Pensando em adquirir uma máquina de cartão Point Mini Chip do Mercado Pago? Então, confira as taxas, quanto ela custa, vantagens e desvantagens, bandeiras aceitas, nota no Reclame Aqui e se ela vale a pena.
A Point Mini Chip é uma maquininha compacta do Mercado Pago, e se destaca no mercado por sua praticidade e conexão, que já vem com chip 3G com pacote de dados. Porém, esse modelo foi descontinuado e substituído pela nova maquineta Point Air.
Apesar disso, os aparelhos que já estão em circulação continuam operando, por isso é importante saber um pouco mais sobre a Point Mini Chip que, por conta do seu preço acessível e taxas atrativas, tornou-se uma das opções mais procuradas por empreendedores.
Embora não apresente algumas funcionalidades que podem ser encontradas em concorrentes, ela se apresenta como uma máquina confiável e que desempenha bem as funções que oferece.
Nesse caso, vendedores que estavam em busca de um equipamento com bom custo-benefício se interessavam pela Point Mini Chip.
Contudo, vale a pena conhecer mais sobre o aparelho. Por isso, confira outras informações, vantagens e desvantagens de uma das maquininhas portáteis que mais foi popular do mercado.
A Point Mini Chip é a maquininha Mercado Pago, com chip de dados que se caracteriza por apresentar configurações mais simples, logo era um dos modelos de entrada do catálogo da marca. Entretanto, como dito anteriormente, esse aparelho foi descontinuado e substituído por um máquina mais moderna, a nova Point Air.
Ainda, o design da Point Mini Chip era característico, pois ela possuía teclado físico, um visor colorido com aproximadamente dez centímetros de comprimento e 115g de peso, sendo um produto ideal para transporte, inclusive no bolso.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
No entanto, apesar de pequena, essa Point Mini oferecia configurações interessantes, como conexão própria à internet, que acontecia por meio de um chip 3G com dados ilimitados.
Além disso, também existia a possibilidade de conectar a maquineta à rede Wi-Fi disponível, a fim de realizar transações de maneira ainda mais rápida.
Essa máquina aceitava pagamentos de cartões de crédito e débito das principais bandeiras, além de PIX e QR Code, pagamentos por aproximação e poderia ser habilitada para aceitar vouchers.
Por último, apesar de não estar mais no catálogo, os aparelhos desse modelo que já estão em circulação continuam operando, por isso é importante saber um pouco mais sobre a Point Mini Chip.
– Taxa no débito: 1,99% – Taxa no crédito à vista: a partir de 3,03% até 4,98% – Taxa no crédito parcelado: a partir de 3,60% + tarifas de parcelamento
Bandeiras de cartão aceitas
Visa, Mastercard, Hipercard, Hiper, American Express (Amex), Diners Club, Cabal, Elo, Sodexo e Alelo.
Vantagens
Não depende do celular, possui conexão via Chip e Wi-Fi,
Desvantagens
Não imprime comprovante e não funciona com 3G, apenas 2G.
Conectividade
Chip 2G e Wi-Fi
Duração da bateria
Até 8 horas
Garantia
3 anos
Cobra aluguel?
Não. Sem aluguel.
Comprovante
Via SMS ou por e-mail
Dimensão (C X L X A)
10,4 cm x 17, 5 cm x 6,1 cm
Peso
115g
Visor
Monocromático
Tecnologia
NFC
Teclado
Físico
Tabela-resumo sobre aPoint Mini Chip
Como funciona a maquininha Mercado Pago com Chip?
As funcionalidades da maquininha Mercado Pago com chip, a Point Mini Chip, são semelhantes a outras maquininhas convencionais do mercado.
Sua conexão é feita por chip 2G, com dados gratuitos e ilimitados, que garantem um funcionamento estável e uma boa velocidade das transações.
No entanto, também é possível conectar a maquininha a uma rede Wi-Fi, se for mais estável ou mais rápida.
Além disso, o vendedor pode fazer negócios com a Point Mini Chip por meio de cartões de débito ou crédito com chip, inserindo ou aproximando o cartão, e até pagamentos através dispositivos com NFC e voucher.
