7 ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em 2024

Negócios

Pensando em iniciar sua jornada pelo empreendedorismo, mas não tem muitos recursos para investir no início? Veja algumas ideias de negócio para começar a empreender com pouco dinheiro!

Escrito por: Victor Leitão - atualizado em: 20/05/2024

Para quem tem o sonho de investir na própria empresa, mas não possui muito capital disponível, pode ser interessante conhecer algumas ideias de negócio para começar com pouco dinheiro.

Embora muitos acreditem que iniciar um comércio demande um alto investimento, existem alternativas que permitem abrir um negócio com poucos recursos.

Além da variedade de opções, também são áreas com potencial de expansão para microempreendedores individuais (MEI), com serviços essenciais e atividades que apresentam índices de crescimento positivos.

Por isso, se você deseja ter uma empresa, mas sem gastar muito, conheça ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em 2024 e saiba como iniciar sua jornada no mercado corporativo sem precisar de muito capital.

7 ideias de negócio para começar com pouco dinheiro 2024

Como já mencionado, existem diversas ideias de negócio para começar com pouco dinheiro neste ano, especialmente considerando as tendências que estão se popularizando. Nesse sentido, veja 7 sugestões para novos empreendedores e porque é possível iniciar uma carreira gastando pouco com elas:

1. Alimentação

O ramo de alimentação sempre esteve entre os mais consolidados no cenário, e permite que o empreendedor comece o próprio negócio com poucos recursos.

Isso, porque existem estruturas relativamente simples para atuar nesse segmento, além dos nichos, que oferecem uma amplitude maior de possibilidades.

Por exemplo, é possível iniciar uma atividade de vendas comuns ou populares, como lanches e pizza. Comidas consideradas fast-food são práticas de comercializar, mesmo sem um local formalizado.

Além disso, uma modalidade que se tornou popular nos últimos é o delivery de comida, inclusive com aplicativos que facilitam essa interação, como o iFood e o Rappi.

Outras modalidades alimentícias também estão incluídas nessa categoria, como a venda de doces, sobremesas ou receitas diferenciadas.

Existem diversas alternativas para o ramo, com a possibilidade de começar de maneira simples, com entregas ou sob encomenda.

Dessa forma, não é necessário ter um local para consumo para trabalhar com alimentação, sendo uma das principais ideias de negócio para começar com pouco dinheiro.

Acesse: Como empreender do zero: confira dicas e um passo a passo!

2. Beleza, cosméticos e perfumaria

Para quem procura ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em 2024, vale a pena estudar o setor de beleza, cosméticos e perfumaria.

Esse nicho também apresentou crescimento nos últimos anos, principalmente pelas facilidades nas vendas e por ter agregado novos empreendedores.

Diversas marcas investiram nas possibilidades de franquias ou venda por catálogos, de modo que pessoas físicas podem iniciar suas atividades de vendas e ganhar um dinheiro extra sem precisar de um negócio totalmente montado.

Além disso, alternativas como compra em atacado para revenda também se mostram atrativas nesse nicho, pela possibilidade de aquisição de estoque com menos capital.

Vale destacar que não é preciso gastar muito com produtos para revenda, com a possibilidade de atuação sob encomenda, por exemplo, com uma oferta inicial reduzida.

Enquanto isso, as produções artesanais também se intensificaram entre pequenos produtores e pessoas que desejam começar o próprio negócio com pouco dinheiro.

A compra de matéria-prima é algo mais acessível para iniciantes, além de permitir executar diferentes receitas e combinações de perfumaria e cosméticos.

Diversas linhas de grande porte começaram como ideias com pouco capital investido, conquistando o público pela proposta diferenciada e qualidade das fabricações artesanais.

3. Revenda de roupas e lingeries

A revenda é uma prática que não está disponível apenas para segmentos como perfumaria, mas também para roupas e lingeries.

Inclusive, é um dos formatos mais tradicionais de vendas entre quem procura ideias de negócio para começar com pouco dinheiro.

Afinal, existem diversas possibilidades e atacados que trabalham com os produtos a preço de custo, reduzindo o investimento inicial para começar um empreendimento.

