15 negócios lucrativos para investir e lucrar em 2024!

Negócios

Confira nosso post com 15 ideias de negócios lucrativos para investir em 2024 e ser um empresário de sucesso! Saiba também como abrir essa empresa!

Escrito por: Vitor Braga - atualizado em: 22/05/2024
  • Nuvemshop

    Nuvemshop Solicitar

     Planos gratuitos e pagos

    Layouts responsivos e personalizáveis

    Canais de vendas integrados

Conhecer ideias de negócios lucrativos é o primeiro passo para quem deseja empreender, ter independência financeira ou mudar de carreira de forma autônoma.

Existem diversas possibilidades para começar a própria empresa, inclusive com pouco dinheiro ou de maneira gratuita, como trabalhos na internet.

Enquanto isso, outras possibilidades, como lojas de vestuário e franquias, demandam mais orçamento, mas também se concretizaram como segmentos que retornam faturamento.

Nesse caso, vale a pena conferir algumas ideias e sugestões para dar o primeiro passo em busca do próprio negócio, além de dicas para ter mais resultados positivos. Para te ajudar, separamos um conteúdo especial com as principais recomendações de negócios lucrativos para 2024, além dos segmentos e nichos que estão em alta no cenário brasileiro.

Saiba onde investir, como começar e quais as etapas mais importantes para ter uma empresa rentável e bem-sucedida. Confira!

15 negócios lucrativos para investir e ganhar dinheiro em 2024

As oportunidades de ter negócios lucrativos mudam a cada ciclo, com o avanço das tecnologias e o surgimento de novas demandas. Por isso, as principais recomendações de investimento podem variar a cada período.

No entanto, existem algumas alternativas que se consolidaram no cenário brasileiro, e apresentam altas chances de retornar faturamentos positivos para seus gestores. Confira quais opções para ganhar dinheiro em 2024 abordaremos abaixo:

  1. Loja virtual
  2. Dropshipping
  3. Mercado de afiliados
  4. Brechó
  5. Artesanato
  6. Blog
  7. Doces caseiros
  8. Hamburgueria
  9. Quentinhas
  10. Loja de roupas
  11. Loja de acessórios e maquiagem
  12. Loja de calçados
  13. Franquias
  14. Revendedora de cosméticos
  15. Serviços automotivos

Leia também: Como empreender do zero: confira dicas e um passo a passo!

Negócios lucrativos para abrir online

A popularização da internet e o surgimento de novas oportunidades de trabalho virtual expandiram as alternativas de negócios lucrativos online.

Para quem deseja ter a própria empresa e independência financeira, essas opções são boas recomendações de como começar na internet:

1. Loja virtual

As lojas virtuais se tornaram uma parte essencial do comércio global, crescendo a cada ano e se consolidando entre os canais mais procurados para consumo e negociações.

Segundo um estudo feito pela Octadesk e publicado no G1, 61% dos consumidores afirmaram que compraram mais pela internet do que em lojas físicas em 2022, e 78% relataram que realizaram essa operação mais de uma vez por mês.

Por isso, para quem deseja conhecer negócios lucrativos e iniciar a própria empresa sem burocracia, vale a pena considerar uma loja virtual.

Mesmo empreendedores que já possuem uma empresa física podem se beneficiar com essa extensão, uma vez que ela divulga seus produtos para mais públicos, com amplo alcance e maior possibilidade de faturamento.

Por fim, um exemplo de plataforma para abrir uma loja virtual é a Nuvemshop, que oferece diversos layouts e design responsivo para os seus usuários.

2. Dropshipping

Muitas pessoas podem se interessar pelas lojas virtuais, mas não possuem insumos, produtos ou recursos para desenvolver seu próprio estoque. Nesse caso, o dropshipping é uma alternativa de negócio lucrativo para quem está começando.

Esse modelo permite que o gestor comercialize uma série de itens em seu próprio site, mas direcione os pedidos para o fornecedor despachar, inclusive em vias internacionais. Dessa forma, divide a comissão e consegue trabalhar sem ter uma fabricação local.