Quais são as taxas da Point Mini Chip do Mercado Pago?
Além do valor de aquisição da maquininha, as únicas taxas que o cliente da maquininha deverá pagar são aquelas que recaem sobre as transações de débito e crédito.
Nesse caso, as tarifas do Mercado Pago estão entre as mais competitivas dentre as empresas de pagamento.
A taxa de débito é única, enquanto a das operações no crédito muda conforme o prazo em que o cliente escolhe receber: um, 14 ou 30 dias, sendo que, quanto menor o prazo, maiores as taxas.
Para pagamentos no crédito parcelado, esse prazo de recebimento também afeta da mesma forma o valor das taxas e, além disso, o número de parcelas está relacionado a maiores taxas.
Assim, as taxas da Point Mini Chip do Mercado Pago são as seguintes:
Débito
1,99% e o dinheiro cai na conta na hora;
Crédito à vista
4,98% e o dinheiro cai na hora; 3,79% e o dinheiro cai em 14 dias; 3,03% e o dinheiro cai em 30 dias.
Crédito parcelado
5,31% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai na hora; 4,36% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai em 14 dias; 3,60% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai em 30 dias.
No entanto, para conhecer mais detalhes sobre os custos de uma venda no crédito parcelado, vale a pena conferir as tarifas de parcelamento no site do Mercado Pago.
Um dos principais atrativos da maquininha Point Mini Chip era o seu valor, o que a tornava uma boa opção de aquisição, principalmente, para pequenos negócios ou para o microempreendedor individual (MEI).
Porém, esse modelo foi descontinuado e substituído pela nova maquineta Point Air que, por sua vez, custa 12x de R$ 15,81 ou R$ 189,80 à vista.
Ademais, não possui taxas extras de aquisição, aluguel ou mensalidade, e o cliente paga apenas o valor que corresponde ao preço da maquineta.
Dessa maneira, as máquinas Point se apresentam como uma boa opção para expandir as opções de pagamento oferecidas pelo negócio.
Entretanto, bandeiras regionais e de menor circulação não são aceitas. Nesse caso, cabe ao empreendedor realizar um levantamento das preferências de seus clientes para saber se a Point Mini Chip ou se a atual PointAir atendem suas necessidades.
De todo modo, as bandeiras oferecidas pelo Mercado Pago atualmente são:
A Point Mini Chip vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens!
A maquininha Point Mini Chip é um produto bem conhecido no mercado, sendo uma das opções de diversos empreendedores que estão começando a atuar.
Embora não seja uma máquina robusta, com configurações avançadas, como é o caso de alguns terminais que contam, por exemplo, com sistema operacional Android, a linha pode atender a muitas necessidades.
Características como bateria de boa duração e conexão independente à internet promovem maior mobilidade, o que a qualifica, ainda mais, para determinados perfis de vendedores.
No entanto, existem pontos que podem ser menos positivos quanto a essa maquineta. Por isso, é importante conhecer mais sobre suas qualidades, e as de outros modelos de máquinas de cartão, antes de tomar uma decisão.
Vantagens da maquininha Point Mini Chip
Como já mencionamos, a Point Mini Chip é uma máquina mais simples, mas que consegue realizar muitas funções necessárias para o dia a dia de um negócio.
Sua versão atual já possui tecnologia NFC, que permite pagamentos por aproximação, seja com cartões ou dispositivos com carteiras digitais como Google, Apple ou Samsung Pay.
Além dessa forma de pagamento, a máquina também aceita cartões de chip, que podem ser diretamente inseridos no terminal.
Acompanhando a Point Mini Chip, o Mercado Pago envia aos clientes uma placa com código QR escaneável, que permite que os clientes realizem pagamentos por PIX com maior facilidade.
Também é possível selecionar essa opção na própria maquininha, exibindo o código QR no visor, para que o cliente possa escaneá-lo.
Além disso, a conexão 3G e Wi-Fi torna essa maquineta independente de outros dispositivos conectados à internet, como tablet e celular.
