Que negócio abrir em uma cidade pequena: confira 30 exemplos!

Negócios

Quer começar a empreender no interior? Confira ideias de que negócio abrir em uma cidade pequena e inspire-se para iniciar seu próprio empreendimento em regiões com menos habitantes!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 19/04/2024

Se você quer realizar o sonho de ter uma empresa, mas não sabe que negócio abrir em uma cidade pequena, existem algumas sugestões que podem te inspirar.

Muitas pessoas visam iniciar o próprio empreendimento, seja para ter uma renda extra ou para alcançar a independência financeira.

No entanto, grande parte deste público reside em regiões menos movimentadas, no interior dos estados ou áreas com menor população. Isso significa que o sonho de empreender precisa atender às necessidades dessas localidades.

Com isso, surgem dúvidas sobre como investir para regiões com menos extensão ou potenciais clientes. Entretanto, ainda é possível começar uma empresa de sucesso.

Para isso, vale a pena conhecer algumas ideias de que negócio abrir em uma cidade pequena, com indicações que podem ser bem-sucedidas em regiões com menos público.

Veja 30 exemplos que separamos para te inspirar, além de dicas para novos empreendedores que desejam ter resultados positivos mesmo em áreas menos populosas. Confira abaixo!

Que negócio abrir em uma cidade pequena: veja exemplos!

Se você quer começar a empreender, mas não sabe que negócio abrir em uma cidade pequena, confira 30 sugestões que separamos para te ajudar, com algumas ideias para desenvolver em localidades menores, inclusive com pouco capital:

1. Negócios criativos e inovadores

A principal recomendação de que negócio abrir em uma cidade pequena são empresas que ainda não têm na região e podem despertar a curiosidade da população.

Nesse caso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado mais detalhada, para se assegurar de que haverá uma boa adesão dos consumidores. Especialmente por serem inovações, logo, menos comuns.

Confira também: Como começar um negócio com 100 reais? Veja 15 ideias para se inspirar!

2. Mercearias e mercadinhos

Um negócio que costuma ser bem-vindo em cidades pequenas ou mesmo bairros mais afastados da metrópole são as mercearias e mercadinhos. Esses estabelecimentos são pequenos centros de distribuição, com os principais produtos que o público precisa.

Além disso, seus preços costumam ser mais acessíveis do que em grandes redes de supermercado, e existe a possibilidade de interagir com o público, cultivando uma maior proximidade com seus compradores.

3. Loja de roupas e acessórios

Para quem não sabe que negócio abrir em uma cidade pequena, lojas de roupas e acessórios também são empreendimentos interessantes para considerar. Isso, porque eles permitem ao público ter acesso a novos itens e tendências com maior facilidade.

Assim, vale a pena conferir se a região ainda não possui um negócio assim, e investir em vestuários que estão na moda, por exemplo, ou segmentar suas vendas para se consolidar como único na região.

4. Serviço de creche e babá

Em cidades pequenas ou localidades com menos população, é comum que serviços de creche ou babás estejam em falta. Nesse caso, é uma oportunidade interessante para você desenvolver a sua empresa.

Inclusive, é uma atividade que pode começar de forma simples, com pouco investimento ou mesmo sem formalização. No futuro, o gestor pode expandir sua atuação e gerar empregos no bairro ou localidade em que opera.

Dica de artigo: Como usar maquininha de cartão: entenda como funciona!

5. Serviços de pequenos reparos domésticos

Se está em dúvida de que negócio abrir em uma cidade pequena, serviços de reparos domésticos podem ser uma boa forma de começar. Isso, porque existe um grande público potencial, além de baixo investimento.

É possível oferecer atendimentos domiciliares simples, mas que muitas pessoas não possuem habilidade para realizar, como consertos, instalações e verificações mais complexas na casa, por exemplo.

7. Borracharia e mecânica de automóveis

Localidades com menos população costumam não ter muitas alternativas de borracharias e mecânicas de automóveis. Por isso, é uma ideia interessante de que negócio abrir em uma cidade pequena.

Pessoas com habilidades nesse segmento podem oferecer atendimento emergencial, a domicílio ou ter um local para promover consertos em diferentes tipos de veículos.

8. Marcenaria e móveis sob medida

Para quem quer abrir um negócio em cidades pequenas, vale a pena apostar em áreas que costumam ser pouco exploradas, como os móveis sob medida.

Embora seja um nicho que demanda maior investimento inicial, é possível ter resultados consideráveis em termos de lucro, especialmente pelo valor que atividades de marcenaria agregam.

9. Papelaria 

Outra ideia de que negócio abrir em uma cidade pequena é papelaria. Esse tipo de empreendimento atrai diversos públicos, especialmente em locais com menos opções de compra.