Com diferentes plataformas e integrações de dropshipping, é simples construir um novo negócio com altas possibilidades de rendimento.

3. Mercado de afiliados

Outra alternativa que se popularizou entre os negócios lucrativos foi o mercado de afiliados, uma opção para quem também não deseja vender suas próprias mercadorias.

Com foco principalmente em produtos digitais, essa modalidade permite que o usuário divulgue e negocie determinados artigos com um link personalizado, ganhando comissões a cada pagamento realizado.

Desse modo, também não precisa ter um estoque próprio, e sequer exige a construção de uma loja virtual convencional. O mercado de afiliados é amplo, flexível e crescente, com inúmeras possibilidades de divulgação e conversão de clientes.

Pequenos negócios lucrativos para abrir com pouco dinheiro

Enquanto isso, muitas pessoas sonham em ter negócios lucrativos e tirar os planos do papel, mas não contam com recursos para realizar essa atividade.

Nesse caso, existem algumas opções para empreender com pouco dinheiro e ter sucesso, confira:

4. Brechó

O brechó é uma modalidade de venda popular no mercado brasileiro, e qualquer pessoa pode começar sem gastar muito dinheiro. Para dar o primeiro passo, é possível até mesmo anunciar suas próprias peças de roupa ou itens que não utiliza mais.

Geralmente essas negociações são mais baratas, atraindo uma quantidade considerável de públicos interessados. Com o crescimento da loja, o empreendedor pode comprar artigos em outros brechós ou fábricas, e revender para obter lucro.

O diferencial dessa opção é a possibilidade de trabalhar sem precisar de um alto investimento em estoque ou mesmo em local, uma vez que vários brechós existem online ou em residências.

Leia também: Como montar uma loja de roupas: veja o guia com 10 dicas!

5. Artesanato

Apostar no talento manual e começar a comercializar suas próprias criações também está entre as principais ideias de negócios lucrativos em 2024.

Muitas pessoas possuem conhecimentos distintos na fabricação de acessórios, itens de decoração, cerâmica ou pinturas. Todas essas alternativas podem ser convertidas em uma marca com altas chances de faturamento.

E o principal ponto positivo é a oportunidade de começar com pouco dinheiro, utilizando produtos que possui em casa ou mesmo comprando pequenas quantidades.

6. Blog

Começar um blog também é simples, fácil e barato, até mesmo gratuito em alguns casos. Para quem busca negócios lucrativos, essa opção é uma forma de atuar na internet e alcançar amplos públicos.

As formas de monetização são diversas, utilizando publicidade, realizando parceria com outros portais de escrita ou incluindo anúncios para os usuários visualizarem. Embora o recebimento pareça pequeno, altas quantidades de acesso geram mais rendimentos.

Além disso, é possível iniciar um blog sobre qualquer assunto de domínio, sendo um canal flexível para empreendedores iniciantes.

Negócios lucrativos para investir no nicho de alimentação

O nicho de alimentação também possui uma série de negócios lucrativos, especialmente para quem está começando e deseja se consolidar em uma área mais segura e tradicional.

Confira algumas opções para investir e gerar dinheiro:

7. Doces caseiros

Assim como o artesanato, habilidades culinárias também geram negócios lucrativos, especialmente no nicho de doces caseiros.

É simples para iniciar essa atividade, muitas vezes utilizando recursos, ingredientes e espaços da própria residência. A conquista de públicos é flexível, e muitos procuram abordar conhecidos e amigos até consolidar uma base de clientes.

Também existem várias alternativas, desde doces convencionais, como brigadeiros, até receitas elaboradas e diferenciadas, como bolos e assados. Inclusive, o segmento de doces gourmet ganhou popularidade nos últimos anos, e é uma alternativa lucrativa.

8. Hamburgueria

Por outro lado, também existem negócios lucrativos no nicho de salgados, como as hamburguerias, a aposta de diversos empreendedores que sonham com a própria empresa.

Esse ramo se especializa em um dos pratos mais populares entre os brasileiros, e traz diferentes possibilidades de desenvolvimento, como, por exemplo, o desenvolvimento de hambúrgueres artesanais, tradicionais ou smash, uma categoria importada com sucesso do mercado internacional.

