Confira onde e como gerar o link de pagamento com recebimento na hora

E-commerce

As vendas pela Internet crescem a cada dia, por isso, o link de pagamento com dinheiro na hora é uma ótima alternativa para pessoas físicas e jurídicas que vendem produtos ou serviços no meio digital.

Escrito por: Tathiane Mantovani - atualizado em: 21/05/2024

Você sabia que não precisa de uma plataforma de e-commerce robusta para vender online? Isso mesmo! É possível comercializar seus produtos e serviços nas redes sociais ou nos aplicativos de comunicação por meio do link de pagamento com recebimento na hora.

Dessa forma, fica mais fácil não perder as oportunidades de vendas e, ainda, é possível receber seu dinheiro no momento da transação para manter um fluxo de caixa mais saudável no dia a dia. Conheça as principais opções de link de pagamento com dinheiro na hora na tabela abaixo:

  • Link de Pagamento PagSeguro

    Link de Pagamento PagSeguro Solicitar

    Links ilimitados

    Aceita cartão de crédito

    Recebimento na hora no Pix por 1,89%

  • Link de Pagamento Mercado Pago

    Link de Pagamento Mercado Pago Solicitar

    Aceita parcelamento sem acréscimo

    Tem proteção antifraude

    Recebimento na hora no Pix por 0,99%

  • Link de pagamento SumUp

    Link de pagamento SumUp Solicitar

    Aceita cartão de crédito

    Não exige maquininha

    Recebimento na hora no Pix por 0,00%

Também vale destacar que as vendas online crescem a cada dia e aqueles que oferecem uma maior diversidade de métodos de pagamentos saem na frente da concorrência. 

Quer saber mais sobre essa opção, quais são as taxas e como gerar o link? Então, continue a leitura e confira o nosso texto na íntegra.

O que é e como funciona o link de pagamento?

O link de pagamento é um método de cobrança simples, ágil e seguro. Com ele, é possível receber por meio de cartão de débito e crédito, boleto, transferência bancária e Pix apenas enviando uma URL personalizada para o cliente por WhatsApp, Telegram, SMS, e-mail, redes sociais, entre outros canais digitais.

Essa URL é uma espécie de checkout de vendas, ou seja, possibilita a finalização de uma venda online sem a necessidade de um e-commerce robusto, uma maquininha de cartão com taxas mais elevadas, um gateway de pagamento ou uma loja física com uma estrutura completa.

Nesse caso, o vendedor preenche o link de pagamento com o valor da compra no site, aplicativo ou ferramenta da respectiva operadora — que normalmente é a mesma que administra as máquinas de cartão de crédito — e envia para o cliente por meio dos canais ou aplicativos digitais, ou seja, por meio de mensagem de texto.

Depois disso, o consumidor finaliza o preenchimento dos dados e realiza a compra para receber o produto ou serviço contratado. E o vendedor pode acompanhar todo o processo online, bem como rastrear o pagamento em tempo real.


Veja também: Qual a melhor maquininha de cartão? Confira nosso ranking!


Quais as opções de link de pagamento com recebimento na hora?

No mercado existem diversas opções de marcas que oferecem link de pagamento, mas somente algumas têm a opção de recebimento na hora. Por isso, elencamos abaixo as principais para que você possa analisá-las. Vamos lá!

PagSeguro

Vamos começar pelo link de pagamento PagSeguro. Ele oferece dois aplicativos para Android e iOS, o PagBank e o PagVendas, que geram URLs customizadas e ilimitadas para que os vendedores possam fazer suas cobranças com tranquilidade. 

Inclusive, aceita diversas formas de pagamento, como Pix, boletos e cartões de débito e crédito (Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Hiper e Diners Club). Ainda existe a possibilidade de parcelamento.

Além disso, as taxas variam de acordo com o prazo de recebimento. E para ter o dinheiro na hora é necessário que o pagamento tenha sido feito em Pix e que o vendedor tenha uma conta ativa no PagBank, bem como aguarde a análise da transação.

Por outro lado, também tem a possibilidade de receber em um dia útil, em 14 dias e em 30 dias, mas cada um desses prazos tem uma taxa diferenciada que incide sobre o valor da venda.