Ao adquirir um estoque, basta iniciar as revendas para o público, sem precisar de um local profissional. Muitos realizam as ofertas e publicações pelas redes sociais, por exemplo.

E com funcionalidades como link de pagamento, não é necessário ter uma maquininha de cartão de crédito para receber pelas vendas e oferecer mais praticidade para os clientes.

Ainda, vale mencionar que esse nicho se destaca pela variedade de opções que o acompanha. Existem diversas oportunidades de vestuário, desde estilos, até mercados específicos, como roupas para crianças ou bebês.

Ao escolher uma especialidade para trabalhar, é possível começar um negócio com pouco dinheiro, principalmente com fornecedores de qualidade.

Sugestão de artigo: Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as 7 melhores opções em 2024!

4. Artesanato e costura

Enquanto isso, se você busca ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, vale a pena considerar o artesanato e costura, especialmente se possuir habilidades manuais.

Um dos principais pontos positivos desse segmento é a oportunidade de trabalhar sob encomenda, o que ajuda a economizar na compra de recursos e matérias-primas.

Afinal, o produtor poderá ter despesas somente quando confirmar o pedido ou mesmo receber parte do pagamento.

Dessa forma, para quem não possui capital para investir no próprio negócio, essa é uma alternativa interessante.

Além disso, traz inúmeras oportunidades para iniciantes, pois é possível elaborar produtos das mais variadas áreas de forma artesanal, desde alimentos e mercadorias, até serviços.

Embora muitos acreditem que esse segmento está em um momento de queda de demanda, ele continua popular entre vários públicos, e pode ser uma fonte de renda extra para o empreendedor.

5. Infoprodutos 

Para quem procura ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, trabalhar com infoprodutos pode ser a solução.

Esse mercado não apenas apresentou um crescimento considerável, como também permite a construção de uma empresa com gastos mínimos.

Afinal, infoprodutos têm como principal caraterística a disponibilidade online, sem precisar de investimentos com matérias-prima, por exemplo.

Dessa maneira, o produtor pode trabalhar com livros, áudios e vídeos, disponibilizando seus materiais em plataformas especializadas e recebendo pelas vendas.

Além da praticidade e possibilidade de construir um empreendimento com pouco dinheiro, a alternativa também é flexível e possui infinitas possibilidades de desenvolvimento.

Isso, porque é possível elaborar conteúdos de todos os tipos, dos mais variados assuntos e abordagens.

E, para isso, o empreendedor precisará apenas de algumas ferramentas do cotidiano, como um computador e acesso à internet.

Confira: Que negócio abrir em uma cidade pequena: confira 30 exemplos!

6. Marketing digital

Seguindo com ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, é possível destacar o marketing digital.

Essa alternativa não traz um produto, de fato, mas todo um nicho que pode ser explorado para a construção da sua empresa com baixo investimento.

Com a evolução da tecnologia e o aumento do acesso à internet, a migração das práticas de publicidade deixou de ser um diferencial para as empresas e se tornou uma necessidade.

Para isso, é necessário que existam profissionais qualificados, que conheçam as técnicas e abordagens para aumentar a visibilidade de outros negócios e propostas.

Assim, pessoas que possuem afinidade com o tema ou têm interesse em trabalhar na área podem abrir uma empresa nesse nicho, com diversas possibilidades de atuação, como blogs, redes sociais ou monitoramento de tráfego.

Nos últimos anos, o marketing digital foi um dos mercados que mais cresceu, em termos financeiros. Um estudo publicado em 2022 pela Digital AdSprend, do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil indica que o nicho alcançou R$ 30,2 bilhões nacionalmente.

Em outras palavras, além de ser uma possibilidade de negócio com pouco dinheiro, também se consolidou e traz chances consideráveis de lucro.

7. Freelancer

Uma das principais ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em 2024 é atuar como freelancer.

Esse profissional atua de maneira autônoma nos segmentos de sua preferência, e se trata de uma alternativa de baixo investimento porque não demanda materiais além dos disponíveis.

Por exemplo, freelancers que optam por trabalhar na internet não precisam adquirir mais do que um computador ou mesmo um smartphone. 

Enquanto isso, outros tipos de trabalhadores independentes, como prestadores de serviços, realizam atividades com as ferramentas que possuem.

