Saber o que é um plano de negócio e como desenvolvê-lo, pode tornar a sua atuação muito mais estratégica no mercado.
Afinal, a capacidade de gerenciamento pode ser otimizada a partir de um planejamento melhor desenvolvido, de modo a contribuir para que o gestor consiga propor as ações de maneira mais organizada.
Esse, inclusive, pode ser um diferencial que irá te destacar diante dos concorrentes e fazer com que a sua empresa seja mais competitiva.
Porém, para que o seu plano de negócios seja realmente eficiente, é essencial que ele cumpra alguns critérios que irão torná-lo uma ferramenta chave para o desenvolvimento estratégico da empresa.
Se você não sabe o que é um plano de negócio ou não conhece as etapas de desenvolvimento e implantação desse recurso, nós podemos ajudá-lo com esse conteúdo especial.
Confira como criar um planejamento estratégico para sua empresa e como torná-lo mais adequado a sua atuação.
O que é um plano de negócio?
O plano de negócios é um documento criado pela equipe administrativa da empresa, em especial os gestores, que reúne todos os objetivos a serem alcançados.
Contudo, indo além de um planejamento de resultados, ele também se destaca por descrever como esses objetivos poderão ser alcançados.
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Por isso, um plano de negócios é, em suma, uma ferramenta de orientação completa para a empresa, já que:
- Declara quais os objetivos que ela deve alcançar;
- Quais os caminhos que devem ser trilhados para alcançar o objetivo;
- Que tipo de ação deve ser tomada para ter o resultado esperado;
- Quais as metas de lucratividade devem ser obtidas dentro de certo período;
- O que, efetivamente, deve ser feito para que a empresa atinja o seu objetivo principal.
Saber o que é um plano de negócios também pode ajudá-lo a entender como essa ferramenta contribui para que o gestor tenha um real conhecimento sobre a empresa.
Isso, porque ao identificar os objetivos e traçar os caminhos para alcançá-lo, é possível verificar se ela tem condições de realizar tais tarefas.
Nesse caso, estamos falando sobre a capacidade produtiva, de rentabilidade, de liquidez, de recursos humanos, materiais e, até mesmo, de absorção do mercado para aquilo que é produzido.
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Para que serve um plano de negócio e qual a sua importância?
Após entender o que é um plano de negócios, conseguimos identificar que a sua importância está diretamente relacionada com a capacidade da empresa de alcançar os resultados esperados para ela.
Apenas ao colocar essa expectativa no papel e propor os caminhos para alcançá-la, é que o gestor tem a oportunidade de enxergar, com maior clareza e objetividade, se o negócio tem o que é preciso para corresponder.
Por isso, podemos dizer que o planejamento é importante para que se conheça a real capacidade de um empreendimento diante de sua condição mercadológica.
No entanto, indo além dessa questão, ainda podemos atribuir a ele outros motivos que o fazem ser essencial em uma empresa que pretende crescer e prosperar. Veja só quais são:
Contribui para compreender o mercado
Saber o que é um plano de negócio e criá-lo da forma ideal, contribui diretamente para que o gestor consiga compreender o mercado.
Isso significa identificar quais são as oportunidades que ele oferece, qual o nível de competitividade, se o mercado está se retraindo ou se expandindo, entre outras características.
Quanto mais elementos você tiver sobre o mercado, mais coerente será a proposta desenvolvida em seu plano de negócio.
Ao mesmo tempo, te dará mais embasamento para tomar decisões estratégicas.
Ajuda a delimitar o público-alvo do negócio
Um ponto fundamental na análise empresarial, que vai influenciar desde a alocação de recursos, até à determinação de preço do produto que envia ao mercado, é a delimitação do seu público-alvo.
Quando você reconhece o seu consumidor ideal, consegue desenvolver uma persona para orientar o seu trabalho diretamente.
Isso, por sua vez, te dará a oportunidade de aprender mais sobre o público e criar algo que realmente o interesse e atenda aos seus anseios.
Pensando de forma estratégica, reconhecer o público-alvo é essencial para conseguir orientar os seus esforços de vendas, propondo, até mesmo, uma orientação para a equipe de marketing.
Também ajuda a reduzir os custos com aplicação de medidas visando alcançar um público que, efetivamente, não trará os resultados esperados.
Avalia as necessidades da empresa
Outra importância de reconhecer o que é um plano de negócio e desenvolvê-lo de forma adequada, é o apoio que ele oferece para identificar possíveis situações problemáticas que a empresa enfrenta.
Por exemplo, qual é o seu real foco de atuação, se o mercado no qual está inserida tem demanda o suficiente para garantir lucratividade, se a capacidade operacional é positiva, entre outras questões.
Sendo assim, permite que o gestor avalie a real viabilidade deste negócio e identifique se a atuação atende aos anseios do mercado e do público-alvo.
Ao mesmo tempo, também permite que ele identifique o que precisa ser feito para adequar esse trabalho, de modo a torná-lo mais inteligente e promissor.