Ainda, sua bateria possui autonomia de até 8h, para promover mais mobilidade ao produto, sendo essa uma de suas principais qualidades.
Por fim, empreendedores de alguns segmentos podem se beneficiar com o fato de que essa máquina está apta a aceitar algumas bandeiras de voucher alimentação e refeição.
Desvantagens da maquininha Point Mini Chip
Por outro lado, como todo produto, a Point Mini Chip também apresenta questões menos atrativas.
Esta é uma máquina de cartão com uma construção bastante simples, o que a priva de recursos como, por exemplo, leitura de cartões com tarja.
Algumas concorrentes diretas, como a Minizinha do PagSeguro, oferecem soluções por meio de aplicativos de celular, que expandem as funções da maquininha ao permitir a realização de algumas operações a partir do smartphone.
No entanto, o Mercado Pago ainda não lançou uma plataforma similar, limitando o alcance das funcionalidades de seus produtos mais simples, como a Point Mini Chip.
Além disso, esta máquina não imprime comprovantes fiscais, tendo apenas a opção de enviá-los por e-mail ou SMS para os clientes.
Por último, uma dos principais pontos negativos dessa maquininha é que ela foi descontinuada, sendo assim, ela não está mais disponível para venda.
Qual o público-alvo dessa maquininha Mercado Pago com chip?
A Point Mini Chip é uma máquina compacta, com conexão independente e bateria com boa autonomia, o que a torna um bom produto para quem realiza muitas vendas externas ou precisa de mobilidade.
Contudo, essa não é uma máquina que emite comprovantes fiscais, nem está preparada para suportar volumes muito altos de vendas.
Assim, por ser um produto de entrada, com preço e taxas acessíveis, é ideal para quem possui um volume de vendas baixo ou médio.
Ou seja, trata-se de uma maquininha voltada para quem deseja passar a oferecer pagamentos em cartão para seus clientes.
Dessa forma, a Point Mini Chip pode ser um produto ideal para pequenos negócios e profissionais autônomos ou microempreendedores individuais.
Entretanto, a maquininha foi tirada do catálogo do Mercado Pago e substituída pela nova Point Air, que também atende ao mesmo público-alvo.
Conheça a nova Point Air: a evolução da Point Mini Chip!
Como exposto diversas vezes acima, a maquininha Point Mini Chip foi descontinuada e substituída pelo lançamento mais recente do Mercado Pago, a nova Point Air.
A maquininha Point Air funciona sem a necessidade de parear um telefone celular via Bluetooth, visto que oferece plano 4G gratuito, e conexão a rede WI-FI, garantindo mais estabilidade durante as suas transações.
Além disso, vale a pena saber que o dispositivo funciona de forma simples e intuitiva, já que oferece diversas facilidades, e tecnologia de ponta, como:
Iniciação rápida, de modo que o dispositivo pode ser utilizado após alguns segundos;
Tela colorida e ampla, que proporciona mais facilidade no seu uso;
Borda iluminada, que acende todo vez que um pagamento é aprovado.
Assim, com recursos modernos, essa pode ser uma boa opção para quem deseja ter praticidade e facilidade na hora de receber pagamentos.
– Taxa no débito: 1,99% – Taxa no crédito à vista: a partir de 3,03% até 4,98% – Taxa no crédito parcelado: a partir de 3,60% + tarifas de parcelamento
Bandeiras de cartão aceitas
Visa, Mastercard, Hipercard, Hiper, American Express (Amex), Diners Club, Cabal, Elo, Sodexo e Alelo.
Vantagens
Não depende do celular, possui conexão via Chip e Wi-Fi, tela que acende quando uma transação é finalizada, bateria de longa duração
Desvantagens
Não imprime comprovante
Conectividade
Chip 4G e Wi-Fi
Duração da bateria
Até 24 horas
Garantia
3 anos
Cobra aluguel?
Não. Sem aluguel.
Comprovante
Via SMS ou por e-mail
Dimensão (C X L X A)
6,56 cm x 11,6 cm x 1,7 cm.