Saiba mais sobre essa opção abaixo:

PagSeguroCaracterísticas
Link para solicitarPedir link de pagamento PagSeguro
Taxas cobradasPix (recebimento na hora) – 1,89%
Débito (recebimento em 1 dia) – a partir de 2,39%
Crédito (recebimento em 14 dias) – a partir de 3,99%
Crédito (recebimento em 30 dias) – a partir de 3,19%
VantagensLinks ilimitados e aceita cartão de crédito
DesvantagensTaxas variam de acordo com o prazo de recebimento e não faz adiantamento de recebimento
Resumo sobre o link de pagamento PagSeguro

Leia também nosso artigo Maquininha PagSeguro: saiba taxas e preço dos 5 modelos!


Mercado Pago

Nossa segunda opção é o link de pagamento Mercado Pago. Por meio dele, é possível receber pelo saldo do Mercado Pago ou Mercado Crédito, Pix, boleto (à vista ou parcelado), cartão de débito da Caixa e cartão de débito ou crédito (Mastercard, Visa, Elo, Hipercard e American Express).

Essa operadora oferece um aplicativo para Android e iOS para o empreendedor gerar gratuitamente o link. Assim como disponibiliza várias taxas diferenciadas de acordo com o prazo de recebimento e a forma de pagamento. Porém, os percentuais podem ser mais elevados que a maioria das concorrentes.

Vale destacar ainda que o Mercado Pago tem a opção de receber na hora, tanto no Pix quanto no crédito, mas para ter o dinheiro na mão é necessário ter um bom histórico de vendas na plataforma do Mercado Livre.

Entenda mais detalhes sobre essa alternativa abaixo:

Mercado PagoCaracterísticas
Link para solicitarPedir link de pagamento Mercado Pago
Taxas cobradasPix (recebimento na hora) – 0,99%
Cartão Caixa (recebimento na hora) – 3,99%
Boleto (recebimento em até 3 dias) – R$ 3,49
Crédito (recebimento na hora) – a partir de 4,98%
Crédito (recebimento em 14 dias) – a partir de 4.49%
Crédito (recebimento em 30 dias) – a partir de 3.99%
VantagensParcelamento no boleto, proteção antifraude e aceita parcelamento sem acréscimo
DesvantagensCobrança de taxas elevadas
Resumo sobre o link de pagamento Mercado Pago

Confira também nosso artigo Maquininha Mercado Pago é boa? Veja os 4 modelos e taxas!


SumUp

Por fim, temos o link de pagamento SumUp que disponibiliza um aplicativo para Android e iOS para que você possa fazer suas cobranças e receber pela venda dos seus produtos ou serviços.

Ele também aceita pagamentos por meio de boleto, Pix e cartão de débito e crédito (Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express e Hiper). Além disso, faz parcelamento em até 12 vezes, mas vale destacar que se optar por essa forma de recebimento o saldo é liberado mês a mês.

Assim como os demais serviços, é possível receber com diversos prazos, mas cada um tem sua respectiva taxa. Inclusive, pode ter o dinheiro na hora se o pagamento da venda for feito por meio do Pix e você tiver uma conta ativa no SumUp Bank.

Confira outras informações abaixo:

SumUpCaracterísticas
Link para solicitarPedir link de pagamento SumUp
Taxas cobradasPix (recebimento na hora) – 0,00%
Boleto (recebimento em 1 dia) – R$ 3,40
Crédito (recebimento em 2 dias úteis) – a partir de 4,90%
Crédito (recebimento em 30 dias) – a partir de 3,70%
VantagensAceita cartão de crédito e não exige maquininha
DesvantagensCobrança de taxas elevadas e exige abertura de conta 
Resumo sobre o link de pagamento SumUp

Veja também nosso artigo Maquininha SumUp: veja taxas, preço e saiba se é boa!


Quem pode gerar um link de pagamento com dinheiro na hora?

O link de pagamento pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas que desejam diversificar e oferecer essa opção de cobrança para os seus clientes.

Porém, ele é mais indicado para profissionais liberais, autônomos, MEIs e pequenos empreendedores que vendem seus produtos ou serviços pela Internet e, ao mesmo tempo, não possuem loja física ou virtual com gateway instalado.

Vale destacar que para gerar esse link personalizado de cobrança é necessário ter uma conta em uma operadora, que normalmente é a mesma fornecedora das maquininhas de cartão.

Qual o custo para gerar um link de pagamento?

