendo deduzidas as taxas administrativas acordadas.

Quais são os modelos de aparelhos compatíveis com essa tecnologia?

O Tap to Pay da Apple funciona em iPhones mais recentes e atualizados, em especial nos aparelhos superiores ao iPhone X com sistema operacional igual ou superior ao iOS 17. Confira a lista abaixo:

  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone SE 2020
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13 Mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone SE 2022
  • iPhone 14 Mini
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone 15 Plus
  • iPhone 15 Pro
  • iPhone 15 Pro Max

Já o Tap on Phone, pode ser usado em celulares com sistema Android igual ou superior à versão 8.1. Veja a lista com os principais aparelhos abaixo:

  • Samsung Galaxy A34 5G
  • Samsung Galaxy M54 5G
  • Samsung Galaxy A73 5G
  • Samsung Galaxy S22
  • Samsung Galaxy S22+
  • Samsung Galaxy S22 Ultra
  • Samsung Galaxy Z Flip 4
  • Samsung Galaxy S23
  • Samsung Galaxy S23 Ultra 5G
  • Xiaomi 12
  • Xiaomi 12 Pro
  • Xiaomi 12S
  • Xiaomi 12S Pro
  • Xiaomi 12S Ultra
  • Xiaomi 13 Lite
  • Motorola Edge 30 Pro
  • Motorola Edge 30 Ultra
  • Motorola Edge X30
  • Motorola Edge 40 5G

Para quem o Tap to Pay é indicado?

Conforme mencionamos anteriormente, tanto o Tap on Phone quanto o Tap to Pay podem ser usados por quem tem um celular com sistema operacional compatível e tecnologia NFC com acesso à Internet.

Porém, esse serviço é mais indicado para quem precisa de maquininhas de cartão mais compactas, baratas e funcionais, bem como tem um fluxo de vendas presencial diário menor, como pessoas físicas, profissionais liberais, autônomos, MEIs e pequenos empreendedores.

Ou seja, é ideal para quem presta serviço presencial, vende produtos na rua, trabalha com táxi ou aplicativos de transportes, faz entregas ou delivery, trabalha com eventos ou bares, entre outros tipos de negócios que atendem no local. Isso, porque é necessário a aproximação do cartão junto ao celular.


Outros artigos que podem te interessar:


Quais são as taxas do Tap on Phone?

As operadoras dessa tecnologia, que normalmente são as mesmas das maquininhas de cartão, não cobram pelo uso do serviço. Nesse caso, deve-se pagar apenas um valor sobre o recebimento.

Essas taxas podem variar de acordo com a marca da operadora, a forma de pagamento (débito, crédito à vista e parcelamento) e o prazo de recebimento. No entanto, em geral, as taxas são as mesmas praticadas nas máquinas de cartão tradicionais.

Quais são as marcas que oferecem esse recurso?

Existem várias instituições de pagamento que oferecem serviços com a tecnologia Tap on Phone no Brasil. Como o Tap to Pay é recente no mercado nacional, apenas a Infinitepay tem essa opção.

Porém, a expectativa é que em breve outras marcas que oferecem meios de pagamento também adotem essa tecnologia e vendam esse serviço, dentre elas podemos destacar: Nubank, Stone, Granito e SumUp.

Veja abaixo mais detalhes sobre as principais opções deste recurso disponíveis no mercado.

Tap On do PagSeguro

Nossa primeira opção de recurso com tecnologia Tap on Phone é o Tap On do PagSeguro. Ele aceita pagamento por cartões de crédito e débito nas bandeiras Visa, Mastercard, American Express e Elo. 

Além disso, permite receber por meio de celular com carteira digital instalada e relógios inteligentes. Para usá-lo no aparelho telefônico, basta ter sistema operacional Android igual ou superior a 8.1 e instalar o app PagVendas. 

Depois disso, faça as configurações e preencha o cadastro para começar a vender. Esse serviço é gratuito, mas é necessário pagar uma taxa de acordo com o recebimento.