Além disso, é uma maneira de trazer novidades e tendências para regiões menores, podendo criar um público consumidor fiel de todas as faixas etárias.

Veja: Como empreender do zero: confira dicas e um passo a passo!

10. Loja de móveis e eletrodomésticos

Mesmo lojas de móveis convencionais e eletrodomésticos podem ser uma boa ideia de investimento em cidades pequenas. Isso, porque muitas pessoas preferem comprar localmente, por conta do prazo e da confiança.

Diversos bairros ou locais afastados das capitais podem ter fretes altos para entrega, e clientes mais tradicionais. Essas duas características tornam o investimento ideal para áreas com menos população.

11. Maquiagem e cabelo com atendimento domiciliar

Muitas pessoas que desejam ter uma empresa podem investir em serviços comuns, como maquiagem e cabelo com atendimento domiciliar.

Essa alternativa demanda um baixo investimento inicial, e existem diversas formas de se especializar pela internet, criando um negócio único e sem a necessidade de ter local físico para trabalhar.

12. Escolinha de futebol e esportes

Se você se pergunta que negócio abrir em cidade pequena, escolinhas de esportes, principalmente futebol, são uma ideia interessante, considerando como o ramo é menos popular em regiões menores.

É possível reunir profissionais para treinos, ao mesmo tempo em que incentiva a prática esportiva entre crianças.

13. Design gráfico

O design gráfico é uma área que se popularizou na internet, mas também é um negócio que pode funcionar em cidades pequenas.

Diversos públicos procuram serviços presenciais para fins ilustrativos, de marketing ou desenvolvimento criativo. Para atender esses públicos, vale a pena considerar empresas, ou mesmo atividades individuais, de design em regiões pequenas.

14. Aulas particulares de reforço

Tutoriais e aulas de reforço, no geral, são uma atividade comum em localidades menores, e podem ser uma ideia atrativa de negócio para abrir em cidade pequena.

Isso, porque muitos pais procuram esse tipo de ajuda mais íntima e confiável para seus filhos, além de ser uma maneira de trabalhar com conteúdos específicos, mas sem prestar concursos para licenciatura convencional, por exemplo.

15. Atividades de estética e beleza

Em regiões pequenas, atividades de estética e beleza são opções interessantes de negócios para desenvolver. Indo além de maquiagens, por exemplo,  existem diversas categorias para desenvolver, como massagens, cabelo e estética corporal.

Ainda, é possível seguir as mesmas facilidades do atendimento a domicílio, sem precisar de local físico e muitos investimentos iniciais.

Sugestão de conteúdo: Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as 7 melhores opções em 2024!

16. Passeador ou creche canina

Atividades de passeador ou creche canina são um nicho relativamente novo em pequenas cidades, e, por isso, é uma boa ideia para desenvolver nessas regiões.

Os profissionais podem cuidar dos animais durante certos períodos, levar para o petshop ou auxiliar os donos que não possuem alternativas para cuidar dos seus companheiros durante o dia.

17. Serviços técnicos de computação e informática

Para quem procura opções de que negócio abrir em cidade pequena, serviços de informática e computação são atrativos nesses locais.

Afinal, grande parte da população utiliza algum equipamento ou dispositivo no seu dia a dia, e ter problemas com eles pode trazer prejuízos. Nesse caso, irão procurar o especialista mais próximo, sendo uma boa ideia para investir.

18. Costura e reparo de roupas

Algumas pessoas podem acreditar que costura e reparo de roupas são negócios ultrapassados, mas essas atividades continuam em alta, especialmente em cidades pequenas.

Até porque, muitos costumes tradicionais permanecem, além de ser mais acessível, e prático, remendar uma peça desejada, ao invés de comprar uma nova.

19. Pizzaria

Ao avaliar que negócio abrir em uma cidade pequena, vale a pena considerar uma pizzaria. Esse empreendimento é tradicional em qualquer localidade, especialmente em regiões com menos opções.

Além disso, é um segmento alimentício que atrai muitas pessoas, e pode trazer variedade para o local, construindo uma base sólida de clientes.

20. Food Truck

Ainda no ramo alimentício, o Food Truck é uma possibilidade pouco explorada na maioria das pequenas cidades, e, por isso, pode ser uma opção rentável para quem quer empreender.

O estabelecimento móvel não apenas é estratégico para atender a população em vários pontos da região, a qual é reduzida, como também expande as opções para lucrar, como ir a eventos, por exemplo.

21. Academias

Regiões afastadas podem não ter academias, sendo essa uma ideia de que negócio abrir em uma cidade pequena.

Apesar do maior investimento inicial, atrai diversos públicos, além de ser um empreendimento mais estável e flexível para desenvolver, desde mensalidades fixas, até aulas particulares e outros exercícios diferenciados.

