Maquininha de cartão Nubank existe? Conheça o app NuTap!

Nubank

O aplicativo NuTap funciona como a máquina de cartão Nubank! Saiba as taxas cobradas, bandeiras aceitas, vantagens, desvantagens, como usar o app e se é ele bom, confiável e vale a pena.

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 21/05/2024

A “maquininha de cartão Nubank” é mais um produto desenvolvido pela fintech em busca de revolucionar o mercado de operações digitais, e traz uma série de funcionalidades modernas. No entanto, nem todos os empreendedores estão familiarizados com o produto.

Isso, porque a Nubank não realizou o lançamento de um terminal de pagamento convencional, buscando acompanhar a evolução da tecnologia de pagamentos online, segmento onde já é pioneira.

Contudo, vendedores que procuram uma opção acessível e com taxas reduzidas para realizar seus recebimentos podem aproveitar esse novo equipamento da roxinha.

Para isso, vale a pena conhecer mais sobre o NuTap, a “maquininha de cartão Nubank”.

Confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto, com aquilo de mais importante que você precisa saber para avaliar o serviço, além de entender quais as vantagens que acompanham essa tecnologia e se ela é, de fato, segura.

A maquininha de cartão Nubank existe?

Sim, a maquininha de cartão Nubank existe, mas não é um equipamento tradicional, como os já conhecidos no mercado.

Isso, porque o seu serviço de recebimentos não opera por meio de um aparelho físico, semelhante a outras máquinas de cartão.

Na verdade, o seu terminal de pagamento é administrado diretamente pelo celular, por meio do aplicativo do vendedor, que permite a realização das compras utilizando a tecnologia NFC dentro do smartphone.

Esse é o princípio que opera o NuTap, a maquininha de cartão Nubank, um serviço inteiramente digital, assim como grande parte do catálogo da fintech.

NuTap: conheça essa novidade e saiba como funciona!

Lançado em maio de 2022, pode-se dizer que o NuTap é a maquininha de cartão Nubank, a qual funciona de forma 100% digital diretamente no celular, dentro do aplicativo da conta PJ.

Nesse caso, ele não emite nenhum tipo de equipamento físico, como é comum para terminais de pagamento dessa modalidade.

Em vez disso, o NuTap autoriza os titulares a aceitarem recebimentos em sua conta com o seu smartphone, por meio da tecnologia NFC, ou Near Field Communication, que pode ser traduzido como “comunicação por campo de proximidade”.

Conhecida também como contactless, é essa função que permite que os consumidores utilizem o pagamento por aproximação nas maquininhas convencionais.

Nesse caso, seu cartão possui um chip que emite ondas de frequência rádio-sonoras, lidas pelo aparelho, autorizando a compra.

A “maquininha de cartão Nubank” funciona com esse mesmo princípio, autorizando que o celular do vendedor faça a leitura desse chip do plástico do cliente.

Dessa forma, basta ele aproximar o cartão da câmera do smartphone, e o aplicativo do empreendedor irá ler as informações, confirmar o valor e realizar a transferência. O saldo é enviado normalmente para a conta.

Essa tecnologia faz com que não seja necessário utilizar uma maquininha física para vender, além de não apresentar taxas comuns, como custo de adesão ou mensalidades.

Os pagamentos são aceitos na função de crédito ou débito, e a leitura NFC também pode ser feita com carteiras digitais, pelo celular ou mesmo smartwatches habilitados, por exemplo.

Além disso, outras características convencionais se mantêm, como a necessidade de senha para valores acima da margem permitida pelo banco do cliente, e criptografia de ponta, que protege os dados durante a transação.

Quanto custa o NuTap?

Uma vez que a “maquininha de cartão Nubank” não opera como um equipamento físico, ela não possui nenhum custo inicial, como taxa de adesão, preço de compra ou taxa de envio. Atualmente, as únicas tarifas são referentes às vendas.

Nesse caso, o vendedor precisará ter apenas um smartphone compatível com a tecnologia NFC e uma conta Pessoa Jurídica dentro do aplicativo Nubank, o que também é gratuito.

Posteriormente, quando realizar uma compra, deverá pagar somente as taxas de compra no débito ou crédito.

No entanto, em um primeiro momento, o NuTap é totalmente gratuito para os empreendedores.

Não deixe de conferir: As 5 melhores opções de maquininha sem aluguel

Quais são as taxas do aplicativo de máquina de cartão da Nubank?

Uma vez que a maquininha de cartão Nubank não possui custos, apenas taxas que incidem sobre as operações de venda, é importante verificar quais os valores cobrados a cada recebimento.