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Ajuda no gerenciamento
Outra vantagem que o plano de negócios pode oferecer para o cotidiano empresarial é ajudar no gerenciamento e na tomada de decisão.
Isso, porque o alicerce do planejamento são propostas com base na avaliação da capacidade do negócio e do mercado onde está inserido.
Por isso, o gestor se torna mais capaz de identificar ameaças e oportunidades, analisando os pontos fortes e fracos da sua organização.
Vale a pena reforçar que o plano de negócios é um documento orientativo de ações. Isso quer dizer que ele pode ser consultado sempre que o gestor tiver alguma dúvida sobre o que e como fazer.
Logo, ele se torna uma ferramenta estratégica que favorece diretamente para que as decisões sejam tomadas da forma ideal.
Atrai novos talentos e valores para a empresa
Se o plano de negócios foi bem desenvolvido e a sua execução está apresentando os resultados esperados, não vai demorar para que a empresa comece a se destacar. Logo, quanto mais rentável e bem consolidada ela for, maior será o nível de atração no mercado.
Isso, por sua vez, diz respeito aos talentos que podem agregar em mão de obra para tornar o negócio mais competitivo, mas também a possíveis parceiros comerciais.
Tornar a equipe ainda mais qualificada e ter aportes financeiros para propor capital de giro, realizar investimentos e expandir a capacidade produtiva, também são elementos que poderão contribuir para o sucesso empresarial.
Contribui para posicionar e manter a marca forte
Por fim, um último motivo que justifica a importância de saber o que é um plano de negócio e executá-lo em sua empresa, é consolidar o seu espaço diante do mercado.
As marcas que possuem mais reforço são as primeiras no imaginário do consumidor. Por isso, quanto mais sólida ela for, seja diante de clientes, stakeholders ou do próprio mercado, maior será o retorno oferecido.
De acordo com o portal UOL, ações de posicionamento e reforço de marca são parte fundamental na estratégia de sucesso de uma empresa.
Portanto, faz todo o sentido que esse seja um dos focos desenvolvidos no plano de ação.
Como elaborar um plano de negócio: etapas e estrutura com elementos que não podem faltar!
Após entender o que é um plano de negócios e sua importância para a empresa, podemos partir para a execução do mesmo.
Afinal, o planejamento, para ser efetivo, precisa ser criado de forma ideal, de modo a contribuir para que, quando consultado, informe as bases de ação e como elas devem ser realizadas.
Para tanto, podemos dividir o plano em 7 partes, cada uma com enorme importância estratégica para o negócio. Veja só quais são elas e como criá-las:
Sumário executivo
O primeiro passo da criação de um plano de negócios é desenvolver um sumário executivo. Ele deve conter todas as etapas que farão parte desse documento estratégico.
A importância do sumário é ajudar a orientar quais são as etapas que devem ser desenvolvidas.
Equipe de gestão capacitada
Após planificar o que deverá ser feito pelo sumário executivo, é hora de designar uma equipe para a efetiva criação do plano de negócios.
Nesse sentido, é interessante contar com o apoio de profissionais qualificados e que conheçam o cotidiano da empresa.
Essa equipe deve ser composta por um time de gestores, que entendam de detalhes sobre o mercado e, também, sobre o negócio.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado também é muito importante no processo de identificar o que é um plano de negócio, pois ela vai demonstrar quem é o público que consome os produtos da empresa.
Sabendo exatamente com quem conversar, é mais fácil desenvolver uma ação de marketing que ofereça melhores resultados.
Análise financeira e econômica
A análise financeira e econômica é uma das etapas mais importantes que deverá vivenciar quando estiver pensando no que é um plano de negócio.
Afinal, é nessa fase que o gestor deverá avaliar qual é a real situação financeira e econômica da empresa.
Apenas após saber a sua capacidade de aderir a novas ações, é que ele terá a possibilidade de identificar quais objetivos devem ser cumpridos e de que forma serão alcançados.
Plano de marketing
Para alcançar as metas de vendas e lucratividade propostas como base no plano de negócios, o gestor pode contar com o apoio do marketing.
Ele será fundamental para propor as melhores práticas para o mercado, de modo a tornar a produção mais comercial e rentável.
Para tanto, o plano de marketing deve ser composto com foco em 4 pilares principais, que são:
- Produto que será disponibilizado ao mercado;
- Preço que será cobrado pelo produto;
- Praça, que é a localidade onde serão vendidos os produtos (o mercado, em si);
- Promoção, que determina de que forma ele será oferecido ao público.
Plano operacional
O plano operacional é a etapa que consiste em identificar quais são as reais capacidades de operação da empresa.
Isso significa avaliar a sua infraestrutura, a força de trabalho, a capacidade produtiva e, até mesmo, o tempo que ela demora para criar um lote de produtos.
A partir da definição do plano operacional, o gestor consegue verificar quais os setores da empresa que apresentam melhor desenvolvimento e quais precisam de apoio para funcionar com mais ênfase.