Em relação aos custos, as operadoras costumam não cobrar pela geração do link de pagamento. Mas tem uma taxa após o recebimento do dinheiro, ou seja, um percentual que incide sobre o valor que você recebeu do cliente. 

Segundo os serviços que oferecem dinheiro na hora, o percentual pode começar em 0% no Pix e variar a partir de 2,39% no cartão de débito ou crédito. Vale destacar que vários fatores impactam nesse valor, como a empresa administradora escolhida, o tipo de cobrança e o prazo de recebimento.

Ou seja, essa taxa pode variar de acordo com o tipo de cobrança, que pode ser cartão de débito, cartão de crédito à vista, cartão de crédito parcelado, boleto bancário, transferência ou Pix. O tempo de recebimento também pode impactar nas taxas, já que você pode receber o valor da compra na hora ou depois de 30 dias, por exemplo.

Lembrando que normalmente o recebimento na hora tem uma taxa maior em comparação com outros prazos quando o tipo de cobrança não for o Pix. Por isso, verifique e confirme com a operadora todas as taxas antes de ativar esse recurso na sua conta.

Como gerar link de pagamento para receber na hora?

Para gerar o link de pagamento parcelado ou com outra forma de cobrança, basta seguir o passo a passo indicado pelo fornecedor do serviço. Mas na maioria das vezes, o processo é simples e fácil de fazer, bem como segue as etapas descritas abaixo.

Acessar o serviço

O primeiro passo é analisar o link de pagamento no qual você irá gerar a URL de cobrança antes de escolher o fornecedor. 

Depois de abrir sua conta, basta acessar o aplicativo, o site, a maquininha de cartão ou a respectiva plataforma fornecida pela operadora e, em seguida, efetuar o login com seus dados.

Gerar o link

Após fazer o login, localize o serviço dentro da plataforma, preencha o valor da compra, a descrição do produto ou serviço adquirido e o tempo de duração do link. 

Depois disso, clique em gerar link de pagamento. Nesse momento, será disponibilizado uma URL personalizada para que você envie para o consumidor pagar dentro de um determinado prazo.

Compartilhar o link

Com o link em mãos, você vai enviá-lo por qualquer aplicativo de mensagem de texto, como WhatsApp, e-mail, Telegram, SMS ou redes sociais. Por fim, o cliente recebe a URL, preenche com os seus dados e finaliza sua compra.

Quanto tempo demora para cair o dinheiro por link de pagamento?

O dinheiro cobrado por meio do link de pagamento pode cair em algumas horas, em 1 ou 2 dias úteis ou, ainda, em até 30 dias dependendo da operadora do serviço. Por isso, é importante analisar muito bem todas as informações antes de ativar esse recurso.

Mas como mencionamos anteriormente, existem algumas opções que oferecem o dinheiro na hora, como o PagSeguro, o Mercado Pago e a SumUp. Porém, fique atento às taxas cobradas pelo serviço. 

Quais as vantagens de usar esse link de pagamento?

A principal vantagem do link de pagamento com recebimento na hora é a possibilidade de obter seu dinheiro no momento da transação sem precisar esperar para isso. 

Além disso, existem outras vantagens, como as descritas abaixo.

Ampliação das formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento para o cliente otimiza a sua experiência durante a jornada de compra. E isso é possível através do link de pagamento, pois ele possibilita que o consumidor escolha a melhor maneira de pagar por suas aquisições, seja de produtos ou serviços.

Fidelização dos clientes

Ao oferecer uma experiência mais agradável para o cliente no momento do pagamento, fica mais fácil conquistar a fidelização e, consequentemente, o aumento do recebimento recorrente e a redução da inadimplência. Isso é muito saudável para o caixa, bem como para o crescimento do negócio.

Mais segurança nas transações

Esse tipo de transação é muito segura tanto para os clientes quanto para o vendedor, pois não envolve os dados sensíveis do consumidor, já que ele não precisa enviar número de cartão de crédito, por exemplo, para que o link seja gerado. Além disso, o link é criptografado para proteção das informações de ambas as partes.

Aumento das vendas

Quando você usa um link de pagamento, consegue fazer vendas online sem limites de fronteiras, ou seja, pode vender e cobrar pessoas de qualquer lugar do país. Assim, não precisa perder nenhuma oportunidade, já que pode enviar o produto pelos Correios ou transportadora. Ou, ainda, prestar o serviço de maneira remota.