Ao conquistar um público e consolidar suas atividades, é possível iniciar uma carreira bem-sucedida como freelancer, até mesmo para se formalizar e começar a contratar outras pessoas.

Entenda: Quem tem nome sujo pode abrir MEI: saiba se é possível!

Qual tipo de negócio abrir com pouco dinheiro?

Após conhecer algumas ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, veja sugestões de empreendimentos para abrir com pouco investimento:

1. Loja virtual

Abrir uma loja virtual permite que o empreendedor desenvolva sua ideia de negócio na internet, ampliando as chances de vendas e de faturamento.

Esse modelo também se popularizou nos últimos anos e traz oportunidades atrativas para quem quer um negócio sem gastar muito dinheiro.

Atualmente, existem opções de plataformas gratuitas para montar uma loja virtual, incluir produtos e até mesmo administrar as vendas em painéis de controle.

Dessa forma, o empreendedor pode vender seus produtos na internet, com baixo custo e chances consideráveis de retorno.

2. Franquias

As franquias são modelos de vendas onde o empreendedor pode investir em uma marca já consolidada.

Com isso, não precisa desenvolver seus próprios produtos ou conquistar o público, pois a empresa já oferece esses elementos.

Basta que o franqueado adquira uma unidade e coloque em prática o conhecimento da marca para ter sua própria empresa.

Embora existam algumas opções de alto custo, o mercado também disponibiliza franquias de baixo investimento para quem quer um negócio sem gastar muito.

3. Delivery de comidas

O delivery de comidas é uma das principais ideias de negócio para começar com pouco dinheiro no ramo de alimentação.

Ele dispensa a necessidade de um local de consumo próprio, ou mesmo da aquisição de prédios comerciais, ou emissão de alvarás.

Sem essas burocracias e aquisições de maior valor, o empreendedor pode iniciar suas atividades de modo mais acessível.

Além disso, a afiliação com aplicativos de entregas torna esse procedimento mais simples, com o pagamento de taxas a partir do faturamento.

Assim, não será preciso sequer planejar logísticas de entregas, pois as plataformas especializadas realizarão essa atividade.

E vale a pena reforçar que esse é um dos ramos com mais possibilidades de vendas, incluindo todos os tipos de alimentos e receitas.

Veja também: Qual a máquina de cartão com menor taxa? Veja as melhores opções em 2024!

4. Revenda de roupas e acessórios

Uma vez que o segmento de roupas e lingeries se apresenta como uma ideia interessante de negócio gastando pouco dinheiro, vale a pena considerar esse modelo para realizar o seu objetivo de empreender.

Existem inúmeras alternativas e estilos para escolher, focando em nichos segmentados ou públicos mais amplos.

Além de várias estratégias, também é um negócio mais acessível, sem exigir muito investimento na compra de estoque ou aquisição de produtos.

5. Artesanatos sob encomenda

Inúmeros artistas buscam ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em 2024, e podem encontrar uma oportunidade no artesanato por encomenda.

Essa modalidade abrange uma série de formas de produção de mercadorias e serviços, além de funcionar por pedidos, reduzindo os gastos para comprar matéria-prima.

Para quem não tem muito dinheiro para investir, mas possui habilidade manuais, o artesanato pode ser uma alternativa para abrir sua própria empresa.

Saiba mais: Como começar um negócio com 100 reais? Veja 15 ideias para se inspirar!

Como empreender investindo pouco: veja algumas dicas!

Finalmente, antes de colocar as ideias de negócio para começar com pouco dinheiro em prática, vale a pena conferir algumas dicas de como empreender investindo pouco. Veja abaixo:

1. Decida com qual tipo de produto e negócio você irá trabalhar

Antes de mais nada, é fundamental que você escolha com qual produto e negócio deseja trabalhar, para iniciar um planejamento mais sólido.

Afinal, existem diversas alternativas no mercado, para os mais variados objetivos e habilidades. No entanto, realizar mais de uma atividade não relacionada pode prejudicar seus resultados.

Por esse motivo, escolha os produtos e nichos que deseja desenvolver, para facilitar as próximas etapas na abertura do seu empreendimento.