Veja mais informações sobre essa opção abaixo:

PagSeguroCaracterísticas
Link para solicitarPedir Tap On – PagSeguro
TaxasDébito: não informada
Crédito à vista: não informada
Crédito parcelado: não informada
Bandeiras aceitasVisa, Mastercard, American Express e Elo
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 8.1
Principais vantagensNão precisa de maquininha, sem aluguel, aceita carteira digitais
Resumo da opção do PagSeguro

Leia também nosso artigo Maquininha PagSeguro: saiba taxas e preço dos modelos!


InfiniteTap da Infinitepay

O InfiniteTap pode ser adquirido gratuitamente por pessoas físicas e jurídicas. Com ele, é possível receber suas vendas por aproximação e, ainda, gerenciar suas cobranças e clientes através do mesmo aplicativo.

Sem contar que o empreendedor pode parcelar suas vendas em até 12 vezes e receber na hora ou em até um dia útil. Nesse caso, não precisa pagar para usar esse recurso, mas existem taxas sobre o recebimento que começam em 1,38%.

Vale destacar que o InfinitePay é o único que aceita tanto a tecnologia Tap to Pay quanto a Tap on Phone. Por isso, é uma ótima opção para testar essa alternativa no dia a dia do seu negócio.

Confira mais informações abaixo: 

InfinitePayCaracterísticas
Link para solicitarPedir InfiniteTap
TaxasDébito: a partir de 1,38%
Crédito à vista: a partir de 3,16%
Crédito parcelado: a partir de 5,40%
Bandeiras aceitasVisa, Mastercard, Elo, Hiper e Hipercard
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 10 ou iPhone XS
Principais vantagensRecebimento na hora ou em até um dia útil, sem aluguel, acesso a cartão de crédito com 1,5% de cashback, parcelamento em até 12x
Resumo da opção do InfinitePay

Confira também o nosso artigo Máquina de cartão InfinitePay é boa em 2024? Veja as taxas!


TapTon da Ton

Outra opção com a tecnologia Tap on Phone é o TapTon da Ton que aceita pagamento com cartões com NFC, relógios inteligentes, celulares com carteira digital ativa, entre outros dispositivos com recursos contactless.

Para usar, basta baixar o aplicativo e configurá-lo. Além disso, com esse recurso, o empreendedor consegue parcelar suas vendas em até 12x e recebe o valor em um dia útil. Lembrando que as taxas sobre o recebimento começam em 0,89%.

Confira abaixo outras informações sobre essa opção:

TonCaracterísticas
Link para solicitarPedir TapTon
TaxasDébito: a partir de 0,89%
Crédito à vista: a partir de 3,15%
Crédito parcelado: a partir de 6,59%
Bandeiras aceitasVisa, Mastercard, American Express, Hipercard e Elo
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 9
Principais vantagensRecebimento em um dia útil, sem aluguel, parcelamento em até 12x, 
Resumo da opção da Ton

Veja também nosso artigo Maquininha Ton é boa? Entenda as taxas, vantagens e modelos


Point Tap do Mercado Pago

O Mercado Pago também tem uma opção com o Tap on Phone: o Point Tap. Com esse recurso, você transforma seu celular em uma maquininha para efetuar recebimentos de cartões de crédito, carteiras digitais e smartwatches utilizando a tecnologia contactless.

Para isso, basta instalar o app do Mercado Pago e a extensão Point Tap no smartphone, bem como abrir uma conta digital gratuita para começar a cobrar dos clientes o valor dos produtos e serviços. 

É importante mencionar que existe a possibilidade de receber o dinheiro na hora, parcelar as vendas em até 12 vezes e, ainda, ter acesso a um cartão de crédito sem anuidade. Porém, ele aceita apenas duas bandeiras, isso pode limitar um pouco os recebimentos.

Saiba mais sobre essa opção abaixo:

Mercado PagoCaracterísticas
Link para solicitarPedir Point Tap
TaxasDébito: a partir de 1,39%
Crédito à vista: a partir de 3,29%
Crédito parcelado: a partir de 5,99%
Bandeiras aceitasVisa e Mastercard
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 6
Principais vantagensParcelamento em até 12x, sem aluguel, recebimento na hora, conta digital e cartão gratuito
Resumo da opção do Mercado Pago

Saiba mais: Maquininha Mercado Pago é boa? Veja os 4 modelos!