Maior controle das informações

Como o empreendedor vai utilizar o aplicativo do fornecedor, fica mais fácil fazer o controle dos recebimentos de maneira online e em tempo real. Além disso, pode receber notificações com avisos. Dessa forma, é mais provável que não perca nenhum pagamento.

Facilidade para usar

Para usar o link de pagamento com recebimento na hora, basta ter o app do fornecedor do serviço, gerar o link com o valor do pagamento, enviar por qualquer canal digital e aguardar o dinheiro. Em resumo, o processo é simples, rápido, seguro e fácil.

E as desvantagens?

Como nem tudo são flores, os links de pagamento também têm desvantagens. A principal delas é que a maioria dos fornecedores deste serviço somente libera o dinheiro na hora em caso de pagamento por meio do Pix.

Também existe recebimento na hora em outras formas de cobrança, mas para conseguir o dinheiro nesse prazo é necessário arcar com um percentual maior de taxa, o que diminui o valor a receber. Nesse sentido, o empreendedor precisa analisar bem as opções e escolher aquela que faz mais sentido para o seu negócio no momento.

Além disso, apesar do link ser criptografado, os clientes podem desconfiar da idoneidade, pois pessoas mal-intencionadas costumam enviar URLs maliciosas para copiar dados de computadores e celulares.

Por isso, é essencial identificar a empresa e usar um canal de comunicação digital oficial para fazer as negociações e transações financeiras. Assim, é possível demonstrar maior segurança para os consumidores.

Afinal, vale a pena usar o link de pagamento com dinheiro na hora?

Em primeiro lugar, é importante considerar que esse é um ótimo recurso para efetuar cobranças para quem não tem uma loja virtual ou página de vendas estruturada. Nesse caso, podemos incluir pequenos empreendedores, MEIs, autônomos e profissionais liberais.

Dessa forma, fica mais fácil efetuar vendas online sem maiores preocupações, já que o link de pagamento é seguro e prático de usar. Além disso, na maioria das vezes, não é necessário ter uma máquina de cartão e a geração das URLs personalizadas é gratuita.

Porém, é necessário pagar uma taxa sobre o recebimento que pode variar de acordo com a administradora do serviço, a forma de pagamento escolhida e o prazo para receber o dinheiro. Sendo que para obter o valor da venda na hora, na maioria dos casos, a transação deve ser feita por meio do Pix.

Então, é necessário analisar bem as condições de cada fornecedor desse serviço disponível no mercado antes de contratar a melhor opção. Assim como você deve verificar se o link atende realmente às necessidades do seu negócio, ou seja, se ele vai facilitar o fluxo de vendas e, consequentemente, alavancar o seu faturamento.

Agora que você já sabe os principais detalhes sobre link de pagamento com recebimento na hora, que tal conferir outra opção de cobrança que pode ajudar nas suas vendas? Veja nossa seleção de conteúdos sobre as principais opções de maquininhas disponíveis no mercado:

Perguntas frequentes (FAQ)

  1. Como funciona o link de pagamento?

    É uma URL personalizada, que na maioria das vezes, é gerada por meio de um aplicativo. Ela pode ser enviada por qualquer canal de comunicação digital para que o cliente faça o pagamento do valor do produto ou serviço contratado.

  2. Quais são as opções de link de pagamento para receber na hora?

    Existem muitas opções de link de pagamento disponíveis no mercado, mas somente alguns oferecem o recebimento na hora. Dentre elas podemos destacar, o PagSeguro/PagBank, o Mercado Pago e a SumUp.

  3. Como gerar um link de pagamento?

    Para gerar o link de pagamento, basta acessar a plataforma oferecida pela administradora do serviço, localizar a opção indicada, preencher o valor e o prazo de expiração da URL e, por fim, clicar no botão para emitir e copiar o link.

  4. Quanto tempo demora para cair o dinheiro por link de pagamento?

    O tempo para cair o dinheiro pode variar de acordo com a operadora do serviço, a forma de pagamento escolhida e a taxa cobrada. Nesse caso, o recebimento pode ser na hora, em 1 ou 2 dias úteis, em 14 dias ou, ainda, em 30 dias corridos.

Conteúdos Relacionados