Peso
144g
Visor
Colorido
Tecnologia
NFC
Teclado
Touchscreen
Tabela-resumo sobre aPoint Air
Como comprar a Point Mini Chip ou a nova Point Air?
Como dito anteriormente, não é mais possível comprar a Point Mini Chip, pois ela foi substituída no catálogo pela nova Point Air, e o processo para comprar esse lançamento é feito por meio do site do Mercado Pago.
Basta acessar a página da empresa através do botão acima e selecionar a opção “Comprar Agora”.
Na página seguinte, escolha se deseja receber gratuitamente o cartão da conta Mercado Pago, uma conta digital gratuita, para onde a empresa envia o dinheiro das vendas.
Após escolher adicionar ou não o cartão pré-pago, é hora de selecionar a operadora de preferência, que irá prover o chip de dados 3G. As opções são Claro, Vivo ou Tim. É recomendável escolher baseado no chip que oferece a melhor cobertura em sua região.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Em seguida, ao decidir a operadora, faça a seleção e informe os dados de entrega para finalizar.
Por fim, basta informar o meio de pagamento e os dados que forem solicitados pela página, concluir a solicitação e aguardar a maquininha chegar no endereço informado.
O tempo de entrega pode variar conforme a região do pedido.
A Point Mini Chip é boa e confiável? E a Point Air também é boa?
O Mercado Pago é uma marca confiável e que se destacou nos últimos anos como provedora de soluções de pagamento.
Dentre esses destaques estão produtos acessíveis, voltados para micro e pequenos empreendedores que desejam alavancar seus negócios, como a Point Mini Chip e nova Point Air.
Os modelos apresentam um dos melhores custo-benefícios no mercado, principalmente o lançamento mais recente, depois de ter passado por atualizações e apresentado melhorias em relação ao modelo anterior.
Mercado Pago no Reclame Aqui
Ademais, a empresa possui uma reputação razoável entre o público devido ao seu atendimento, o que pode ser acessado, por exemplo, através da plataforma Reclame Aqui.
No site, o Mercado Pago possui uma nota de reputação próxima de 7.3, a qual é considerada boa.
Entretanto, apesar da Point Mini Chip e da Point Air serem boas maquininhas e da empresa Mercado Pago ser confiável, o ideal é que se faça uma profunda pesquisa de outros produtos, dessa e de outras marcas, antes de tomar uma decisão e adquirir uma máquina de cartão.
Para isso, confira nossos artigos sobre os outros modelos de maquininha do Mercado Pago e de outras marcas:
Como funciona a máquina Point Mini Chip do Mercado Pago?
A maquininha Point Mini Chip funciona por meio de conexão Wi-Fi ou por meio de um chip de dados 2G. Além disso, essa máquina de cartão possui tecnologia NFC e realiza pagamentos por aproximação.
Quais são as taxas de juros da Point Mini Chip?
• Débito: 1,99% e o dinheiro cai na conta na hora; • Crédito à vista: 4,98% e o dinheiro cai na hora; 3,79% e o dinheiro cai em 14 dias; 3,03% e o dinheiro cai em 30 dias. • Crédito parcelado: 5,31% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai na hora; 4,36% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai em 14 dias; 3,60% + tarifas de parcelamento e o dinheiro cai em 30 dias.
Qual o valor da Point Mini Chip?
O valor da máquina de cartão Point Mini Chip é de 12x R$ 6,90 ou R$ 82,80 à vista
Qual o chip que vem na maquininha Point Mini Chip?
O chip que acompanha a maquineta Point Mini Chip é multioperadora, isso significa que ele vai se conectar com a empresa de telefone que estiver com o sinal mais forte.
Como comprar uma maquininha Point Mini NFC?
Para comprar essa maquininha é simples, basta acessar o site do Mercado Pago, selecionar o modelo Point Mini Chip e, em seguida, clicar em “Comprar Agora”. Por fim, faça seu login, preencha seus dados de pagamento e entrega e finalize a compra!
Vitor Braga
Vitor Braga é estudante de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Assistente de Marketing de Conteúdo iDinheiro e iMaquininhas, responsável por conteúdos na área de Negócios e Meios de Pagamento.