Cielo Tap da Cielo

Também temos o Cielo Tap que usa a tecnologia Tap on Phone para receber pagamentos por aproximação. Ele não cobra mensalidade ou manutenção, mas o empreendedor precisa pagar uma taxa de acordo com o valor do recebimento e a forma de pagamento.

Nesse caso, é necessário ter um smartphone com os requisitos técnicos necessários, bem como ter um faturamento mensal de até R$ 10 mil. Depois disso, basta instalar o app Cielo Gestão e começar a cobrar.

Vale destacar que após a venda é possível enviar comprovante digital por e-mail, SMS e mensagens via redes sociais dos clientes. Além disso, o recebimento acontece em até 2 dias úteis.

Veja abaixo mais informações sobre essa opção:

CieloCaracterísticas
Link para solicitarPedir Cielo Tap
TaxasDébito: não informada
Crédito à vista: não informada
Crédito parcelado: não informada
Bandeiras aceitasElo, Visa e Mastercard
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 9
Principais vantagensRecebimento em até 2 dias úteis, acesso a app de gestão de negócios, sem aluguel
Resumo da opção da Cielo

Veja também nosso artigo Maquininha Cielo: veja as taxas, vantagens e os 3 modelos!


NuTap do Nubank

O NuTap do Nubank é nossa última opção com o recurso Tap on Phone. A partir dele, o empreendedor consegue parcelar suas vendas em até 12 vezes e recebe os valores em até 1 dia útil. Porém, esse serviço está disponível apenas para clientes PJ do banco.

Então, para usá-lo é necessário ter o app da instituição instalado no celular e uma conta PJ ativa. A liberação desse serviço acontece de forma gradual, por isso deve-se aguardar a notificação no aplicativo.

Entenda melhor essa opção por meio das informações abaixo:

NubankCaracterísticas
Link para solicitarPedir NuTap
TaxasDébito: a partir de 1,79%
Crédito à vista: a partir de 3,59%
Crédito parcelado: a partir de 5,19%
Bandeiras aceitasVisa e Mastercard
Aparelhos compatíveisAndroid com versão igual ou superior a 8.1
Principais vantagensRecebimento em até um dia útil, sem aluguel, parcelamento em até 12x
Resumo da opção do Nubank

Quais as vantagens de usar o Tap on Phone?

As duas tecnologias oferecem diversas vantagens aos empreendedores, em especial para quem está começando seu negócio e para aqueles que precisam de uma solução mais compacta, barata e simples em comparação com as maquininhas convencionais.

O primeiro fator a seu favor é a acessibilidade, pois os empresários podem ter acesso a esse serviço sem precisar pagar uma mensalidade, por exemplo. Ou seja, pagam apenas uma taxa sobre o valor do recebimento. 

Isso resulta na economia de custos operacionais, ainda mais porque o empreendedor não precisará investir em um terminal de pagamento tradicional. Levando em consideração os gastos desse recurso em comparação com as maquinetas, é possível concluir que ele é mais viável dependendo do tipo e fase do negócio.

Outra vantagem é a conveniência de não precisar carregar outro terminal de pagamento junto ao celular. Isso, porque essas tecnologias transformam seu aparelho telefônico em uma máquina de cartão completa.

A facilidade de uso também se destaca neste recurso, pois basta instalar um aplicativo no celular e começar a receber. Além disso, o deslocamento é facilitado e a usabilidade é boa, já que o vendedor precisa apenas tirar o aparelho do bolso e fazer a cobrança.

Também vale destacar a flexibilidade deste serviço que pode ser adotado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas que atuam em qualquer tipo de negócio. Sendo o maior público pequenos empreendedores, autônomos, profissionais liberais e MEIs.

Além disso, a atualização do serviço é garantida, pois é possível baixar as novidades e as correções de bugs diretamente no aplicativo instalado em tempo real. Por fim, a experiência do cliente se torna mais prazerosa, já que nos últimos anos o recebimento por meio da tecnologia NFC tem crescido muito no Brasil.

E as desvantagens?