22. Lojinhas de utilidades

Uma das demandas que as cidades pequenas podem ter, e que não são atendidas, são as lojinhas de utilidades com itens populares na internet.

É importante que esses produtos sejam acessíveis para atrair o público, e oferecê-los em regiões menores é uma estratégia interessante para desenvolver a sua empresa.

Confira também: O que é um plano de negócio no empreendedorismo? Saiba para que serve e como elaborar o seu!

23. Farmácia

Pode não parecer, mas as farmácias são uma boa alternativa para quem procura que negócio abrir em uma cidade pequena.

Esse tipo de empreendimento é essencial para a população, e ter mais variedade na hora de escolher onde comprar é uma necessidade recorrente em locais com menos concentração populacional.

24. Barbearia

Empreendimentos estéticos para homens são menos comuns em cidades pequenas, de modo que as barbearias podem ser uma aposta de quem quer empreender nesses locais.

É possível oferecer diferentes tipos de serviços para o público, especialmente concentrados em tratamentos de beleza adequados para o público masculino. Além disso, o investimento inicial é consideravelmente baixo.

25. Restaurantes e lanchonetes

De modo geral, se você procura que negócio abrir em uma cidade pequena, pode empreender com restaurantes e lanchonetes, um segmento que costuma ser popular, independentemente do local.

Nesse caso, se identificar certa concorrência, vale a pena avaliar comidas diferenciadas para conquistar o público, ou trazer ofertas únicas, como delivery ou dinâmicas que a região ainda não possui.

26. Franquias e microfranquias

Empreender não significa ter que criar, exclusivamente, o seu próprio produto. Opções como franquias e microfranquias são alternativas.

Dessa forma, você pode ter sua própria empresa sem ter que desenvolver estratégias ou a sua marca, aproveitando os lucros. Ainda, as franquias costumam ter nomes consolidados, o que atrai o público desde o primeiro momento.

27. Bares

Muitas cidades pequenas podem identificar a falta de empreendimentos de lazer, como os bares. Por isso, pode ser uma chance de abrir um negócio bem-sucedido no ramo.

Além de públicos variados, permite trabalhar com várias frentes, desde dinâmicas tradicionais, até ofertas que a região ainda não conhece, podendo ser modernas e inovadoras.

28. Salão de festas ou casa noturna

Nesse mesmo raciocínio, uma sugestão de que negócio abrir em uma cidade pequena são os salões de festas ou casas noturnas, estabelecimentos para a população aproveitar e planejar seus eventos.

Geralmente, é um ramo pouco abordado em regiões com menos pessoas, e pode ser uma alternativa rentável para você.

29. Doces gourmet

Uma das tendências do mercado são os doces gourmet, e é possível transformar isso em um negócio de sucesso.

Pessoas que cozinham a domicílio, por exemplo, podem inaugurar um local mais acessível para os seus clientes, além de expandir a atuação de maneira profissional, formalizando uma atividade mais familiar.

30. Delivery saudável

Assim como os doces gourmet, a alimentação saudável se tornou uma opção procurada pelo público, de modo que o delivery se torna uma alternativa de negócio atrativa.

Vale a pena estudar o mercado e as demandas, mas essas regiões se destacam com um ponto positivo, uma vez que a distância para as entregas não é tão grande quanto em capitais, por exemplo.

BÔNUS: Produtos usados – Topa Tudo

Finalmente, uma loja de produtos usados também é uma alternativa para quem avalia que negócio abrir em cidade pequena.

É uma forma sustentável de comércio, propondo opções mais acessíveis de venda e revenda na região, de maneira organizada e diferenciada.

Veja mais: Saiba como preencher um recibo de pagamento e vários outros tipos!

Dicas para ser um empreendedor de sucesso em uma cidade pequena

Depois de ver diversas alternativas sobre que negócio abrir em uma cidade pequena, vale a pena conhecer algumas dicas para se tornar um empreendedor de sucesso em localidades menores.

Veja alguns pontos que separamos para você que está começando nesse ramo:

Conheça a demanda

Um dos maiores receios de empreendedores de cidades pequenas é não ter público ou demanda suficiente para lucrar com seu negócio.

Nesse caso, uma das principais dicas é conhecer as necessidades do seu público e entender o que eles estão buscando.

Muitas vezes, um negócio não se consolidou na área por falta de compradores, e pode não ser uma opção interessante de investimento.

Enquanto isso, outras demandas podem estar sendo ignoradas, e trariam oportunidades de lucro para quem se arriscar no segmento.

De modo geral, esse entendimento só pode ser feito a partir de uma avaliação cuidadosa da demanda do público geral, conferindo quais as chances reais de ter clientes na região.