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Plano de implantação
Por fim, chegamos à parte final do plano de negócios, que consiste em criar as bases de implantação do mesmo.
É fundamental que, após identificar cada elemento que fará a sua composição, o gestor também se dedique a pensar em como colocar essas ações em prática.
Para tanto, ele deve fazer uma projeção financeira e mercadológica sobre essa implantação, para adaptar a sua viabilidade.
Isso, por sua vez, vai tornar a adesão ao projeto bem mais suave, de modo que se torne uma parte integrante da atuação empresarial cotidiana.
Afinal, como montar um plano de negócio?
Compreender o que é um plano de negócio está diretamente ligado ao seu interesse em fazer a empresa crescer de maneira sólida.
Isso, porque se está interessado em desenvolver esse planejamento, é porque também pretende que o seu negócio se desenvolva de forma ideal, para garantir resultados mais lucrativos e robustos.
Por isso, após entender o que ele é e quais as etapas que não devem ser deixadas de lado em sua construção, podemos te ajudar a criá-lo, efetivamente.
E, para tal ação, o Business Model Canva é a ferramenta mais adequada, devido à fácil usabilidade e a possibilidade de criar um modelo bem explicativo.
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Como fazer um plano de negócio pelo Business Model Canva?
O Business Model Canva é uma ferramenta ideal para criar modelos de planejamento estratégico.
Para facilitar o seu entendimento, ela permite que se crie um panorama completo do negócio, por meio da divisão da empresa em blocos.
Cada um desses blocos, posteriormente, é analisado de maneira individual, com a proposição de ideias específicas para cada.
No entanto, a riqueza do Business Model Canva está na avaliação geral. Isso, porque quando você terminar de alimentar as propostas para cada bloco, acaba tendo um plano completo de gerenciamento.
Por isso, dizemos que ele ajuda na criação de um mapa visual da empresa, com as suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.
Nesse mapa, se torna possível identificar os seguintes aspectos:
- Qual é o propósito principal da sua empresa (alcançar mais público, aumentar lucratividade, ser mais competitivo, entre outros interesses);
- Qual é o segmento de mercado em que está inserido e qual o seu perfil de clientes;
- Quais os principais canais de obtenção de recursos, matéria-prima e insumos, a fim de se preparar para eliminar a dependência ou propor bases para negociações;
- Como é feito o relacionamento com os clientes, considerando os canais principais e o tom de voz utilizado;
- Qual é a atividade-chave da empresa;
- Quais os principais parceiros do seu negócio;
- Quais são os principais recursos utilizados para a atuação da sua empresa;
- Quais são as suas fontes de receita e os custos operacionais.
Quando você consegue planificar todos esses aspectos envolvendo o negócio, tem a capacidade de enxergá-lo de forma completa.
Toda a estrutura da empresa estará descrita diante de seus olhos, indo desde a capacidade de operação, até os parceiros comerciais que ajudam em sua rentabilidade.
Ter essa visão panorâmica é fundamental para enxergar, também, as melhores oportunidades para a empresa.
Plano de negócio: conclusão
Entender o que é um plano de negócio é a primeira ação que você deve tomar, caso queira tornar a sua empresa mais estratégica diante do mercado.
Isso, porque uma das principais funcionalidades desta ferramenta consiste em demonstrar quais ações podem ser tomadas para alcançar determinado objetivo.
Esse, por sua vez, pode ser aumentar a participação de mercado, conquistar mais público, ter maior lucratividade, reforçar a marca, entre várias outras atitudes que podem favorecer a atuação empresarial.
Após compreender a importância de um plano de negócio e aprender como criá-lo, você poderá utilizá-lo em seu empreendimento.
Além de ajudá-lo a entender quais as reais condições da sua empresa, ele também vai contribuir para que você alcance objetivos de forma mais sólida e concreta.
E aí, o que achou do nosso texto? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários, ela é muito importante para que consigamos entregar um conteúdo cada vez melhor.
Para finalizar, antes de você ir embora, que tal conferir alguns dos conteúdos que já publicamos aqui no iMaquininhas? Algum deles poderá te interessar bastante!
Perguntas Frequentes (FAQ)
O que significa um plano de negócio?
O plano de negócios é uma ferramenta estratégica, que ajuda o gestor a identificar quais os objetivos que a empresa pretende alcançar e de que forma isso pode ser feito.
Qual a função de um plano de negócio?
Qual a função A função principal de um plano de negócios é orientar os gestores nas melhores práticas para se alcançar o objetivo que tenha sido proposto inicialmente. O plano irá ajudá-lo a identificar se as ações estão sendo executadas como previsto e se o caminho percorrido é o mais adequado para obter o sucesso empresarial.de um plano de negócio?
O que deve ter em um plano de negócio?
Um plano de negócios deve conter todos os objetivos que pretendem ser alcançados pela empresa, junto às alternativas para que isso aconteça. Logo, é preciso avaliar todos os segmentos do negócio, a fim de criar estratégias para cada um deles.