2. Conheça o mercado e o seu público-alvo

Uma vez que o empreendedor escolheu seu segmento, será mais simples conhecer o mercado e o público-alvo.

Essa é uma das etapas mais importantes para quem quer iniciar um negócio com pouco dinheiro. Isso, porque é preciso entender quais as demandas atuais e como atendê-las sem um alto investimento.

Existem milhares de empreendedores que buscam se consolidar, e, para se destacar entre eles, é fundamental oferecer um diferencial, mesmo com pouco dinheiro.

Para isso, é importante conhecer o mercado onde irá atuar e quem é seu público, para conhecer suas dores e o que eles procuram.

3. Estude e adquira muito conhecimento!

Após conhecer ideias de negócio para começar com pouco dinheiro, não pare de pesquisar ou de se aprimorar no mercado.

Estudar e adquirir conhecimento tornará o empreendedor um profissional mais competente e qualificado na área escolhida.

Dessa forma, ele poderá oferecer um serviço de qualidade, consolidando sua reputação, mesmo sem capital para aplicar.

Além disso, continuar estudando permite conhecer novas práticas e novidades, para desenvolvê-la no seu negócio e atrair mais clientes.

4. Elabore um plano de negócios

Finalmente, é essencial elaborar um plano de negócios para começar a sua empresa, especialmente com pouco dinheiro.

Esse documento irá estruturar as suas atividades e permitir que você conheça não apenas o mercado e seus concorrentes, mas também suas limitações internas.

Após escolher um produto ou nicho, é importante estruturar as ideias para que elas façam sentido com o cenário e com os seus objetivos.

Além disso, é o plano de negócio que permite ao empreendedor ter uma visão concreta sobre o futuro, inclusive os gastos, um dos pilares para desenvolver qualquer empresa.

Por esse motivo, busque elaborar um planejamento profissional, mesmo atuando de forma autônoma ou pela internet.

Vale a pena investir em ideias de negócio para começar com pouco dinheiro?

Para pessoas que sonham em ter a própria empresa, vale a pena conhecer e considerar ideias de negócio para começar com pouco dinheiro.

A maioria dos empreendedores não inicia sua jornada com uma grande quantidade de capital disponível, e podem transformar sua ideia em uma marca de sucesso.

Além disso, existem novos mercados que estão se consolidando, com oportunidades para quem quer ter independência financeira ou gerenciar uma empresa.

Para alcançar esses objetivos, é interessante conhecer algumas ideias e ter inspirações de onde começar.

Dessa forma, será possível colocar seus planos em prática e desenvolver, com mais solidez, uma proposta acessível e econômica de negócio.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre ideias de negócio para começar com pouco dinheiro? Sua informação é muito importante para nós, logo, lembre-se de deixar seu comentário!

Agora, antes de ir embora, que tal conferir alguns dos outros conteúdos que já publicamos aqui no iMaquininhas? Algum deles pode agregar muito conhecimento e te ajudar a tomar melhores decisões.

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual o melhor negócio para iniciantes?

    O melhor negócio para iniciantes é aquele que se enquadra nas suas habilidades e objetivos. Pessoas com talentos manuais podem se identificar com artesanato, por exemplo. Alguns ramos mais simples para quem está começando inclui revenda de produtos ou atividades relacionadas a marketing digital.

  2. Que negócio começar com 100 reais?

    Algumas ideias de negócio para começar com 100 reais incluem revenda de roupas e lingeries, comprando no atacado, ou atuação na internet, como freelancer ou com infoprodutos, onde o investimento é apenas na ferramenta e conexão com internet.

  3. Como começar um negócio com 500 reais?

    Com 500 reais, é possível começar um negócio em diversos ramos, como revenda de produtos ou no segmento de alimentação com delivery. Artesanato e loja virtual também são opções viáveis.

  4. Qual tipo de negócio abrir com pouco dinheiro?

    Existem vários tipos de negócio para abrir com pouco dinheiro. Algumas recomendações incluem segmento de alimentação, revenda de roupas, microfranquias e artesanato. Atividades na internet, como loja virtual, também são acessíveis.

Conteúdos Relacionados