É possível começar em casa, com um trailer ou em um estabelecimento físico. Além da flexibilidade, também conta com diversos caminhos para construir um negócio lucrativo.

9. Quentinhas

Diversos negócios lucrativos visam não apenas desenvolver uma habilidade ou oportunidade, mas também atender demandas que surgem com o tempo, como acontece com as quentinhas.

A produção de marmitas se popularizou no cenário brasileiro, especialmente pela rotina dos consumidores, que impede o preparo de refeições cotidianas em casa. A solução de pedir comida por delivery fez com que esse nicho crescesse.

Assim, é uma alternativa para quem quer ter o próprio negócio, e possui poucos recursos, pois permite cozinhar com os próprios utensílios e atender demandas pontuais, como no café da manhã, hora do almoço ou jantar.

Negócios lucrativos para investir no nicho de roupas e acessórios

Além do nicho de alimentação, o segmento de vestuário também traz diversos negócios lucrativos, e está sempre alta. Afinal, a moda é parte da construção de imagem de uma pessoa.

Sendo assim, vale a pena conhecer algumas recomendações dentro nesse setor para construir sua jornada empreendedora:

10. Loja de roupas

As lojas de roupas são alternativas convencionais e populares entre quem deseja ter o próprio negócio. Isso, porque existem várias formas de construir e consolidar uma marca, com uma diversidade considerável de opções.

É possível trabalhar com diferentes categorias, estilos e peças, ou mesmo focar em determinado tamanho, ou proposta. Isso aumenta as chances da loja se destacar e conseguir seu próprio público com bom faturamento.

Embora exija mais recursos para começar, especialmente em termos de estoque e estabelecimento físico, é uma das opções de negócios lucrativos em 2024.

11. Loja de acessórios e maquiagem

Os acessórios e maquiagens também se tornaram alternativas de negócios lucrativos nos últimos anos, principalmente pela variedade disponível para os clientes.

Assim como as lojas de roupas, esse nicho pode trabalhar com uma seleção surpreendente de modelos, tendências, tamanhos e estilos. Dessa forma, não apenas conquista seu próprio público, como também consolida a marca entre os consumidores.

E para adquirir o estoque existem formas mais acessíveis, como contrato direto com fornecedores ou revenda em catálogos, facilitando o primeiro passo para quem quer começar.

12. Loja de calçados

No segmento de vestuário é fundamental mencionar as lojas de calçados entre os negócios lucrativos, seguindo as mesmas tendências de roupas e acessórios.

A variedade de catálogo, unida à facilidade de atrair públicos mais específicos, resultam em uma oportunidade de faturamento, além de existirem diversos canais de estoque, revenda e nichos a serem explorados.

Negócios lucrativos para trabalhadores autônomos

Para profissionais que buscam a independência financeira e também na carreira, os negócios lucrativos para autônomos são uma forma de realizar esse sonho e ter liberdade nas atividades.

Confira algumas sugestões para começar a empreender:

13. Franquias

O esquema de franchising permite que gestores e líderes invistam em marcas já consolidadas, sem precisar criar uma empresa ou produtos do zero.

Essa possibilidade pode demandar mais recursos, mas acompanha facilidades importantes para quem deseja iniciar as vendas sem esperar muito.

Existem várias opções de franquias de sucesso no Brasil, como alimentação, perfumaria, roupas e serviços, especialmente na área da saúde. Explorar essas oportunidades permite que o gestor encontra o nicho que combina com seu perfil, e comece a disponibilizar produtos, marketing e ofertas já prontos e conhecidos.

14. Revendedora de cosméticos

As linhas de cosméticos também trabalham com diversos modelos autônomos para os profissionais conquistarem sua independência, como ocorre com as revendas.

Por meio do uso de catálogos e propostas já prontas, os responsáveis conseguem montar sua escala e estratégias para ter uma boa margem de lucro.