Se preparar é uma das principais dicas para abrir qualquer negócio, como recomenda o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Veja quais são os concorrentes

Outra dica para quem está procurando que negócio abrir em cidade pequena é avaliar os seus concorrentes antes de tomar qualquer decisão.

Um dos pilares de uma empresa bem-sucedida é se destacar no mercado, sendo única e trazendo algo exclusivo para o público.

Isso pode não acontecer se o empreendimento for parecido com seus concorrentes, ou atender a uma necessidade já saturada naquele meio.

Assim, ao avaliar um nicho de seu interesse, procure saber quais os concorrentes que atuam nessa mesma área, e se existe familiaridade com a sua proposta.

Avalie os melhores canais de vendas

Embora cidades pequenas sejam mais conhecidas por estabelecimentos mais tradicionais e físicos, não significa que esse seja o melhor canal de venda para todos os tipos de negócio.

Por esse motivo, avalie qual a melhor alternativa para a sua abordagem, para ter lucros e atender ao que o público espera.

Existem diversas ideias que podem ser executadas a domicílio, por exemplo, ou trabalhar com delivery, que são alternativas mais acessíveis para as duas partes.

Nesse caso, conhecer não apenas a demanda do cliente, mas também o canal de sua preferência, permite criar estratégias que gerem mais lucros para o empreendedor, mesmo em uma cidade pequena.

Inclusive, é possível administrar serviços pela internet e redes sociais, mesmo em regiões menores, para otimizar o serviço.

Construa um relacionamento com o cliente

Ainda, outra dica importante antes de procurar que negócio abrir em uma cidade pequena é construir um relacionamento sólido com seu cliente.

Regiões com menos pessoas costumam criar laços mais firmes entre os compradores e vendedores, não somente pela popularidade, mas pela proximidade que essas regiões permitem.

Desse modo, é fundamental prezar por um relacionamento duradouro, pois ele pode trazer frutos para a sua empresa.

Por exemplo, o alcance aumenta a partir de recomendações pessoais, popularizando sua marca entre a população local. Além disso, as chances de interagir com os mesmos clientes, periodicamente, é maior.

Ou seja, ter uma relação positiva é uma forma de garantir a satisfação do público e manter a sua reputação em localidades mais remotas.

Como escolher que negócio abrir em uma cidade pequena?

Escolher que negócio abrir em uma cidade pequena é uma decisão que depende de vários fatores, mas especialmente do seu perfil e necessidades.

Existem algumas profissões e nichos que podem ser melhor explorados a partir de habilidades prévias, evitando um desgaste muito grande do profissional durante o desenvolvimento da sua empresa.

Por outro lado, para quem quer arriscar, é possível escolher segmentos novos e trazer possibilidades inéditas para a região.

Isso dependerá da sua avaliação pessoal e das atividades que melhor combinam com o seu perfil de empreendimento.

Ainda, análises como a demanda local e o número de concorrentes também influencia nessa escolha, especialmente se você estiver em busca das opções mais rentáveis.

Dessa forma, a principal recomendação é conhecer os seus objetivos e limitações, incluindo o espaço onde vai atuar, para construir uma estratégia eficiente para as suas metas futuras.

Com esse conhecimento, será mais fácil saber que negócio abrir em uma cidade pequena, com mais chances de sucesso e de estabelecer uma marca popular na região.

Quer mais dicas de empreendimento? Confira outros conteúdos exclusivos do iMaquininhas! Selecionamos uma lista de alguns artigos interessantes para você continuar a aprender:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que dá dinheiro em cidade pequena?

    Existem várias atividades e ramos que podem ser lucrativos em cidades pequenas, como empresas de prestação de serviços variados, além da venda de produtos e ramo alimentício.

  2. Qual o tipo de comércio que dá mais lucro?

    Os comércios mais lucrativos podem variar conforme a região e a demanda de cada localidade, mas, de forma geral, empresas de venda de produtos, como roupas, eletrônicos e acessórios, registram bons resultados, além de negócios alimentícios.

  3. O que eu posso abrir com 5 mil reais?

    Um investimento inicial de R$5 mil permite alugar espaços físicos para montar lojas de vendas, por exemplo. Além disso, muitos empreendedores que prestam serviços podem adquirir equipamentos e atender a domicílio com esse aporte.

  4. Que negócio abrir com 2 mil reais em 2022/2024?

    Para quem procura que negócio abrir em cidade pequena com R$2 mil, vale a pena considerar opções como prestação de serviços, manicures ou consertos, por exemplo, que dependem mais de habilidades. Esse valor pode adquirir cursos especializantes e materiais, sem precisar de espaço físico para começar.

Conteúdos Relacionados