A princípio, os dados informados pelo site indicam que a taxa de débito é de 1,49%, abaixo da média de outras tarifas mais competitivas.

Enquanto isso, o crédito à vista possui cobrança de 3,19%, com valor fixo. Ainda, o crédito parcelado possui taxas variáveis, com tarifa a partir de 5,49%, e valor máximo de 12,49%.

Uma novidade implementada pelo NuTap é o pagamento via Pix direto na maquininha, que costuma ser liberado por meio de QR Code. Nesse caso, a venda não apresenta taxa, sendo gratuita para o vendedor.

TaxaCobrança
Débito1,49%
Crédito à vista3,19%
Crédito parceladoA partir de 5,49%
Pix0,0%

Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as melhores opções em 2024!

Quais bandeiras são aceitas pelo NuTap?

Até o momento, as únicas bandeiras aceitas pela “maquininha de cartão Nubank” são Visa e Mastercard, os nomes mais populares do mercado.

Nesse caso, o NuTap não processa pagamentos de outras bandeiras de cartão, internacionais ou regionais. Além disso, também não trabalha com cartões-alimentação, que apresentam operadoras próprias.

Contudo, segundo informações disponibilizadas no site do Nubank, a empresa está trabalhando para ampliar seu catálogo de bandeiras, e, em breve, irá incluir outros nomes.

Vantagens e desvantagens desse aplicativo de pagamentos

Por fim, para conhecer a “maquininha de cartão Nubank” de forma completa, e realizar uma avaliação concreta sobre o produto, vale a pena conhecer mais sobre as vantagens e desvantagens que esse aplicativo de pagamentos oferece.

Sendo uma novidade no mercado, podem existir alguns pontos mais ou menos positivos que se destacam.

Nesse sentido, é importante conferir os principais durante a sua avaliação:

Vantagens da maquininha de cartão Nubank

A princípio, a maior vantagem do NuTap é ser um terminal de pagamentos gratuito e moderno. Ele permite que o vendedor receba sobre as vendas sem precisar de uma máquina de cartão física, ou ter custos de investimento inicial para obter esse aparelho, o que pode ser interessante para quem está começando.

Além disso, também inovou o mercado, permitindo transformar o smartphone em um equipamento completo de vendas.

Essa ferramenta é prática e simples de utilizar, enviando o saldo diretamente para a conta PJ do empreendedor, sem que exista a necessidade de ter outros canais de movimentação, ou mesmo carregar outro aparelho no dia a dia.

Enquanto isso, vale a pena destacar suas taxas, que são competitivas, menores do que a média do mercado, o que também torna o processo atrativo para os empreendedores.

Por fim, a segurança da “maquininha de cartão Nubank” é a mesma de outros aparelhos convencionais, sem comprometer os dados do cliente, mesmo que atue com aproximação.

Desvantagens da maquininha de cartão Nubank

Por outro lado, existem alguns pontos negativos ou menos positivos que se destacam no uso do NuTap.

Em um primeiro momento, o número de bandeiras aceitas é uma desvantagem, especialmente por ser restrito somente às principais do mercado, impossibilitando que clientes com outros cartões possam utilizar o serviço.

Ainda, embora não ter que utilizar uma máquina física seja um ponto positivo na questão da praticidade, caso o smartphone descarregue, ou não possua conexão com a internet, o vendedor ficará impossibilitado de seguir com os pagamentos.

Isso não acontece no caso de maquininhas independentes, por exemplo, podendo ser um ponto de atenção para o público que avalia o serviço.

Finalmente, a contratação do NuTap por enquanto está liberada somente para Pessoas Jurídicas, de modo que vendedores sem uma conta PJ, com CNPJ ativo, não podem solicitar o serviço.

Veja também: Melhor maquininha de cartão para autônomos: top 5 máquinas!

Como instalar e usar o app de maquininha da Nubank

Depois de avaliar a “maquininha de cartão Nubank” e decidir que se trata de um recurso vantajoso, o interessado pode seguir com o pedido diretamente pelo seu aplicativo.

Antes de mais nada, é necessário ter uma conta PJ aberta e ativa na plataforma roxinha. Em seguida, será possível localizar a seção do NuTap dentro da tela inicial.

Se a alternativa ainda não estiver disponível, o empreendedor poderá aguardar a liberação, uma vez que nem toda a base de clientes está autorizada a testar a novidade ainda. Ou, se for o caso, pode entrar em contato com o chat do Nubank e falar com um atendente.

Se a opção estiver liberada, o titular poderá seguir com a solicitação dentro do aplicativo, sendo direcionado para um formulário e os contratos de uso.