Não podemos deixar de falar sobre as desvantagens de usar o Tap to Pay ou o Tap on Phone. A primeira delas é a compatibilidade com a tecnologia, pois aparelhos mais antigos podem não ser aptos para recebê-la.

Também é importante mencionar que sem Internet não é possível efetuar as transações comerciais, então se o empreendedor estiver fora da área de alcance da operadora ou em um local com instabilidade, ficará mais difícil receber o pagamento por meio do celular.

A segurança também pode prejudicar os recebimentos mesmo que as marcas garantam que as transações são criptografadas e seguras. Isso, porque os clientes podem ficar receosos devido à falta de conhecimento em relação a essa nova tecnologia.

Além disso, existem limitações de bateria e transações, já que a bateria dos celulares pode durar menos devido ao uso excessivo e podem ter marcas que limitam o número de vendas em comparação com as maquininhas tradicionais. Então, se o empreendedor tem um fluxo muito grande de movimentações no dia pode se sentir limitado.

Como usar esse recurso para receber com cartão no celular?

Para usar esse recurso e transformar o celular em uma verdadeira maquininha de cartão, basta ter um aparelho compatível com a tecnologia que tenha NFC e acesso à Internet. Depois disso, deve-se pesquisar a operadora que pode ser uma das mencionadas anteriormente.

Durante esse processo, analise muito bem as funcionalidades, taxas, vantagens e desvantagens. Em seguida, escolha a preferida, baixe o aplicativo no seu celular, faça as configurações e preencha os cadastros. Em alguns casos, é necessário abrir uma conta digital também.

Por fim, pode começar a vender seus produtos e serviços e receber por meio do seu celular com a tecnologia Tap to Pay ou Tap on Phone. Como mencionamos antes, o prazo e as taxas de recebimento dessas vendas depende da operadora contratada.

Afinal, vale a pena usar o Tap to Pay?

Podemos dizer que vale a pena usar as tecnologias Tap to Pay no iPhone e o Tap on Phone no Android, desde que você tenha um fluxo menor de vendas, um bom acesso à Internet, um celular compatível e uma condição financeira favorável para pagar as taxas de recebimento.

Como mencionamos, pessoas físicas, pequenos empreendedores, autônomos, MEIs e profissionais liberais têm mais vantagens ao aproveitar esse recurso. Por isso, é necessário analisar muito bem os prós e os contras de usar essa tecnologia. Assim como entender se ela atende realmente à necessidade do negócio. Por exemplo, esse recurso pode ser muito bem-vindo para aqueles que estão começando e têm uma movimentação menor de vendas. 

Por outro lado, empresas maiores com alto fluxo de transações comerciais podem necessitar de uma maquininha mais robusta e com outras funcionalidades, como a integração com apps de gestão de negócios. Nesse caso, as opções mais tradicionais são a melhor alternativa.

Então, antes de decidir, pense no seu empreendimento e compare as opções disponíveis no mercado. Dessa forma, vai tomar uma decisão mais embasada sobre esse recurso. Porém, se quer ler outros conteúdos sobre máquinas de cartão, acesse os links abaixo:

Perguntas frequentes (FAQ)

  1. O que é Tap to Pay?

    O Tap to Pay é uma tecnologia que ajuda a transformar seu iPhone em uma maquininha, desde que ele seja compatível, bem como tenha NFC e acesso à Internet.

  2. Como funciona o Tap to Pay?

    Por meio desse recurso, é possível receber vendas através da aproximação de cartão de débito e crédito usando apenas um aplicativo instalado no seu iPhone.

  3. Como usar o Tap to Pay?

    É necessário ter um celular com sistema operacional compatível, tecnologia NFC instalada e acesso contínuo à Internet. Assim como deve-se ter o aplicativo com esse recurso baixado e configurado no aparelho.

  4. Quais aparelhos são compatíveis com pagamento por aproximação?

    No caso do Tap on Phone, aparelhos com sistema operacional Android igual ou superior a 8.1 são compatíveis. Já em relação ao Tap to Pay, são os iPhones superiores ao modelo X que tenham NFC.

Conteúdos Relacionados