É possível começar com pessoas mais próximas e expandir as interações, ou utilizar ferramentas digitais para construir uma rede de clientes, por exemplo.

15. Serviços automotivos

Um dos negócios lucrativos que possuem boas chances de faturamento são os serviços automotivos, que trabalham com nichos e demandas específicas, mas rotativas

Embora muitos acreditem ser necessário ter conhecimento mecânico, diversas possibilidades permitem ter uma loja, oficina ou centro de atendimento, como venda de peças, troca de óleo ou vistorias autorizadas, sem tanta experiência anterior.

Além disso, essas atividades demandam um maior orçamento dos clientes, gerando mais receita para o profissional e sua equipe.

Vale a pena abrir um negócio em 2024?

Para quem deseja ter independência financeira ou procura alternativas de carreira, vale a pena abrir um negócio em 2024.

Existem diversas opções para todos os tipos de perfil, nicho e demandas, além de oportunidades para quem possui mais ou menos orçamento disponível. No entanto, é recomendado possuir o capital de investimento exigido, planejamento e proximidade com o segmento trabalhado.

Dessa forma, se você possui um perfil empreendedor e está em busca de realizar esse sonho, vale a pena considerar abrir uma empresa.

O cenário brasileiro está voltando a se aquecer, e existem inúmeros incentivos para novos empreendedores, desde linhas de crédito até oportunidades de parcerias que impulsionam a marca.

Assim, é uma alternativa interessante para considerar, especialmente com a quantidade de recomendações e necessidades que existem para serem atendidas.

Veja também: O que é um plano de negócio no empreendedorismo? Saiba para que serve e como elaborar o seu!

Como abrir um negócio lucrativo para ganhar dinheiro?

Mesmo que existam diversas opções de negócios lucrativos no Brasil, o empreendedor precisa se atentar para algumas etapas antes de dar o próximo passo, se quiser ter sucesso e ganhar dinheiro.

A princípio, é importante ter um planejamento, não apenas da empresa ou das atividades, mas do que é necessário para realizar essa transição. Por isso, estruture um guia de negócio e procure avaliar todas as possibilidades e exigências que uma empresa possui.

Em seguida, vale a pena conferir quais as demandas do público ao redor, e se é possível conquistar clientes com o nicho pretendido. Por exemplo, a ideia de abrir uma loja de roupas pode trazer faturamento, mas se existirem muitos concorrentes na região o resultado não será tão positivo quanto possível.

Assim, procure avaliar também os consumidores acessíveis, quais as demandas identificadas e as soluções que conseguem atingir o segmento.

Com essas informações, será mais simples escolher o ramo e o método de trabalho para começar sua própria empresa, definindo processos, investimentos e as próximas etapas. Embora cada situação seja única, traçar um bom planejamento é o primeiro passo para ter mais sucesso.

Essa visão analítica é fundamental para construir um perfil mais confiante, e aumentar suas chances de ganhar dinheiro. Por isso, reúna todos os dados necessários e analise detalhadamente o seu mercado, para obter os melhores retornos na área de sua escolha, seja ela qual for.

Por fim, confira mais alguns de nossos conteúdos:

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. O que montar com 5 mil reais em 2024?

    Existem diversos negócios disponíveis para montar com R$5 mil em 2024, como loja de roupas ou calçados, propostas no ramo culinário e até mesmo algumas franquias.

  2. Como investir 50 reais e ter retorno rápido?

    Para quem procura retorno rápido e baixo investimento, com R$50 é possível começar a investir no ramo alimentício ou trabalhar na internet, como afiliado ou dropshipping, que demandam pouco orçamento inicial.

  3. Qual o tipo de comércio que dá mais lucro?

    Os comércios mais lucrativos variam conforme a região, o investimento e as demandas. No entanto, os ramos alimentício, de vestuário e lazer costumam apresentar faturamento considerável.

  4. Quais são os pequenos negócios mais lucrativos?

    Os pequenos negócios mais lucrativos incluem serviços cotidianos e trabalhos na internet, como manicure, cabeleireiro, escrever em blog e trabalhar com receitas caseiras.

Conteúdos Relacionados