Após concordar com os dados, o aplicativo irá realizar uma rápida análise do celular onde a plataforma está instalado, verificando se ele é compatível com o NuTap e atende a todos os critérios necessários.

Com a confirmação positiva, a configuração poderá ser feita em uma nova tela, que indica o download de um aplicativo adicional, para auxiliar no processamento das cobranças.

Depois de instalado, o serviço já estará disponível dentro da conta PJ do empreendedor, sem nenhum custo.

Como cobrar com o NuTap?

Posteriormente, para usar a “maquininha de cartão Nubank”, basta o vendedor selecionar o botão “Cobrar com NuTap”, que já estará disponível na tela inicial.

Em seguida, deverá escolher o valor do pagamento, atualmente disponível apenas para cobranças mínimas de R$2 e máximas de R$199,99.

A próxima tela indica a forma de pagamento, que pode ser débito, crédito à vista ou com parcelamento, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$5.

Por fim, após a escolha, o cliente poderá aproximar seu cartão na parte traseira do celular, ou a carteira digital, se for o caso.

O posicionamento deve ser feito próximo da câmera, e, uma vez que a leitura for concluída, o pedido será processado, gerando o comprovante de pagamento na tela do celular ao final da operação.

Melhor máquina de cartão para MEI: as 5 opções mais relevantes do mercado!

Afinal, o NuTap é bom e confiável?

Em um primeiro momento, é possível afirmar que sim, o NuTap é um serviço confiável.

Isso, porque ele foi lançado por uma das maiores fintechs do mercado atual, conhecida por sua segurança e credibilidade no segmento financeiro.

Ainda, é um serviço que foi devidamente aprovado pelos órgãos de fiscalização, garantindo que o terminal de pagamento é autêntico e seguro.

Dessa forma, o vendedor e os clientes podem utilizá-lo com mais confiança, assegurados por uma criptografia de ponta que acompanha a tecnologia NFC.

Por fim, o recurso é inovador e moderno, atendendo ao que se propõe e oferecendo uma alternativa de qualidade para os empreendedores.

Nubank no Reclame Aqui

Atualmente, a nota do Nubank no Reclame Aqui é maior do que 8, considerada ótima. Além disso, também possui outros índices positivos, incluindo:

  • quase 100% reclamações respondidas;
  • mais de 80% de soluções encontradas;
  • mais de 75% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Com isso, é possível determinar que a instituição, bem como seus produtos, são confiáveis, na opinião dos usuários.

O NuTap vale a pena?

Por fim, determinar se a maquininha de cartão Nubank vale a pena é uma avaliação individual, que depende das impressões do empreendedor.

Contudo, em um primeiro momento, o serviço pode ser atrativo para quem busca uma alternativa de pagamento especialmente moderna e prática.

Além disso, pode revolucionar o mercado de maquininhas, apresentando uma opção mais simples e acessível.

Por outro lado, suas restrições de bandeiras e valores podem não suprir as necessidades de determinado público, com um volume de vendas maior, ou que atendem clientes com outros tipos de cartão.

Nesse caso, para definir se o NuTap vale a pena, é recomendável avaliar as suas próprias demandas, e verificar se o serviço pode atendê-las.

Telefone do Nubank e outros contatos

O telefone da Central de Atendimento do Nubank é 0800 608 6236, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Além disso, também permite o envio de mensagens por e-mail, no endereço [email protected], e é conhecido por seu chat online, um canal para todos os tipos de dúvidas, reclamações e orientações.

O chat pode ser iniciado diretamente pelo aplicativo ou no site do Nubank.

Redes sociais do Nubank

Conclusão sobre a maquininha de cartão Nubank

Sendo uma novidade no mercado, a “maquininha de cartão Nubank” promete inovar o segmento de pagamentos, oferecendo uma alternativa moderna e prática para os vendedores.

No entanto, em fase de desenvolvimento, ainda apresenta algumas restrições, como poucas bandeiras aceitas e uma margem reduzida de valores de compras.

Nesse caso, é um serviço que vale a pena acompanhar, mas com atenção para seus recursos, para que possam atender, de fato, ao que seu negócio precisa no momento.

Se você está procurando por uma máquina de cartão, vale conferir nossas análises sobre os principais nomes disponíveis no mercado. Confira algumas a seguir:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Tem maquininha da Nubank?

    Sim, o Nubank lançou sua própria versão de maquininha, o NuTap, que funciona no aplicativo do vendedor, sem máquina física.

  2. Qual a taxa da maquininha Nubank?

    As taxas da maquininha Nubank são 1,49% para débito, 3,19% para crédito à vista e a partir de 5,49% para crédito parcelado.

Conteúdos Relacionados

Nenhum conteúdo relacionado encontrado.